[ANPPOM-Lista] LONDRINA, de 12 a 15 de novembro

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Nov 3 21:36:58 BRST 2013

Colegas:

Estou um tanto quanto surpreso ao ter notícia de que colegas se
surprenderam com a história do futurismo italiano, Marinetti, Russolo,
Pratella, Piati, e suas ligações com o fascismo.
Surpreso fico também em saber que poucos conhecem a história das ligações
de Marinetti, o futurismo e o movimento integralista no Brasil.

Mussolini organizou em 28 de Outubro de 1922, a Marcha sobre Roma,
promovendo uma passeata de cerca de 50 mil fascistas em Roma. Pressionado,
o rei Vítor Emanuel III encarregou Mussolini de formar um novo governo, em
28 de Outubro de 1922.

Em 1919 Marinetti alistou-se no exército italiano, defendeu a intervenção
italiana na guerra e ingressou no Partido Nacional Fascista. Politicamente
foi um ativo militante fascista e chegou a afirmar que a ideologia do
partido representava uma extensão natural das idéias futuristas.
O Futurismo italiano foi uma das influências da Semana de Arte Moderna de
1922.

Em 1926 Marinetti visita São Paulo, onde dá palestras.

Marinetti morreu em 1944.

Em abril de 1945 Mussolini foi enforcado, com a esposa, em praça pública:
http://www.youtube.com/watch?v=PcnfH4ZPLCE

Os* intona rumori *de Russolo foram todos destruídos, em Milão, na II
Guerra Mundial.

Luigi Russolo morreu dois anos depois de Mussolini:1947.

Com a derrota do nazismo e do fascismo, a Signora María Russolo, viuva de
Luigi Russolo, escondeu tudo que era do marido.
Somente dez anos depois, em 1957, toda a obra de Russolo começou a ser
recuperada: inclusive alguns pedaços dos *intona rumori*: molas, manivelas
etc. E também suas telas.

O autor da façanha foi Fred K. Prieberg, durante sua visita a Cerro di
Laveno, na província de Varese, junto ao Lago Maggiore, no m*e*s de março
de 1957.
Em 1957, com o fascismo e o nazismo já um tanto longe e esquecido, a Sra.
Russolo teve coragem de abrir seus baus trancados, para a pesquisa do Sr.
Prieberg.

Toda essa história, e muito mais, é contada por Fred Prieberg em seu livro
MUSICA EX MACHINA.

PRIEBERG, Fred K. *Musica ex Machina*. Verlag Ullstein; Berlim: 1960.

Ou na tradução:
PRIEBERG, Fred K. *Musica ex Machina*.Trad. Juan Godo Costa; Ediciones
Zeus. Barcelona: 1964.

Para quem quiser se aprofundar no Futurismo, existe um outro bom livro no
Brasil:
BERNARDINI, Aurora F. (org.). *O Futurismo Italiano*. Ed. Perspectiva,
Coleção Debates. São Paulo: 1980

A partir de 2001, grupos e músicos em Milão e nos Estados Unidos vêm
fazendo um trabalho de recuperação do nome, da história e dos instrumentos
de Russolo.
http://www.youtube.com/watch?v=BbbmPD7NuDY
http://www.youtube.com/watch?v=oqgyXiR_WH4
http://www.youtube.com/watch?v=BYPXAo1cOA4