[ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sex Mar 15 00:10:13 BRT 2013


Caro Álvaro e demais colegas,

Muito obrigado pelo apoio de vocês. Porém, não sei se ser somente artista - ou ser um "artista acadêmico" - é de fato uma "opção". Cada vez está mais difícil ser artista sem o aporte de um emprego fixo, e dos empregos fixos que existem, são raríssimos aqueles cujo papel principal é poder seguir produzindo Arte. Por enquanto, estou me dedicando ao máximo para organizar o curso - rever Projetos Pedagógicos, iniciar projetos de Pesquisa e Extensão e, finalmente, aprovar o curso de Bacharelado. Quando este último estiver funcionando, vou dar uma "sumida", pois aí terei condições plenas de voltar à trabalhar com Arte. Inclusive muitos alunos e colegas professores esperam muito mais de mim nesse sentido, e por agora, infelizmente, vivo nesse conflito de "estar trabalhando mas não estar trabalhando"...

Sobre a situação aqui no Maranhão, de fato não é boa, mas também não é tão ruim quanto vocês devem imaginar. Temos uma Escola de Música estadual, outra Municipal (parada há dois anos por desinteresse político) só aqui na Capital. No interior, há algumas Escolas de Música municipais. A perspectiva é de crescimento.

Por último, gostaria só de acrescentar um ponto: a Universidade precisa de artistas nos cursos de Arte. E bons artistas. Porém, quando estes bons artistas ingressam no meio acadêmico, passam a ser o "elemento estranho". É algo deveras paradoxal, não acham?

Um abraço,

Daniel Lemos Cerqueira 
Coordenador de Música 
Coordenador do PIBID de Artes 
Membro da COPEVE 
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 
http://musica.ufma.br


--- Em qua, 13/3/13, Alvaro Henrique <alvaroguitar em gmail.com> escreveu:

De: Alvaro Henrique <alvaroguitar em gmail.com>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fundamentação Teórica?
Para: 
Cc: anppom-l em iar.unicamp.br
Data: Quarta-feira, 13 de Março de 2013, 18:52

Concordo com o Carlos Palombini e outros colegas que há um ônus a ser pago ao escolher ser "artista acadêmico" (ou artista pesquisador). Fazer apenas arte é privilégio de quem escolheu ser apenas artista. 


Mas vamos pensar no cenário de São Luís e em tantas outras cidades do nosso país. Talvez essa seja a única forma que o Daniel veja de fazer sua arte aonde ele mora. 

Ainda acho que não é o correto, mas me solidarizo com o colega o suficiente pra tratá-lo com respeito e educação.


Abraços,
Alvaro Henrique
www.alvarohenrique.com
----
http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU 




Em 12 de março de 2013 23:12, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com> escreveu:


Ia me esquecendo, não esqueça de salpicar generosas doses de "novos paradigmas", "novas tecnologias", "pelos viéses", "a nível de", "ferramentas computacionais", enfim, essas expressões que fazem a gente parecer inteligente. E se quiser dar um ar "etno", não pode faltar bastante "saberes tradicionais", "músicas de tradição oral", "o Outro" (sempre com maiúscula!), "a alteridade", e outras novidades desse tipo.





2013/3/12 Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>



Porém, não haverá dificuldade na fundamentação em si. O que gostaria de tornar evidente é que este excesso de sistematização tira toda a magia que cerca a Música - que é justamente a parte que resiste à Ciência e incomoda tanto os acadêmicos. Por que ouvimos Música? Por que tocamos? É como Religião: a maioria dos cientistas são ateus, mas nunca conseguirão explicar - e, por isso mesmo, preferem ignorar - por que bilhões de pessoas sentem necessidade de serem devotos, de acreditar que existe um ser supremo, criador de tudo que
 existe.




________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________



-----Anexo incorporado-----

________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130314/93ef0896/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L