[ANPPOM-Lista] o villa-lobos de guérios

Marcus S. Wolff m_swolff em hotmail.com
Ter Jan 7 01:52:50 BRST 2014

From: m_swolff em hotmail.com
To: etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br; cpalombini em gmail.com
Subject: RE: [etnomusicologiabr] o villa-lobos de guérios
Date: Sat, 4 Jan 2014 03:54:40 +0000

Oi Carlos,obrigado por suas colocações. Que bom que o Dil Fonseca nos trouxe esses dados sobre a "Lenda do Caboclo" que corroboram o que eu havia afirmado anteriormente sobre a apresentação dessa peça antes de 1923... (ano do contato com Cocteau em Paris). Fora a questão da alteração das datas de composição de algumas obras, como indica Jorge Coli, é bom sair um pouco do âmbito estritamente musical e lembrar que Villa conhecia Graça Aranha, cuja "Estética da Vida" (1921), já pregava a integração da cultura ao "solo" da nação. Como vc deve ter lido, defendo no artigo que apresentei no 2o Simpósio Villa-Lobos que  "O legado de Graça Aranha foi fundamental para essa retomada da questão
da brasilidade e assim, para a reviravolta que o modernismo sofreu a partir de
1924, quando a descoberta da brasilidade tornou-se seu ponto central, que assim
convergiu para aquilo que passou a ser valorizado pela vanguarda francesa após
a Primeira Guerra".  Isso não nega a tal influência da vanguarda francesa - 2 coisas que convergiram no sentido da construção de representações da nação através das artes.Acho que muita coisa precisa ser ainda investigada para que com base na análise dos documentos, possamos reinterpretar o "gênio", vc não acha? Bem, por falar em documentos, encontrei uma carta-convite de G. Aranha convidando Villa para um jantar no Pão de Açúcar, para organizarem a Semana de Arte Moderna, o que comprova que mantinham algum contato. O que falaram nesse jantar a gente não sabe (mas como gostaria de saber!), não tem como voltar no tempo prá saber... mas dá prá rastrear algumas marcas que deixaram...felizmente! Sem falar que o Villa escutou a conferencia de Aranha ("A Emoção estética...) na abertura da semana de 22 e por aí seguem as pistas que precisam também ser consideradas... abraços,Marcus Wolff
PS - espero que vc não se importe de eu postar essa minha resposta (repensada após a contribuição do Dil que trabalha no Museu Villa-Lobos) na lista de etno na lista da ANPPOM já que agora tem mais gente entrando no debate.