[ANPPOM-Lista] RES: [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sáb Jan 19 12:18:26 BRST 2013


Prezado professor Hugo,

Compreendo seu posicionamento, e tenho certeza de há colegas que pensam da mesma forma. Só lamento, pois é se aproveitando deste espírito benevolente que a administração pública faz suas propagandas e ganha em cima das pessoas. E o governo não teve a preocupação de consultar a mim, a você ou a qualquer um desta lista sobre isso.

Eu defendo que devemos sim ter nosso objetivo de contribuir, mas não podemos deixar que oportunistas se aproveitem disso. E infelizmente, o governo vai se apoiar na concepção daqueles que não se importam com isso.


Daniel Lemos CerqueiraCoordenador do Curso de MúsicaCoordenador do PIBID de Artes
Membro da Comissão Permanente de VestibularUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
http://musica.ufma.br


--- Em sáb, 19/1/13, Hugo Leonardo Ribeiro <hugoleo75 em gmail.com> escreveu:

De: Hugo Leonardo Ribeiro <hugoleo75 em gmail.com>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] RES: [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Cc: "anppom-l" <anppom-l em iar.unicamp.br>
Data: Sábado, 19 de Janeiro de 2013, 11:10

Prezado Daniel Lemos,

eu, e respondo em meu nome somente, acredito que o salário que o governo me paga é o suficiente para eu me sentir tranquilo para produzir conteúdos gratuitos para todos que quiserem ler ou assistir. Por isso, não me importo nem um pouco se alguém quiser explorar algum conteúdo que
 eu criei e acabe ganhando dinheiro com isso. Sejam apostilas, livros, 
ou video-aulas.

Me importo mais em poder contribuir, mesmo que um cabelinho de sapo, para um mundo no qual o acesso ao conhecimento deva ser livre e gratuito.

Hugo Ribeiro
UFS/UnB



Em 17 de janeiro de 2013 14:19, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:


Caros,

Só espero que esta iniciativa - tão boa, à primeira vista - continue sempre a deixar claro que o material produzido é DO PROFESSOR E DOS ALUNOS. Eles devem ser creditados e só podem disponibilizar as aulas mediante devida autorização. Caso contrário - adotar a concepção de que as "aulas são públicas" - significa mais uma exploração do governo para com os professores. É semelhante às políticas de Cultura atuais: o artista é quem produz e o que menos ganha no processo. Empresários, produtores culturais e oportunistas de plantão "mamam" nos artistas.



Daniel Lemos CerqueiraCoordenador do Curso de Música
Coordenador do PIBID de Artes
Membro da Comissão Permanente de VestibularUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)

http://musica.ufma.br



--- Em qui, 17/1/13,
 jamannis em uol.com.br <jamannis em uol.com.br> escreveu:


De: jamannis em uol.com.br <jamannis em uol.com.br>
Assunto: [ANPPOM-Lista] RES: [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades

Para: "'Pesquisadores em Sonologia (Música) '" <sonologia-l em listas.unicamp.br>, anppom-l em iar.unicamp.br

Data: Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013, 8:48


A iniciativa é louvável. Ela será muito útil para quem está instrumentado e capacitado para aproveitar isso. 
  Mas para quem não está estruturado para conduzir seu auto-aprendizado (ter aprendido a aprender as coisas = apreender criticamente o mundo) são petiscos de intelectualidade que não terão como ser assimilados de forma eficiente para esses indivíduos. 
  Volto a insistir (em prosseguimento à política de cotas) que o buraco está mais embaixo: o ensino fundamental e médio tem que ser aprimorado. E acredito que as universidades podem iniciar esse processo, estendendo suas ações para a formação técnica de 2º grau junto ao ensino médio dentro da suas áreas de excelência.
  Mannis 
  De: sonologia-l-bounces em listas.unicamp.br [mailto:sonologia-l-bounces em listas.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini

Enviada em: quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 19:17
Para: anppom-l em iar.unicamp.br; Pesquisadores em Sonologia (Música)
Assunto: [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades
  Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de
 universidades16/01/2013 - 18h49 
Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-16/ministerio-da-educacao-estuda-oferecer-na-internet-videos-com-aulas-de-universidades
Brasília – O Ministério da Educação estuda disponibilizar na internet vídeos com palestras e aulas de universidades públicas federais. O projeto, chamado Universidade Livre, visa distribuir o conteúdo ao público em geral. A expectativa é que comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano, de acordo com ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
“Desta forma, você poderá assistir
 a aula de qualquer professor em qualquer universidade do Brasil. Se quer um tema específico, entra lá e assiste a palestra. Serve para complementar o curso que está fazendo e isso vai multiplicar a capacidade pedagógica de aprendizagem. A iniciativa não substitui a universidade, não substitui a certificação que é o diploma, mas ajuda a reforçar o processo de aprendizagem”, explicou o ministro.
Mercadante explicou que as universidades terão autonomia para decidir se querem participar do projeto. O assunto, segundo ele, já foi discutido com reitores e foi recebido com “simpatia”.
O ministério promoveu hoje seminário sobre educação digital, que teve a participação do professor norte-americano Salman Khan, autor de mais de 3,8 mil videoaulas na internet, com 200 milhões de acessos. No evento, Khan defendeu o uso da educação digital como forma
 de democratizar o acesso ao ensino de qualidade. “O conteúdo ao qual o filho dos mais ricos tem acesso pode ser dado aos menos servidos de educação. Queremos tornar a educação, não em algo escasso, mas em um direito humano que todas as pessoas possam ter”, disse.
Graduado pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, sigla em inglês) e com MBA pela Universidade de Harvard, Khan trabalhou no mercado financeiro antes de se tornar conhecido no mundo virtual por postar aulas sobre matemática, física, biologia, química e outras disciplinas, o que o levou a criar uma organização acadêmica. Na avaliação de Khan, ferramentas tecnológicas otimizam o tempo dos professores e contribuem para ampliar o contato entre aluno e professor e estimulam o aprendizado individualizado.
Cerca de 400 aulas do professor foram traduzidas para o português pela Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos. O material deverá integrar o conteúdo dos tablets a serem distribuídos, este ano, pelo Ministério da Educação (MEC) aos professores do ensino médio, informou Mercadante. As aulas podem ser acessadas gratuitamente na internet.
“É mais uma opção que o professor tem para ver boas aulas, práticas didáticas exitosas e isso vai enriquecer o repertório dele. Se o professor e a rede municipal ou estadual tiverem interesse de utilizar de uma forma mais intensa, o MEC está disposto a apoiar, não só essa plataforma, mas outras similares”, explicou o ministro.
Edição: Carolina PimentelTodo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative
 Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

-- carlos palombiniwww.researcherid.com/rid/F-7345-2011 

-----Anexo incorporado-----

________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________
________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130119/18041c2c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L