[ANPPOM-Lista] lista de periódicos brasileiros online

Sonia Ray soniaraybrasil em gmail.com
Ter Fev 18 11:49:11 BRT 2014

Caro Damian e colegas,
Tentarei ser mais clara. Primeiro, eu nao sou a criadora do Qualis nem
defensora da Capes. Apenas esclareço um assunto que tem gerado muitas
confusões e interpretações equivocadas.

*A Capes não avalia os periódicos ou qualquer outro veículo de produção
docente/discente a não ser como um dos itens referentes a avaliação dos
Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu na Brasil*. Quando um
docente/discente de PPG publica em um periódico e o coordenador relata esta
publicação no relatório anual de availação do Programa (DATACAPES) a
comissão avalia os periódicos que foram relatados. Assim, só existe qualis
atribuido a periódicos nso quais algum docente/discente de PPG tenha
publicado. Esta classificação tende a ficar por cerca de 5 anos no sistema
e sai se ninguém mais publicar naquele periódico da mesma forma que retorna
se alguém publicar. Portanto, não há favorecimento nas "escolhas dos
autores vinculados a PPGs" pois esta é a úncia razão do qualis existir.

O problema recorrente está em instituições* sem pós-graduação, seleções de
pós-graduação* e *editais de concurso* para docentes que ainda ingressarão
na pós-graduação exigirem publicações em periódicos avaliados pela Capes.
Ora, se o docente ainda não faz parte de um PPG sua única chance de pontuar
com publicação em periódicos avaliados pela Caes seria publicar onde outros
já publicaram, o que não faz sentido como obrigatoriedade. A Capes, por
outro lado, não incentiva as IES a utilizarem o Qualis, pelo contrário, as
comunicações da coordenação de área aos coordenadores de pós é sempre no
sentido de reservar o uso do Qualis exclusivamente para avaliação dos PPGs.

Ajudaria se todos os interessados se empenhassem em esclarecer os
coordenadores de cursos (graduação e pós) sobre o uso adequado da
classificação de periódicos, livros, eventos, apresentações artísticas pela
Capes. Só serve pra availar os PPGs. Qualquer outro uso é impróprio. Há,
contudo, a possibilidade de se adotar *as mesmas normas utilizados para os
qualis *(não seus resultados, quais sejam, as listas). Estas normas estão,
como disse antes, no site da Capes (documentos de área). Desta forma,
qualquer periódico não avaliado que atenda as exigências de um extrato
específico (A1, A2, B1...) deveria ser considerado, a meu ver.

Enfim, se alguém publicou num periódico, a publicação foi informada no
datacapes e o mesmo não se encontra listado no Webqualis, sugiro que o
coordenador deste PPG entre em contato com a coordenação de área da Capes.

Vale ainda lembrar que nossa área não é música mas sim ARTES/MÚSICA e
inclui periódiocs de artes cênicas, dança, artes plásticas e teatro.

Espero ter ajudado.
Abraço,
Sonia

*SONIA RAY*
Coordenadora de Pesquisa da EMAC-UFG
Editora-Chefe da Revista Música Hodie
UFG (Contrabaixo, Música de Câmara e PPG) e Unesp (PPG)
www.soniaray.com