[ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música

Felipe Rebouças felipemreboucas em gmail.com
Qui Maio 23 13:20:59 BRT 2013

Olá Didier,

Acabo de ingressar na ANPPOM, sou novato em pesquisa, mas sinto que preciso
discordar quando você afirma que a pesquisa e a pós-graduação em música não
dependem de provas de habilidade específica. Acredito que,
*atualmente*precisamos sim de uma PHE para os cursos superiores de
música, pois se
estes cursos se tornarem pura iniciação musical, teremos futuros
pesquisadores que irão investigar música sem ter domínio da linguagem. E no
meu puco entendimento sobre pesquisa, imagino que isto afetará e muito a
produção científica sobre música.

A descrição que você fez de como deveria acontecer o ensino de música no
Brasil me parece a forma ideal, mas a nossa realidade não é essa. Não
podemos abolir as PHEs enquanto a escola básica brasileira não der a
atenção necessária ao ensino de música.

Atenciosamente,
Felipe Rebouças.