[ANPPOM-Lista] lista de periódicos brasileiros online

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Ter Fev 18 10:45:50 BRT 2014

Cara Sonia,

Vc sabe se a Capes considerou a adoção de indicadores internacionais para a
classificação de periódicos? Se isso foi considerado, por que esse método
foi descartado em favor das escolhas dos autores vinculados a PPGs? O
Qualis atual tem efeito negativo por dois motivos.

1. Exclui revistas internacionais de alto impacto. Cito exemplos: Jounal of
New Music Research, Computer Music Journal. Qual é o incentivo para
aumentar o nível de inserção internacional da pesquisa musical brasileira
se a Capes ignora quais são as principais revistas da área?

2. Fomenta a publicação em periódicos de circulação limitada. Por exemplo:
Ensaio (Fundação Cesgranrio), Sala Preta (USP), Revista Brasileira de
Literatura Comparada. Essas três revistas não são internacionais e não
incluem trabalhos significativos na área de música. Se o objetivo é
fomentar a diversificação, faria mais sentido colocar esse tipo de
publicação na categoria Interdisciplinar, não Artes/Música.

Resumindo, para nós (pesquisadores de universidades periféricas) é muito
difícil justificar a produção dentro da área de música quando não temos
nenhum tipo de apoio regional, nem parâmetros nacionais que validem nossa
produção. O CNPq destina 4% do seu orçamento à pesquisa na região Norte e,
obviamente, a produção em arte não é considerada prioritária. E o Qualis
não ajuda.

Abraços,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica