[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] Nilo Batista denuncia a censura inconstitucional: A criminalização do funk

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Nov 12 14:56:31 BRST 2013


Obrigado, Pepe!
De fato, os elementos essenciais do hip-hop vieram da Jamaica, e se não faz
sentido chamar o *toasting* jamaicano de rap, também não vale a pena
discutir por isso. A música jamaicana se forma por intensa apropriação do
rhythm and blues afro-norte-americano. O hip-hop e o rap se formam por
apropriação da apropriação. Mas ambos têm raízes comuns ou similares nas
tradições da diáspora africana. O *toasting* jamaicano é cantado,
diferentemente do afro-norte-americano. O que se quer chamar de "rap
jamaicano" deriva tanto do rhythm and blues quanto dos *pesonality*-DJs de
rádio afro-norte-americanos quanto do *toasting* jamaicano. Já o rap
propriamente dito incorpora outras tradições afro-norteamericanas de contar
histórias, entre elas, seu próprio *toasting* falado. Um rap jamaicano de
fato existe, posterior ao norte-americano, mas o que existiu na Jamaica
antes do rap propriamente dito não pode ser mais que um proto-rap. Aliás, é
isto que permite a Tinhorão dizer que "o rap existiu no Brasil antes de ser
redescoberto em Nova York". Da mesma forma que a física atômica nasceu na
Grécia pré-socrática, entre os filósofos atomistas.
Abraço,
Carlos
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