[ANPPOM-Lista] Geoff Baker e El Sistema

mcamara em usp.br mcamara em usp.br
Ter Dez 9 07:44:22 BRST 2014


Obrigado por suas colocações, caro Jorge. Christopher Small também diz que a estrutura da orquestra reproduz o modelo da linha de montagem industrial: " A íntima associação entre o modo industrial de produção e a orquestra sinfônica pode ser vista em sociedades que se converteram recentemente ao industrialismo (a filosofia industrial pode com certeza ser vista como a substituição das diferenças ideológicas entre capitalismo, socialismo, comunismo e muitos outros ismos); a formação de orquestras sinfônicas profissionais e o aparecimento em cena de um número de intérpretes Wunderkind é frequentemente a primeira indicação de que tal conversão tomou lugar e tornou-se interiorizada". O caráter social da música. A performance como ritual: esboço para uma investigação sobre a verdadeira natureza do concerto sinfônico. Christopher Small. In Sociological review monograph 34. Lost in Music: Culture, Style and Musical Evente. Edited by Avron Levine White. Routledge & Kegan Paul. London and New York, 1987. 

The close association between the industrially mode of production and the symphony orchestra can be seen in societies that have recently been converted to industrialism (the industrial philosophy can of course be seen as overriding the ideological differences between capitalism, socialism, communism and most other isms); the formation of professional symphony orchestras and the appearance on the scene of a number of Wunderkind performers is often the first indication that such a conversion has taken place and become interiorized. 

Abraços, 

Marcos 

================================= 
Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro 
Departamento de Música/FFCLRP 
NAP - CIPEM Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música 
EsTraMuSE - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397 
Universidade de São Paulo 
Campus de Ribeirão Preto (SP), BRASIL 
http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro 
http://lattes.cnpq.br/8866596468646798 

----- Mensagem original -----

> De: "Jorge L. Santos" <jorgelsantos02 em gmail.com>
> Para: mcamara em usp.br
> Cc: "Carlos Palombini" <cpalombini em gmail.com>, "Pesquisadores em
> Sonologia (Música)" <sonologia-l em listas.unicamp.br>,
> "etnomusicologiabr" <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>,
> anppom-l em iar.unicamp.br
> Enviadas: Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2014 23:42:22
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Geoff Baker e El Sistema

> Lendo o artigo do Sr. Baker no The Guardian, fiquei me perguntando se
> o livro dele segue a mesma linha: acusações sem fontes ou provas a
> partir de ex-membros descontentes, porém anônimos, com o resultado
> de uma dado programa. Não há uma só prática humana que não encontre
> um punhado de vozes descontentes e críticas.
> O artigo dele foca no que seria um projeto "autoritário", porém, qual
> orquestra sinfônica/filarmônica não é? Em dado momento ele cita
> “Yes, it’s a model”, said one, “of absolute tyranny: a society where
> someone will always be telling you what to do…. It’ll be organised,
> of course, because you have someone with lots of power who tells you
> exactly what to do, and you keep your mouth shut, end of story.”
> Qual orquestra com maior ou menor intensidade não reproduz essa
> lógica de "alguém com muito poder que diz lhe diz exatamente o que
> fazer, e você fica sua boca fechada, fim da estória." ??
> Apesar de acadêmico renomado, talvez ele não tenha se atentado para -
> e falo só pelo artigo - que esse modelo vem justamente de onde parte
> seu olhar, a ainda modelar, ao menos para a música de concerto,
> Europa. Se o El Sistema não serviria de modelo, do ponto de vista da
> organização orquestral, seriam as orquestras na Europa diferentes do
> " It’s a traditional “drills and skills” program: hierarchical,
> teacher-centred, focused on repetitive learning and performance" ?
> Ao se focar no que seriam os problemas de El Sistema, cujo foco
> principal não me parece a remodelação da educação musical
> profissional em si, mas a amplitude e o alcance social que a mesma
> pode promover, ele apenas reproduz criticamente o que é, na verdade,
> há séculos o modelo de gestação, organização e formação das
> orquestras.
> É o Max Weber que aponta, se não me engano, que a orquestra - nesses
> moldes que conhecemos hoje - é um modelo, um espelho de uma
> sociedade autocrática, rígida, com papéis bem definidos e
> "imutáveis", centrada na figura despótica de um indivíduo. Em tempos
> de predomínio democrático, com todos os conflitos, no Ocidente, e
> busca por novas formas de representação e participação coletiva, a
> orquestra parece um fantasma renitente do passado, se aliando a todo
> um arcabouço da música de concerto (sala de concerto, "repertório")
> que a coloca em total descompasso com o mundo contemporâneo.

> Desculpem a intromissão

> Abraço

> Jorge L. Santos
> Rio de Janeiro
> 55 21 980508454
> website
> ProjetoBC - Compositores

> 2014-12-08 12:03 GMT-02:00 < mcamara em usp.br > :

> > http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,o-sistema-por-dentro,1602930
> 

