[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] Nilo Batista denuncia a censura inconstitucional: A criminalização do funk

Alexandre Negreiros alexandrenegreiros em yahoo.com.br
Qua Nov 13 02:14:17 BRST 2013

Oi Carlos,
É que me habituei com o terreno minado, e já entro me explicando, rs.
Também me pareceu indecifrável por muito tempo, até que resolvi enfrentar, e creio ter conseguido na maior parte, pra desespero daqueles enigmáticos. Creio que não se justificam nem a troca do copyright pelo copyleft, nem a extinção dos direitos autorais e muito menos da democracia representativa, esconjuro!! rs. É claro que a relação entre discos vendidos e o sucesso financeiro do artista depende de mil variáveis, quinhentas delas no bojo dos muitos modelos de contrato praticados pelas majors, principalmente. Mas é parte do enigma desvendado o modo como a lei brasileira trata os direitos fonomecânicos (os direitos de reprodução do fonograma), que não passam pelo ECAD. A história é muito comprida, e topo falar disso o quanto aguentar ouvir, se tiver oportunidade. Mas confesso que me surpreendeu o quanto a academia predominantemente optou por ausentar-se do intenso debate ocorrido em passado recente, promovido pelo MinC. Certamente seria base de apoio decisiva para evitar a continuidade de práticas perversas que talvez não consigamos reverter, ainda que tenhamos obtido o órgão de regulação, isto é, caso não prospere a ADIN impetrada pelo ECAD há cerca de uma semana. Vamos tratando do assunto aos pouquinhos que eu consigo seguir por aqui mesmo, com o maior prazer. Vejo como prioritário que conheçamos esse universo, ainda não esteja tão certo de que todos os nossos colegas compartilhem deste interesse. Ao final podemos refazer essas perguntas, e creio concordará comigo.
Abçs!
Alexandre