[ANPPOM-Lista] Sobre o email do Daniel que me tirou do sério

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sáb Jun 1 17:48:10 BRT 2013

Prezado prof. Sandroni e demais colegas da lista,

Em primeiro lugar, agradeço seu posicionamento sóbrio e respeitoso para com o assunto. Confesso que sou muitas vezes enérgico ou até irônico em minha fala, e reconheço que preciso medir melhor meu discurso. Porém, creio que meu e-mail foi interpretado de uma forma relativamente descontextualizada do discurso que estava sendo feito. Pois bem, vou tratar sobre os ideais que tu levantaste.

Em primeiro lugar, se tiver que definir uma "posição ideológica", afirmo que meu posicionamento é mais semelhante ao do prof. Sandroni. Convido-o, inclusive, para conhecer um pouco do meu trabalho, disponível aqui. Tenho questionado muito o dito "cânone musical dos Séculos XVIII e XIX", herdado dos Conservatórios. Porém, ao criticá-lo, tento sempre propor ideias que possam contribuir para que este cânone volte a dialogar com o nosso tempo, formando profissionais que saibam transitar (ou pelo menos respeitar) a diversidade cultural. Sou totalmente a favor da inclusão de manifestações culturais diversas na Academia, principalmente nos cursos de graduação em Música. Todavia, acredito que este seja um processo naturalmente vagaroso, e que as transformações sejam debatidas e encaminhadas de forma sóbria e responsável - até por razões que remetem às competências e ideais defendidos pelo corpo docente das instituições. Porém, reitero
 que este é um percurso necessário, e não pode ser deixado de lado.

Com relação a afirmações pontuais:
"Podemos e devemos discutir qual o papel do cânone conservatorial europeu do século XIX no ensino de música no Brasil do século XXI." - concordo plenamente.

Entretanto:
"Minha posição, assim como a de muitos colegas, é a de que este papel está atualmente superdimensionado." - tendo a discordar. Talvez esta seja uma realidade em alguns locais, mas onde estou - o curso de Música é muito recente - ainda não existe este cânone musical dos séculos XVIII e XIX. Devido às críticas que tem sido feitas a este modelo - seja por pensadores da Educação, da Antropologia, da Filosofia, pelo governo, pelo povo, enfim, não importa - estamos encontrando severas resistências em estabelecê-lo aqui. Esta é uma ação extremanente necessária, inclusive para que possamos questionar este modelo e colocar em prática formas de atualizá-lo e agregá-lo a outros modelos. O resultado dessa resistência se reflete em questões administrativas: a abolição da prova de habilidades específicas, a exigência em formar grandes quantidades de alunos (o Bacharelado, com exceção das habilitações em Música Popular ou
 Musicoterapia, é incapaz disso), a falta de espaços físicos adequados e a dificuldade em comprar material específico como partituras e instrumentos de orquestra, entre outros.

"O email do Daniel, ou está inventando fantasmas, ou está querendo atacar, através da caricatura, qualquer questionamento sobre o lugar exagerado, nas universidades brasileiras, do referido cânone." - se eu puder falar em "atacar", será contra quem se posiciona de forma radical contra a manutenção do patrimônio cultural europeu. Em locais onde ele está consolidado, talvez uma postura mais enérgica seja necessária, justificando essa retórica. Mas onde estou, isto implica em erradicá-lo por completo das práticas culturais regionais. Seria uma atitude no mínimo irresponsável.

"A ANPPOM é o lugar da música erudita na academia", ou algo parecido. Fiquei chocado, mas após alguns segundos de pasmo consegui responder: "Você está errado. A ANPPOM é muito mais do que isso. Ela é de todas as músicas". - mais uma vez, concordo plenamente. Sobre este discurso, reitero a importância da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, da UNESCO (2002). É um documento que tenho utilizado bastante para defender todo e qualquer tipo de patrimônio cultural.

Saudações

Daniel Lemos Cerqueira
http://musica.ufma.br