[ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música

Ísis Biazioli isis.biazioli em gmail.com
Sex Maio 24 12:33:58 BRT 2013


Olá a todos,



E quem será o mágico multiplicador de tempo capaz de formar um músico (com
ouvido, repertório e prática musical) em 4 anos sem que ele tenha tido
qualquer vivência musical antes de entrar na faculdade? Digo um músico que
possa dar aulas eficientes, tocar em orquestras ou música de câmera e/ou se
dedicar a pesquisa?



Muito otimistas aqueles que acreditam que os 4 anos sejam suficientes,
ainda mais na realidade dos Departamentos de Música no Brasil, onde a
maioria de seus alunos são obrigados a trabalhar para conseguirem se manter
em suas atividades acadêmicas. Engraçado que um dos Departamento onde
existem mais casos como esses - alunos que precisam se sustentar para se
manter dentro das universidades (grande maioria dos alunos de música, pelo
menos na USP de onde eu tenho mais conhecimento) seja considerada mais
elitista e excludente que cursos como o de medicina e de engenharia. Será
que o problema todo está na PHE? Será que não deveríamos lutar por mais
educação básica, incentivando, inclusive, atividades de extensão onde
alunos JÁ MUZICALIZADOS possam aprender a serem professores, iniciando no
mundo musical a comunidade próxima às universidades?


Abraços
Ísis


2013/5/22 Bryan Holmes <bholmesd em yahoo.com>

> Querido Didier,
>
> É raro eu discordar de você, mas este pode ser um caso, a menos que
> estejamos pensando em questões diferentes da prova. Eu sempre digo que
> qualquer um que faz música direitinho é músico. No entanto, não acredito
> que qualquer pessoa tenha um "ouvido", portanto, não é qualquer um que
> faria música direitinho. Mesmo sendo possível "educar" o ouvido em certos
> aspectos, acredito que muita gente nunca chegará lá (e perdão por esta
> afirmação pessimista, mas é o que tenho observado, apenas). A prova de
> habilidade específica não deveria necessariamente testar o preparo teórico
> dos futuros alunos dos cursos de música (até porque a música na escola não
> era obrigatória até agora, forçando os alunos a fazer aulas particulares,
> dependendo então da sua condição social), mas sim, como o nome diz, a prova
> deveria testar a sua habilidade. Alguém que gosta muito de música, mas
> não tem um ouvido musical, sofrerá uma frustração muito maior quando
> descobrir isto enquanto cursa uma graduação, do que descobrir antes de
> entrar nela.
>
> Um abraço,
>
> *Bryan Holmes*
>   ------------------------------
>  *From:* Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>
> *To:* Zoltan Paulinyi <paulinyi em yahoo.com>
> *Cc:* ANPPOM <anppom-l em iar.unicamp.br>
> *Sent:* Tuesday, May 21, 2013 7:20 AM
>
> *Subject:* Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
> Música
>
> A existência de uma PHE em música é uma excrescência institucional e é
> compreensível que alguns gestores a questionam, em nome da igualdade de
> acesso ao ensino superior .
> Ela apenas se justifica porque, em determinado momento da história
> recente, o governo ( militar) resolveu fundir numa entidade só, e ambígua,
> os conceitos de " Escola de Música" e de  " Departamento de Música" ,
> potencializando, destarte, conflitos de objetivos e perfis. Um genuíno
> departamento universitário de música não deveria precisar de PHE. Por sua
> vez, a formação técnico- artística do músico seria finalidade de uma
> genuína escola de música.
> Este debate é velho, mas ressoa ainda, creio, no caso discutido aí.
>
> Finalmente, ao pedir manifestação formal da ANPPOM sobre o tema, alguns
> membros me dão a impressão de confundir as finalidades desta Associação,
> que é, alguém aí precisou lembrar oportunamente, pesquisa e pós graduação.
> Essas duas atividades não dependem intrinsecamente de PHE. Ao contrário:
> esta não raro prejudica, ao inibir vocações ou projetos que prescindem de
> habilitação técnica.
>
>
> Didier Guigue<http://www.cchla.ufpb.br/hmc/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=15>
> UFPB--Departamento de Música
> História da Música Contemporânea <http://www.cchla.ufpb.br/hmc/>
> Programa de Pós-Graduação em Musica <http://www.cchla.ufpb.br/ppgm>
> MUS3--Musicologia, Sonologia e Computação <http://www.cchla.ufpb.br/mus3>
> COMPOMUS <http://www.cchla.ufpb.br/compomus>
> Didier Guigue chez l'Editeur Harmattan<http://www.harmattan.fr/index.asp?navig=auteurs&obj=artiste&no=17542>
> Didier Guigue na Editora Perspect<http://www.editoraperspectiva.com.br/index.php?apg=cat&npr=966>
>
> Discografia completa <http://didierguigue.bandcamp.com/>
> [Visite também Soundcloud <http://soundcloud.com/didier-guigue> e Facebook<http://www.facebook.com/DidierGuigueMusic>
> ]
>
> Currículo LATTES <http://lattes.cnpq.br/2072946162282636>
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