[ANPPOM-Lista] RES: Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36
Pablo Sotuyo Blanco
psotuyo em ufba.br
Qui Out 31 01:08:49 BRST 2013
Quosque tandem... ?
Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco
Docente e Pesquisador em Musicologia e Composição
Coordenador Musicológico ADoHM (SIBI-UFBA)
Universidade Federal da Bahia
De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Carlos Sandroni
Enviada em: quarta-feira, 30 de outubro de 2013 22:50
Para: Daniel Lemos
Cc: Hugo Leonardo Ribeiro; anppom-l
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36
Mas não é bem que ele esteja errado, Hugo. Se eu achasse que ele está errado
seria muito melhor, porque daria pra discutir.
Daniel, não dá pra postar um email assim numa lista acadêmica de uma
associação nacional de pesquisa.
2013/10/30 Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
Caro Hugo,
Seria interessante você se posicionar quanto às suas discordâncias. Este
assunto é pouco debatido, precisamos amadurecê-lo.
Daniel
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Em qua, 30/10/13, Hugo Leonardo Ribeiro <hugoleo75 em gmail.com> escreveu:
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Cc: vonhart em hotmail.com, "anppom-l" <anppom-l em iar.unicamp.br>
Data: Quarta-feira, 30 de Outubro de 2013, 20:31
Prezado Daniel,
eu não sei nem por onde começar a responder seu
texto. Então é melhor eu dizer que não concordo com nada
e, de acordo com meu ponto de vista, você está errado em
todas as suas posições nesse email. É mais simples e
direto.
Hugo
Em 30 de outubro de
2013 00:50, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
escreveu:
Caro Ernesto,
Parabenizo-lhe por mais uma brilhante colocação. A
alteração nos recursos humanos e na programação da
Rádio MEC, se for mesmo concretizada - ainda mais de forma
silenciosa - certamente é um ato a ser repudiado. Primeiro,
porque ela é um dos poucos veículos de mídia massiva que
não está sob o controle de empresários e da indústria
cultural (basta analisar as políticas culturais no Brasil
para deduzir que Adorno não descansa em paz...). Segundo,
porque tudo o que o governo muda é sempre pra pior, com
exceção dos salários dos congressistas. Terceiro, porque
ter fortes argumentos para defender uma coisa ou outra não
fazem a menor diferença para as decisões em fóruns
criados por governos pseudo-democráticos.
Obviamente, as lutas pela Música de Concerto dificilmente
serão abraçadas por antropólogos, historiadores ou
"os etnos" defensores da cultura dita
"popular" - cujas fronteiras, na prática, são
cada vez menores em relação à cultura europeia ou
erudita. O fato é que todos estão confortáveis com a
grande atenção que as empresas e o governo dão para a
cultura popular, mas tem sido incapazes de enxergar - ou
reconhecer - um lado importante e maquiavélico que há
nessas políticas:
1) O artista popular "nasce sabendo", então, ele
muito raramente irá exigir acesso a uma formação ou
aprimoramento artístico (se ele estudar, pode até correr o
risco de se "tornar erudito"; esta é uma boa
discussão...);
2) O artista popular trabalha com os recursos que estão à
sua disposição no momento, sendo assim, não exige do
governo e das empresas investimentos em recursos ou
infraestrutura - fato totalmente diferente das artes
clássicas;
3) A arte popular já atinge, naturalmente, grandes
públicos no Brasil. Isso implica em publicidade para as
empresas, e votos para o governo.
Está aí a receita para dizimar a cultura de um país.
Daniel Lemos
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Carlos Sandroni
Departamento de Música, UFPE
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE
Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB
Telefones:
(81) 2126 8596 / 8597 (UFPE)
(81) 9811 1473 (Celular)
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