[ANPPOM-Lista] Novela

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Fev 2 13:34:37 BRST 2014

Caro Gabriel Moreira, Fernanda Canaud e colegas:

Interesso-me muito pela ciência "Semântica Musical". Continuo refletindo
sobre o uso do Adaggieto de Mahler no final da novela.
Em comentário anterior, eu disse que aquela música ficou marcada, graças a
Lucchino Visconti, com o significado de amor puro, platônico, etc. A TV
Globo, no Jornal Nacional, anunciou ontem matéria que sairá hoje no
Fastástico, sobre aquele final.
A própria Globo já divulgou que a intenção foi homenagear Visconti,
"imitando" Morte em Veneza.

Mas eu comecei a fazer nova reflexão.
Acho que a quantidade de brasileiros que assistiram ao filme de Visconti é
muito menor que a quantidade de brasileiros que assistiram à novela.
Chuto uma possível percentagem. Talvez os que assistiram ao filme não
chegue a 20% dos que assistiram ao capítulo final da novela.
Considerando essa hipótese percentual, poderíamos prosseguir com o seguinte
raciocício.
Apenas 20% do público da novela viveram a experiência de associar Morte em
Veneza àquele final da novela.
Então, 80% não viveram essa experiência.
Assim, é possível que a ampla maioria do público da novela passe a
considerar o Adaggieto com outro "significado" musical.
Será possível, então, que muitos brasileiros, ao ouvirem de novo o
Adaggieto, passem a dizer:
"-Essa é a música do Felix". Ou então "-Essa é a música do beijo gay".

Abraços,
Jorge Antunes