[ANPPOM-Lista] Para refletir!

rcoelho em usp.br rcoelho em usp.br
Qua Fev 26 19:52:53 BRT 2014

Caro Fernando,

Obrigado pelo exemplo que na verdade reforça, em todos os aspectos, a minha argumentação.
O notável professor Abbey Simon, Distinguished Cullen Professor of Piano, da Universidade de Houston, representa aos 91 anos de idade um raro exemplar remanescente dos artistas-professores que, em tempo parcial ou integral, eram contratados pelas universidades americanas, mesmo sem titulação acadêmica, como parte de uma geração em que esses títulos eram raros.
Hoje, o quadro completo da área de teclados da Universidade de Houston (vide dados abaixo obtidos pela internet) tem, além do Prof. Simon, apenas um Doutor em performance (Mrs. Morgulis, DMA), um Ph.D em musicologia (Prof. Bates, professor de órgão), e cinco Mestres! Como se vê nenhum professor das novas gerações foi contratado sem a titulação mínima de mestre, mas tamb é m poucos tem doutorado. E nesta área da performance a grande maioria é de mestres! Este tipo de bom senso, pragmatismo e flexibilidade é que não foi copiado pela universidade pública brasileira quando copiou (em parte) o modelo americano ao criar nossos cursos de música.

Keyboard Faculty – University of Houston
Abbey Simon , Distinguished Cullen Professor of Piano
Timothy Hester , piano, collaborative studies - Master of Music, The Juilliard School
Tali Morgulis , piano - Doctorate in Piano Performance, New England Conservatory of Music.
Betty Shaw , coordinator of group and class piano - Master in Arts, Columbia University
Alicia Shirley , affiliate artist in piano/piano pedagogy - Master of Music, University of Houston
Brian Suits , accompanying - Master of Music, University of Southern California
Nancy Weems , Madison endowed professor of piano - Master of Music, University of Texas Robert Bates , organ - Ph.D. in Musicology, Stanford University

Rodolfo Coelho de Souza