[ANPPOM-Lista] Aberta as inscrições para o edital do funk

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Qua Dez 18 12:46:38 BRST 2013

Caro Hugo:

Você disse: "Eu quero que o Estado dê dinheiro, mas somente para mim e aqueles que eu acho que merecem (...)"

Eu quero saber o que eu estou realmente ganhando com isso (além de queimar pestana numa lista de discussão).

1) Se o Edital não fosse para o funk carioca, mas para os estilos em geral, eu seria beneficiado com o "dinheiro só pra mim" conforme tu afirmaste? Obviamente, eu não tenho nenhum interesse nesse Edital, e em nenhum outro publicado pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Eu moro no Maranhão. Agora, isso não impede a ninguém de observar e criticar a forma como as políticas culturais tem sido conduzidas. Restringir o Edital para determinados estilos é, também, reduzir o acesso democrático aos artistas: isso é uma espécie de "cota cultural". Tem que se pensar muito bem na intervenção cultural que se pretende fazer ao publicar um Edital dessa maneira.

2) A questão de reduzir o teto de valores para projetos ajuda, e muito, a expelir essa horda de grandes empresas e artistas ricos e já renomados pela mídia. Nesse aspecto, o Edital do funk carioca pode ajudar artistas que pretendem seguir carreira nesse estilo musical mas ainda não estão nas mesmas condições do Mister Catra ou o Mc Serginho (esse último eu acho que já está até mais "ultrapassado"; me corrijam se eu estiver errado, por favor). Porém, o que se pretende avaliar é se somente os "aspirantes" ao funk carioca mereceriam ter este acesso. Por isso que limitar a corrente estética nos Editais de Cultura é complicado. Seria necessário, então, publicar Editais para todas as outras correntes estéticas como o Choro e o Samba, por exemplo. O governo deve sempre agir com ISONOMIA.

3) e o mais importante: é preciso saber diferenciar o MÚSICO da MÚSICA. Este Edital é um exemplo que visa ao incentivo da Música (trata do estilo musical), mas não para o Músico. Edital para o músico é aquele que pretende apoiar artistas, independentemente do estilo, etnia, raça, condições sociais, e etc. etc. etc.

Daniel