> > Gostei do artigo e vou procurar o livro. O JMC faz uma resenha
> > interessante e gostei do que o Baker diz. Só acho que, como
> > estratégia de urgência, El Sistema funciona. É um dos usos e
> > funções
> > de uma sinfônica. Não sei se dá para comparar com uma educação
> > democrática pelo simples fato da urgência em si. Claro que não é o
> > ideal de educação musical; o que o Abreu, a meu ver, descobriu é
> > que
> > dá para usar o trabalho sinfônico de forma criativa, sim, dentro de
> > um contexto de Venezu ela. Novas questões pedagógicas estariam fora
> > disso, eles se servem da disciplina de uma orquestra para incluir
> > os
> > jovens. Claro que pensar a educação é muito mais legal nos Pontos
> > de
> > Cultura.
> 
> > Gosto do jeito inglês de abordar as coisas, sem fetiches e
> > misticismos e o cara morou lá por um ano e viu. Quando ele fala de
> > música contemporânea, aí é ele que está sendo eurocentrista, porque
> > essa "música contemporânea" de que ele fala é que tem pretensões
> > canônicas e hegemônicas e não vejo nenhum problema em ela ser
> > excluída por El Sistema . Mas eles tocam a moderate mainstream
> > (como
> > diz Arnold Whittall, no Rethinking Music ) ou os modernistas
> > ecléticos e independentes, como diz Georgina Born (no Rationalizing
> > Culture , sobre o IRCAM). Há vídeos disponíveis em que eles tocam
> > obras de uma música contemporânea de concerto que não está
> > vinculada
> > às vanguadas esotéricas, inclusive Marlos Nobre.
> 
> > Concluindo, é bom que se faça uma crítica e que não sejam só
> > apologias. Importante a crítica e o desvendar das estratégias de
> > marketing que estão por trás das visitas de figurões a El Sistema .
> > Isso fica claro nos filmes e outra coisa que notei nesses filmes
> > foi, como a Rose Rose Satiko Gitirana Hikiji mostrou no A música e
> > o
> > risco , as pretensões artísticas de quem participa. No Tocar y
> > luchar (filme de Alberto Arvedo, 2006, 71'), tem um contrabaixista
> > que foi pra Alemanha e fica claro que é isso o que importa pra ele
> > agora. Difícil ceder às tentações da humildade...
> 
> > Tudo tem seus dois lados e Geoff Baker <
> > https://geoffbakermusic.wordpress.com/.../el-sistema-blog/ > é uma
> > voz importante nisso tudo.
> 

> > =================================
> 
> > Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
> 
> > Departamento de Música/FFCLRP
> 
> > NAP - CIPEM Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance
> > em
> > Música
> 
> > EsTraMuSE - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade,
> > Educação
> 
> > http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397
> 
> > Universidade de São Paulo
> 
> > Campus de Ribeirão Preto (SP), BRASIL
> 
> > http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro
> 
> > http://lattes.cnpq.br/8866596468646798
> 

> > > De: "Carlos Palombini" < cpalombini em gmail.com >
> > 
> 
> > > Para: "Pesquisadores em Sonologia (Música)" <
> > > sonologia-l em listas.unicamp.br >, anppom-l em iar.unicamp.br ,
> > > "etnomusicologiabr" < etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br >
> > 
> 
> > > Enviadas: Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2014 8:07:01
> > 
> 
> > > Assunto: [ANPPOM-Lista] Full PhD Fellowships in Network Science
> > > 2015
> > > / 2016
> > 
> 

> > > Central European University , Center for Network Science
> > 
> 

> > > Location: Budapest, Hungary
> > 
> 

> > > CEU graduate students and faculty from around the world come
> > > together
> > > in Budapest to engage in interdisciplinary education, pursue
> > > advanced scholarship, and address some of society’s most vexing
> > > problems. CEU is accredited in the United States and Hungary.
> > 
> 

> > > Program offered
> > 
> 
> > > · Doctor of Philosophy in Network Science
> > 
> 

> > > This pioneering, interdisciplinary program provides tools to
> > > understand how complex networks are structured and function.
> > > Students learn the principles governing social, political,
> > > economic,
> > > and environmental networks. Working with prominent network
> > > scientists in the world, such as Albert-Laszlo Barabasi, Rosario
> > > Mantegna, and Janos Kertesz, students can participate in research
> > > on
> > > the fundamental laws of network structure and dynamics. They also
> > > study the latest network modeling methods, using terabyte-sized
> > > files tackling crucial social problems as diverse as obesity,
> > > financial crises, political corruption, and food networks.
> > 
> 

> > > Select Areas of Research
> > 
> 
> > > · Mathematics and statistical physics of networks: graphs, graph
> > > limits, and processes on graphs
> > 
> 
> > > · Political science: business-political networks, social
> > > movements,
> > > social influences in voter behavior
> > 
> 
> > > · Economics: world system networks and development, network
> > > effects
> > > and externalities, financial networks, networked markets
> > 
> 
> > > · Environmental science: resilience in energy grids and food webs
> > 
> 

> > > Generous scholarships available
> > 
> 
> > > CEU is committed to attracting talented students from around the
> > > world — a commitment backed by generous financial aid. The
> > > University provides a variety of scholarships and research grants
> > > for which applicants from any country are eligible to apply.
> > 
> 

> > > CEU in numbers
> > 
> 
> > > 1400 students
> > 
> 
> > > 8:1 student/faculty ratio
> > 
> 
> > > 92 countries
> > 
> 
> > > 82% master’s students scholarships
> > 
> 
> > > 94% doctoral students scholarships
> > 
> 

> > > Application deadline: February 1, 2015. More information:
> > > www.ceu.hu
> > 
> 
> > > https://www.academia.edu/Jobs/6212
> > 
> 
> > > --
> > 
> 

> > > carlos palombini
> > 
> 
> > > professor de musicologia ufmg
> > 
> 
> > > professor colaborador ppgm-unirio
> > 
> 
> > > ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
> > 
> 

> > > www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
> > 
> 

> > > ________________________________________________
> > 
> 
> > > Lista de discussões ANPPOM
> > 
> 
> > > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > 
> 
> > > ________________________________________________
> > 
> 
> > ________________________________________________
> 
> > Lista de discussões ANPPOM
> 
> > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> 
> > ________________________________________________
> 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20141209/aaa3c3bf/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L