[ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música

Bryan Holmes bholmesd em yahoo.com
Qua Maio 22 11:15:26 BRT 2013

Querido Didier,

É raro eu discordar de você, mas este pode ser um caso, a menos que estejamos pensando em questões diferentes da prova. Eu sempre digo que qualquer um que faz música direitinho é músico. No entanto, não acredito que qualquer pessoa tenha um "ouvido", portanto, não é qualquer um que faria música direitinho. Mesmo sendo possível "educar" o ouvido em certos aspectos, acredito que muita gente nunca chegará lá (e perdão por esta afirmação pessimista, mas é o que tenho observado, apenas). A prova de habilidade específica não deveria necessariamente testar o preparo teórico dos futuros alunos dos cursos de música (até porque a música na escola não era obrigatória até agora, forçando os alunos a fazer aulas particulares, dependendo então da sua condição social), mas sim, como o nome diz, a prova deveria testar a sua habilidade. Alguém que gosta muito de música, mas não tem um ouvido musical, sofrerá uma frustração muito maior
 quando descobrir isto enquanto cursa uma graduação, do que descobrir antes de entrar nela.

Um abraço,

Bryan Holmes

________________________________
 From: Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>
To: Zoltan Paulinyi <paulinyi em yahoo.com>
Cc: ANPPOM <anppom-l em iar.unicamp.br>
Sent: Tuesday, May 21, 2013 7:20 AM
Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música

A existência de uma PHE em música é uma excrescência institucional e é compreensível que alguns gestores a questionam, em nome da igualdade de acesso ao ensino superior .
Ela apenas se justifica porque, em determinado momento da história recente, o governo ( militar) resolveu fundir numa entidade só, e ambígua, os conceitos de " Escola de Música" e de  " Departamento de Música" , potencializando, destarte, conflitos de objetivos e perfis. Um genuíno departamento universitário de música não deveria precisar de PHE. Por sua vez, a formação técnico- artística do músico seria finalidade de uma genuína escola de música.
Este debate é velho, mas ressoa ainda, creio, no caso discutido aí.

Finalmente, ao pedir manifestação formal da ANPPOM sobre o tema, alguns membros me dão a impressão de confundir as finalidades desta Associação, que é, alguém aí precisou lembrar oportunamente, pesquisa e pós graduação. Essas duas atividades não dependem intrinsecamente de PHE. Ao contrário: esta não raro prejudica, ao inibir vocações ou projetos que prescindem de habilitação técnica.

Didier Guigue
UFPB--Departamento de Música
História da Música Contemporânea
Programa de Pós-Graduação em Musica
MUS3--Musicologia, Sonologia e Computação
COMPOMUS
Didier Guigue chez l'Editeur HarmattanDidier Guigue na Editora Perspect

Discografia completa
[Visite também Soundcloud e Facebook]

Currículo LATTES