[ANPPOM-Lista] Geoff Baker e El Sistema

Jorge L. Santos jorgelsantos02 em gmail.com
Seg Dez 8 23:42:22 BRST 2014


Lendo o artigo do Sr. Baker no The Guardian, fiquei me perguntando se o
livro dele segue a mesma linha: acusações sem fontes ou provas a partir de
ex-membros descontentes, porém anônimos, com o resultado de uma dado
programa. Não há uma só prática humana que não encontre um punhado de vozes
descontentes e críticas.
O artigo dele foca no que seria um projeto "autoritário", porém, qual
orquestra sinfônica/filarmônica não é? Em dado momento ele cita
*“Yes, it’s a model”, said one, “of absolute tyranny: a society where
someone will always be telling you what to do…. It’ll be organised, of
course, because you have someone with lots of power who tells you exactly
what to do, and you keep your mouth shut, end of story.”*
*Qual orquestra com maior ou menor intensidade não reproduz essa lógica de
"alguém com muito poder que diz lhe diz exatamente o que fazer, e você fica
sua boca fechada, fim da estória."  ?? *
Apesar de acadêmico renomado, talvez ele não tenha se atentado para - e
falo só pelo artigo - que esse modelo vem justamente de onde parte seu
olhar, a ainda modelar, ao menos para a música de concerto, Europa. Se o El
Sistema não serviria de modelo, do ponto de vista da organização
orquestral, seriam as orquestras na Europa diferentes do
*" It’s a traditional “drills and skills” program: hierarchical,
teacher-centred, focused on repetitive learning and performance"* ?
Ao se focar no que seriam os problemas de El Sistema, cujo foco principal
não me parece a remodelação da educação musical profissional em si, mas a
amplitude e o alcance social que a mesma pode promover, ele apenas reproduz
criticamente o que é, na verdade, há séculos o modelo de gestação,
organização e formação das orquestras.
 É o Max Weber que aponta, se não me engano, que a orquestra - nesses
moldes que conhecemos hoje - é um modelo, um espelho de uma sociedade
autocrática, rígida, com papéis bem definidos e "imutáveis", centrada na
figura despótica de um indivíduo. Em tempos de predomínio democrático,
com todos os conflitos, no Ocidente, e busca por novas formas de
representação e participação coletiva,  a orquestra  parece um fantasma
renitente do passado, se aliando a todo um arcabouço da música de concerto
(sala de concerto, "repertório") que a coloca em total descompasso com o
mundo contemporâneo.

Desculpem a intromissão

Abraço


Jorge L. Santos <http://jorgesantosmusica.wordpress.com/>
Rio de Janeiro
55 21 980508454
website <http://jorgesantosmusica.wordpress.com/>
ProjetoBC - Compositores <http://projetobc.com/>

<https://www.facebook.com/jorge.lima.santos>
<https://twitter.com/jorsantos02>

2014-12-08 12:03 GMT-02:00 <mcamara em usp.br>:

