[ANPPOM-Lista] RES: [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Qui Jan 17 14:19:16 BRST 2013


Caros,

Só espero que esta iniciativa - tão boa, à primeira vista - continue sempre a deixar claro que o material produzido é DO PROFESSOR E DOS ALUNOS. Eles devem ser creditados e só podem disponibilizar as aulas mediante devida autorização. Caso contrário - adotar a concepção de que as "aulas são públicas" - significa mais uma exploração do governo para com os professores. É semelhante às políticas de Cultura atuais: o artista é quem produz e o que menos ganha no processo. Empresários, produtores culturais e oportunistas de plantão "mamam" nos artistas.


Daniel Lemos CerqueiraCoordenador do Curso de MúsicaCoordenador do PIBID de Artes
Membro da Comissão Permanente de VestibularUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
http://musica.ufma.br


--- Em qui, 17/1/13, jamannis em uol.com.br <jamannis em uol.com.br> escreveu:

De: jamannis em uol.com.br <jamannis em uol.com.br>
Assunto: [ANPPOM-Lista] RES: [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades
Para: "'Pesquisadores em Sonologia (Música) '" <sonologia-l em listas.unicamp.br>, anppom-l em iar.unicamp.br
Data: Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013, 8:48


A iniciativa é louvável. Ela será muito útil para quem está instrumentado e capacitado para aproveitar isso.   Mas para quem não está estruturado para conduzir seu auto-aprendizado (ter aprendido a aprender as coisas = apreender criticamente o mundo) são petiscos de intelectualidade que não terão como ser assimilados de forma eficiente para esses indivíduos.   Volto a insistir (em prosseguimento à política de cotas) que o buraco está mais embaixo: o ensino fundamental e médio tem que ser aprimorado. E acredito que as universidades podem iniciar esse processo, estendendo suas ações para a formação técnica de 2º grau junto ao ensino médio dentro da suas áreas de excelência.  Mannis   De: sonologia-l-bounces em listas.unicamp.br [mailto:sonologia-l-bounces em listas.unicamp.br] Em nome de Carlos Palombini
Enviada em: quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 19:17
Para: anppom-l em iar.unicamp.br; Pesquisadores em Sonologia (Música)
Assunto: [Sonologia-l] Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades  Ministério da Educação estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades16/01/2013 - 18h49 
Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-16/ministerio-da-educacao-estuda-oferecer-na-internet-videos-com-aulas-de-universidadesBrasília – O Ministério da Educação estuda disponibilizar na internet vídeos com palestras e aulas de universidades públicas federais. O projeto, chamado Universidade Livre, visa distribuir o conteúdo ao público em geral. A expectativa é que comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano, de acordo com ministro da Educação, Aloizio Mercadante.“Desta forma, você poderá assistir a aula de qualquer professor em qualquer universidade do Brasil. Se quer um tema específico, entra lá e assiste a palestra. Serve para complementar o curso que está fazendo e isso vai multiplicar a capacidade pedagógica de aprendizagem. A iniciativa não substitui a universidade, não substitui a certificação que é o diploma, mas ajuda a reforçar o processo de aprendizagem”, explicou o
 ministro.Mercadante explicou que as universidades terão autonomia para decidir se querem participar do projeto. O assunto, segundo ele, já foi discutido com reitores e foi recebido com “simpatia”.O ministério promoveu hoje seminário sobre educação digital, que teve a participação do professor norte-americano Salman Khan, autor de mais de 3,8 mil videoaulas na internet, com 200 milhões de acessos. No evento, Khan defendeu o uso da educação digital como forma de democratizar o acesso ao ensino de qualidade. “O conteúdo ao qual o filho dos mais ricos tem acesso pode ser dado aos menos servidos de educação. Queremos tornar a educação, não em algo escasso, mas em um direito humano que todas as pessoas possam ter”, disse.Graduado pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT, sigla em inglês) e com MBA pela Universidade de Harvard, Khan trabalhou no mercado financeiro antes de se tornar conhecido no mundo virtual por
 postar aulas sobre matemática, física, biologia, química e outras disciplinas, o que o levou a criar uma organização acadêmica. Na avaliação de Khan, ferramentas tecnológicas otimizam o tempo dos professores e contribuem para ampliar o contato entre aluno e professor e estimulam o aprendizado individualizado.Cerca de 400 aulas do professor foram traduzidas para o português pela Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos. O material deverá integrar o conteúdo dos tablets a serem distribuídos, este ano, pelo Ministério da Educação (MEC) aos professores do ensino médio, informou Mercadante. As aulas podem ser acessadas gratuitamente na internet.“É mais uma opção que o professor tem para ver boas aulas, práticas didáticas exitosas e isso vai enriquecer o repertório dele. Se o professor e a rede municipal ou estadual tiverem interesse de utilizar de uma forma mais intensa, o MEC está disposto a apoiar, não só essa
 plataforma, mas outras similares”, explicou o ministro.Edição: Carolina PimentelTodo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

-- carlos palombiniwww.researcherid.com/rid/F-7345-2011 
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