[ANPPOM-Lista] joseph kerman e a fauna sul-americana

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Jan 4 19:30:18 BRST 2013


Olá, Hugo

Não, não é pedir demais. É até pedir de menos.

O que ele quis dizer, me parece, é que a análise das músicas das vanguardas
institucionalizadas (o termo é de Adorno) procura, como essas músicas
mesmas, amparo nas ciências duras em detrimento das humanas, no interesse
da autopreservação (vide a esse respeito o artigo de Susan McClary,
"Terminal Prestige"). Uma explicação para esse fenômeno você encontra no
artigo de Philip Brett (aluno de Kerman) e Elizabeth Wood, "Lesbian and Gay
Music", infelizmente, não mais disponível na *Electronic Musicological
Review* (2002), mas disponível ainda no boletim do Gay and Lesbian Study
Group da American Musicological Society, vol. 11, n. 1, spring 2001 (no
site, n. 21).

http://www.ams-lgbtq.org/

O que eu quis dizer, são outros 500. A esse respeito, cito Ludwig
Wittgenstein, evidentemente fora de contexto: "O que pode ser dito, pode
ser dito claramente; e daquilo que não se pode falar, nada deve ser dito."

Abraço,
Carlos

PS No inglês britânico, os agradecimentos antecipados são considerados uma
falta de polidez.

2013/1/4 Hugo Leonardo Ribeiro <hugoleo75 em gmail.com>

Prezado Carlos,
>
> deixando pública minha ignorância, não entendi a referência. Seria pedir
> demais se você deixasse mais claro a comparação que o Kerman fez?
>
> Obrigado,
> Hugo
>
>
> 2012/12/30 Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
>
>>
>> Lendo hoje Joseph Kerman, "Como caímos na análise, e como cair fora",
>> achei esta curiosa referência à fauna sul-americana:
>>
>> "Articles on music composed after 1950, in particular, appear sometimes
>> to mimic scientific papers in the way that South American bugs and flies
>> will mimic the dreaded carpenter wasp. In a somewhat different adaptation,
>> the distinguished analyst Allen Forte wrote an entire small book, *The
>> Compositional Matrix*, from which all affective or valuational terms
>> (such as 'nice' or 'good') are meticulously excluded. The same tendency is
>> evident in much recent periodical literature."
>>
>> Joseph Kerman, "How We Got into Analysis, and How to Get out", *Critical
>> Inquiry* 7 (2): 311-31, 1980, 313.
>>
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130104/f97b3f21/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L