[ANPPOM-Lista] o villa-lobos de guérios

Gabriel Moreira gfmoreira em ymail.com
Ter Jan 7 12:50:27 BRST 2014


Entre datas e leituras de Carbono 14 o problema não se enfrenta... Sugiro
que a obra de Guérios não seja avaliada por esse artigo, mas pelo seu livro
que já foi apresentado aqui. (Escrito, contudo, com uma sede quase
positivista de encontrar causalidades atrás de causalidades na trajetória
do compositor. Fala mais que o Mariz sobre a música do Villa-Lobos - o que
é bom - mas menos do que deveria para chegar às conclusões que chega. Pois,
para não confundirmos temática nacional com nacionalismo e este com
modernismo, serve-nos a musicologia e a análise. (Portanto, a leitura do
Guérios com o Paulo de Tarso Salles em mãos é altamente recomendável,
diria, quase complementar).

Uma coisa, como o Rubens pontuou, é a temática 'nacional', 'folclorista',
outra coisa é a ideologia nacionalista. Na apresentação do artigo por
Palombini, fica clara a suposta originalidade da temática, por dizer que o
Villa-Lobos se torna 'nacionalista' na França. Não, Villa-Lobos se torna
'Villa-Lobos Modernista Atualizado' na França, e por esse insight da trova
com  Cocteau agradeço ao Guérios. Tal diferença sutil só se depreende do
mergulho na música - para os que tem dificuldade com a escrita, o ouvido já
serve. Entretanto, da mesma forma que o VL faz música de concerto
brasileira para Francês ouvir, é apenas a partir de 1930-31 que o discurso
nacionaLISTA - ou, música brasileira para brasileiros ouvirem, formação de
público, questões educacionais da SEMA - se consolida. E para perceber
isso, o ouvido pouco serve, bastam os olhos, na leitura de documentos e
escritos do compositor.


*Prof. Gabriel Ferrão Moreira*
Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical
*Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa CatarinaDoutorando
em Música pela Universidade do Estado de São PauloTelefones: (48)
9911-6629; (48) 4009-3855*


* Portal Sunrays Music <http://www.youtube.com//sunraysmusic>*


Em 6 de janeiro de 2014 23:48, Lucas Eduardo <lucasgalon em gmail.com>escreveu:

> A revisão da historiografia anterior - segundo o próprio autor, toda
> baseada na [auto]biografia escrita por Vasco Mariz - pode ser ainda melhor
> compreendida na obra (na minha opinião, já indispensável) "o  caminho
> sinuoso da predestinação" do próprio Guérios, que é bem melhor do que "boa
> parte da bibliografia", especialmente aquela que confia nos relatos sobre
> pesquisas indígenas* in loco* do compositor, e outras fantasias que,
> comprovadas com falaciosas, não diminui a grandeza ou importância do
> compositor... Grandeza ou importância ao meu ver bastante evidentes quando
> lemos outra obra, de outro cunho, como a de Paulo Tarso Salles, por
> exemplo.
>
>
> Em 6 de janeiro de 2014 20:29, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>escreveu:
>
> Realmente, Guérios se abstém de provar muito do que diz, mas o argumento
>> dele é bem menos simplista que o seu, que não faz senão reiterar o que diz
>> "boa parte da bibliografia", precisamente, a parte que não é boa.
>>
>>
>> 2014/1/6 Gabriel Moreira <gfmoreira em ymail.com>
>>
>>> A francofonia em Villa-Lobos diz respeito aos Choros, não à presença de
>>> elementos nacionais. Desde os anos 10 o compositor já assumia a música
>>> popular em seu repertório, e na mesma época pesquisava música indígena,
>>> segundo boa parte da bibliografia.
>>> O artigo do Guérios é bem escrito, mas peca pelo simplismo e
>>> especialmente por prescindir de uma boa discussão a esse respeito.
>>> Abraços
>>>
>>>
>>> *Prof. Gabriel Ferrão Moreira*
>>> Professor de Música, Áudio e Tecnologia - Produtor musical
>>> *Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina
>>> Doutorando em Música pela Universidade do Estado de São PauloTelefones:
>>> (48) 9911-6629 <%2848%29%209911-6629>; (48) 4009-3855
>>> <%2848%29%204009-3855> *
>>>
>>>
>>> *Portal Sunrays Music <http://www.youtube.com//sunraysmusic> *
>>>
>>>
>>> Em 31 de dezembro de 2013 10:45, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>escreveu:
>>>
>>>>
>>>> Um ótimo artigo de Paulo Guérios, no qual ele mostra que o nacionalismo
>>>> modernista (cf. Béhague) ou o modernismo nacionalista (cf. Tarasti) de
>>>> Villa-Lobos não é brasileiro, mas francês:
>>>>
>>>> "O fato de Villa-Lobos ter começado a compor músicas brasileiras a
>>>> partir de 1923 deveu-se não à descoberta de que ele teria uma essência
>>>> brasileira, mas sim a um processo de transformação que foi colocado em
>>>> marcha por uma série de mecanismos sociais de atribuição de valor. O papel
>>>> da Semana de 22 em sua trajetória foi exagerado por seus biógrafos e
>>>> estudiosos, que atribuíram a esse evento papel decisivo na transformação de
>>>> Villa-Lobos em um compositor preocupado com a música brasileira."
>>>>
>>>> Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em
>>>> um músico brasileiro
>>>>
>>>> http://ref.scielo.org/5rr6g7
>>>>
>>>> --
>>>> carlos palombini
>>>> professor de musicologia ufmg
>>>> proibidao.org
>>>> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
>>>> scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA<http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ>
>>>>
>>>> ________________________________________________
>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>>> ________________________________________________
>>>>
>>>
>>>
>>
>>
>> --
>> carlos palombini
>> professor de musicologia ufmg
>> proibidao.org
>> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
>> scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA<http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140107/caded0ad/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L