[ANPPOM-Lista] RES: o villa-lobos de guérios

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Ter Jan 7 01:55:41 BRST 2014


Caro Prof. Gabriel Moreira,

Não quero de modo algum polemizar, mas nenhuma das obras citadas do
Villa-Lobos é nacionalista. E só pouquíssimas obras dele podem ser definidas
de fato como nacionalistas. Um caso inequívoco, por exemplo, é o cânone
Duque de Caxias. Mas, como já disse, trata-se antes de uma exceção neste
caso.

Diz-se nacionalismo - sobre determinada composição musical - quando se tem
em mente neofolclorismo.

Não obstante alguma rara possibilidade de intersecção com o neofolclorismo,
"nacionalismo é uma teoria política, mesmo em arte. Perigosa para a
sociedade, precária como inteligência" (MÁRIO DE ANDRADE, 1945).

O nacionalismo pequeno-burguês do século XIX culminou na Primeira Guerra
Mundial.

O nacionalismo nazi-fascista da primeira metade do século XX culminou na
Segunda Guerra Mundial.

Se pensarmos o século XX, todo nacionalismo será sempre fascista,
totalitário, antidemocrático, xenófobo, intolerante, truculento, militarista
e belicista.

Já neofolclorismo é a incorporação de oralidades folclóricas ou populares na
música escrita - não seria, portanto, uma expressão mais adequada?

 

Abraços

 

Prof. Rubens R. Ricciardi

 

 

De: bilico97 em gmail.com [mailto:bilico97 em gmail.com] Em nome de Gabriel
Moreira
Enviada em: segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 23:40
Para: Ale Fenerich
Cc: Rubens Ricciardi; ANPPOM; etnomusicologiabr
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] o villa-lobos de guérios

 

Sim, é verdade, embora os manuscritos de uirapuru e amazonas sejam dos anos
10.  Contudo, a suíte popular brasileira, para violão e os choros 1 são de
1915 e 1920, respectivamente, e indicam um direcionamento desvelado à música
popular. Claro, tal direcionamento não deve nos levar à inferência de
conteúdo nacionalista... Acredito que mesmo nos anos 20 é difícil pensar
Villa-Lobos como nacionalista... Nos anos 30 ele assume esse discurso de
forma explícita.

Em segunda-feira, 6 de janeiro de 2014, Ale Fenerich escreveu:

ao que parece, Villa alterou a data de algumas de suas obras nacionais mais
ousadas (Urapuru inclusa) pra antes de 23.

 

Em 6 de janeiro de 2014 10:56, Rubens Ricciardi <rrrr em usp.br
<javascript:_e(%7b%7d,%20'cvml',%20'rrrr em usp.br');> > escreveu:

Ops, o Uirapuru é de 1917...

 

Rubens R. Ricciardi

 

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
<javascript:_e(%7b%7d,%20'cvml',%20'anppom-l-bounces em iar.unicamp.br');>
[mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
<javascript:_e(%7b%7d,%20'cvml',%20'anppom-l-bounces em iar.unicamp.br');> ] Em
nome de Carlos Palombini
Enviada em: terça-feira, 31 de dezembro de 2013 10:46
Para: anppom-l em iar.unicamp.br
<javascript:_e(%7b%7d,%20'cvml',%20'anppom-l em iar.unicamp.br');> ;
etnomusicologiabr
Assunto: [ANPPOM-Lista] o villa-lobos de guérios

 




Um ótimo artigo de Paulo Guérios, no qual ele mostra que o nacionalismo
modernista (cf. Béhague) ou o modernismo nacionalista (cf. Tarasti) de
Villa-Lobos não é brasileiro, mas francês:

"O fato de Villa-Lobos ter começado a compor músicas brasileiras a partir de
1923 deveu-se não à descoberta de que ele teria uma essência brasileira, mas
sim a um processo de transformação que foi colocado em marcha por uma série
de mecanismos sociais de atribuição de valor. O papel da Semana de 22 em sua
trajetória foi exagerado por seus biógrafos e estudiosos, que atribuíram a
esse evento papel decisivo na transformação de Villa-Lobos em um compositor
preocupado com a música brasileira."

Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um
músico brasileiro

http://ref.scielo.org/5rr6g7


-- 

carlos palombini
professor de musicologia ufmg
proibidao.org

ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA
<http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ> 


________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________




-- 

------------------------------------------

Alexandre Sperandéo Fenerich

prof. Adjunto IAD - UFJF - http://www.ufjf.br/musica/

 

http://soundcloud.com/ale_fenerich

http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm

n-1.art.br

http://soundcloud.com/n-1-1 

http://www.ufjf.br/eimas/

http://www.limiares.com.br/duo-n1.html

 

(55 32) 8481-8277

 

 

 



-- 

 

Prof. Gabriel Ferrão Moreira

Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical

Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Música pela Universidade do Estado de São Paulo

Telefones: (48) 9911-6629; (48) 4009-3855

 

Portal Sunrays Music <http://www.youtube.com/sunraysmusic> 

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140107/907e1285/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L