> http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,o-sistema-por-dentro,1602930
>
> Gostei do artigo e vou procurar o livro. O JMC faz uma resenha
> interessante e gostei do que o Baker diz. Só acho que, como estratégia de
> urgência, *El Sistema* funciona. É um dos usos e funções de uma
> sinfônica. Não sei se dá para comparar com uma educação democrática pelo
> simples fato da urgência em si. Claro que não é o ideal de educação
> musical; o que o Abreu, a meu ver, descobriu é que dá para usar o trabalho
> sinfônico de forma criativa, sim, dentro de um contexto de Venezuela.
> Novas questões pedagógicas estariam fora disso, eles se servem da
> disciplina de uma orquestra para incluir os jovens. Claro que pensar a
> educação é muito mais legal nos Pontos de Cultura.
> Gosto do jeito inglês de abordar as coisas, sem fetiches e misticismos e o
> cara morou lá por um ano e viu. Quando ele fala de música contemporânea, aí
> é ele que está sendo eurocentrista, porque essa "música contemporânea" de
> que ele fala é que tem pretensões canônicas e hegemônicas e não vejo nenhum
> problema em ela ser excluída por *El Sistema*. Mas eles tocam a moderate
> mainstream (como diz Arnold Whittall, no *Rethinking Music*) ou os
> modernistas ecléticos e independentes, como diz Georgina Born (no *Rationalizing
> Culture*, sobre o IRCAM). Há vídeos disponíveis em que eles tocam obras
> de uma música contemporânea de concerto que não está vinculada às vanguadas
> esotéricas, inclusive Marlos Nobre.
> Concluindo, é bom que se faça uma crítica e que não sejam só apologias.
> Importante a crítica e o desvendar das estratégias de marketing que estão
> por trás das visitas de figurões a *El Sistema*. Isso fica claro nos
> filmes e outra coisa que notei nesses filmes foi, como a Rose Rose Satiko
> Gitirana Hikiji mostrou no *A música e o risco*, as pretensões artísticas
> de quem participa. No *Tocar y luchar* (filme de Alberto Arvedo, 2006,
> 71'), tem um contrabaixista que foi pra Alemanha e fica claro que é isso o
> que importa pra ele agora. Difícil ceder às tentações da humildade...
> Tudo tem seus dois lados e Geoff Baker <
> https://geoffbakermusic.wordpress.com/.../el-sistema-blog/> é uma voz
> importante nisso tudo.
>
> =================================
> Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
> Departamento de Música/FFCLRP
> NAP - CIPEM  Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em
> Música
> EsTraMuSE - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação
> http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397
> Universidade de São Paulo
> Campus de Ribeirão Preto (SP), BRASIL
> http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro
> http://lattes.cnpq.br/8866596468646798
>
>
>
> ------------------------------
>
> *De: *"Carlos Palombini" <cpalombini em gmail.com>
> *Para: *"Pesquisadores em Sonologia (Música)" <
> sonologia-l em listas.unicamp.br>, anppom-l em iar.unicamp.br,
> "etnomusicologiabr" <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>
> *Enviadas: *Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2014 8:07:01
> *Assunto: *[ANPPOM-Lista] Full PhD Fellowships in Network Science 2015 /
> 2016
>
> Central European University <https://ceu.academia.edu/>, Center for
> Network Science
> <https://ceu.academia.edu/Departments/Center_for_Network_Science>
> Location: Budapest, Hungary
>
>
>
> CEU graduate students and faculty from around the world come together in
> Budapest to engage in interdisciplinary education, pursue advanced
> scholarship, and address some of society’s most vexing problems. CEU is
> accredited in the United States and Hungary.
>
>
>
> Program offered
>
> · Doctor of Philosophy in Network Science
>
>
>
> This pioneering, interdisciplinary program provides tools to understand
> how complex networks are structured and function. Students learn the
> principles governing social, political, economic, and environmental
> networks. Working with prominent network scientists in the world, such as
> Albert-Laszlo Barabasi, Rosario Mantegna, and Janos Kertesz, students can
> participate in research on the fundamental laws of network structure and
> dynamics. They also study the latest network modeling methods, using
> terabyte-sized files tackling crucial social problems as diverse as
> obesity, financial crises, political corruption, and food networks.
>
>
>
> Select Areas of Research
>
> · Mathematics and statistical physics of networks: graphs, graph limits,
> and processes on graphs
>
> · Political science: business-political networks, social movements, social
> influences in voter behavior
>
> · Economics: world system networks and development, network effects and
> externalities, financial networks, networked markets
>
> · Environmental science: resilience in energy grids and food webs
>
>
>
> Generous scholarships available
>
> CEU is committed to attracting talented students from around the world — a
> commitment backed by generous financial aid. The University provides a
> variety of scholarships and research grants for which applicants from any
> country are eligible to apply.
>
>
>
> CEU in numbers
>
> 1400 students
>
> 8:1 student/faculty ratio
>
> 92 countries
>
> 82% master’s students scholarships
>
> 94% doctoral students scholarships
>
>
>
> Application deadline: February 1, 2015. More information: *www.ceu.hu
> <http://www.ceu.hu>*
>
> https://www.academia.edu/Jobs/6212
> --
> carlos palombini
> professor de musicologia ufmg
> professor colaborador ppgm-unirio
> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
> www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>
>
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20141208/e361a799/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L