[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] Sobre o email do Daniel que me tirou do sério

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sáb Jun 1 17:59:56 BRT 2013

2013/6/1 Carlos Sandroni <carlos.sandroni em gmail.com>

 O email me lembrou o estudante que falou após uma mesa da qual participei
> na ANPPOM de João Pessoa ano passado, e que também me tirou do sério. Ele
> disse algo como: "A ANPPOM é o lugar da música erudita na academia", ou
> algo parecido. Fiquei chocado, mas após alguns segundos de pasmo consegui
> responder: "Você está errado. A ANPPOM é muito mais do que isso. Ela é de
> todas as músicas".
>
> E se ainda não for, vamos fazê-la assim?

Sim, vamos.

Como contribuição, mando um exemplo de "projeto de inclusão social" que não
recebe nenhum apoio do governo, muito antes pelo contrário. Tomei
conhecimento dele hoje através, não da coluna do Wisnik no *Globo*, mas da
capa e da terceira página inteira do tabloide *Expresso da Informação* ("só
R$ 0,60"). Wisnik, aliás, torna ao caso Mehmari n'*O Globo* de hoje, de
acordo com um colega da UFRJ:

Em sua coluna no *O Globo* ele traçou uma certa linha de continuidade
> entre:  os xingamentos cometidos por crianças contra o Mehmari;  a queima
> do dentista em seu próprio consultório; o vizinho que matou o casal que
> fazia barulho em Alphaville  (ou escutava barulho); o espancamento que o
> prefeito Eduardo Paes fez no músico Botika...

Trata-se do Bonde dos Novinhos, que passou a incluir, entre seus
dançarinos, Emerson de Oliveira, de 22 anos, com síndrome de Down. Eles
aparecem aqui, não no Roda Viva, mas no Programa da Xuxa.

http://globotv.globo.com/rede-globo/tv-xuxa/v/os-novinhos-agitam-a-galera-com-o-som-faz-o-movimento/2555103/

http://youtu.be/egn6NOZoiKw

Aliás, a formação original da Gaiola das Popozudas (antes do silicone da
Valesca), incluía uma anã, e, no ano passado, o grupo organizou um concurso
para selecionar uma integrante transexual.

Aproveito para perguntar quem sabe como posso obter um exemplar do tabloide
*Meia Hora* de domingo, 26 de maio: sob o título "O poeta da Vila Cruzeiro"
há ali duas páginas sobre o mais importante letrista do funk, Praga, que
tive o prazer de conhecer na última quinta-feira em São Gonçalo, na Roda de
Funk do Parada Carioca.

Abraços,
Carlos

--
carlos palombini
pesquisador visitante, centro de letras e artes, unirio