[ANPPOM-Lista] XIV SEMPEM - Chamada de trabalhos

Carlos Henrique costacarlosh em yahoo.com.br
Ter Jul 1 11:22:24 BRT 2014


Prezados colegas, 


Enviamos a seguir  a chamada de trabalhos que contemplam submissões de pesquisas concluídas, em andamento, relatos de experiência e apresentações artísticas para o XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG que será realizado de 29 de setembro a 1 de outrubro de 2014. Além de outros convidados de renome internacional e  nacional, teremos a participação do pesquisador e artista Marcel Cobussen da Universidade de Leiden (Holanda) que trará reflexões sobre a pesquisa artístisca, sobretudo questões sobre a presença da música e das artes na academia, suas contribuições, sua articulação com o conhecimento científico e as relações que estabelece com a produção do conhecimento. Maiores informações pelo site:
http://sempemufg.weebly.com

DATAS IMPORTANTES:
    •    Submissão de trabalhos: 1 de julho a 17 de agosto de 2014 pelo site: http://sempemufg.weebly.com
    •    Divulgação dos resultados: 02 de setembro de 2014.
    •    Inscrição de participantes com apresentações artísticas e trabalhos aprovados (com garantia de publicação nos anais) e ouvintes:  até 15 de setembro.
    ⁃    Obs.: após esta data não haverá mais inclusão do trabalho na programação.
    •    Inscrição de participantes ouvintes: até 27 de setembro ou no evento.

Para conhecer as produções científicasdas edições anteriores do SEMPEM acesse o site: 
http://mestrado.emac.ufg.br/pages/47846-sempem-seminario-nacional-de-pesquisa-em-musica-da-ufg

Atenciosamente, 


Carlos H. Costa, Werner Aguiar e Antonio Marcos Cardoso

Coordenadores do XIV SEMPEM
PPG-Música EMAC-UFG
Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Tel: (62) 3521-1125 



CHAMADA DE TRABALHOS

XIV SEMPEM
Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG
Universidade Federal de Goiás
Escola de Música e Artes Cênicas
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Música

GOIÂNIA, 29 DE SETEMBRO A 01 DE OUTUBRO DE 2014

O FAZER MUSICAL CONTEMPORÂNEO – Metodologias, Tecnologias, Inovações. 
A Pesquisa Artística e sua presença no universo acadêmico: produção, produtividade e produtivismo.


Coordenação geral: mestradomusica.ufg em gmail.com
Comissão científica: cientificasempem2014 em gmail.com
Comissão artística: artisticasempem2014 em gmail.com

Coordenação

Prof. Dr. Carlos Henrique Costa, Coordenador Geral do XIV SEMPEM
Prof. Dr. Werner Aguiar, Coordenador da Comissão Científica do XIV SEMPEM
Prof. Dr. Antônio Marcos Cardoso, Coordenador da Comissão Artística do XIV SEMPEM

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFG convida toda comunidade acadêmica, pesquisadores em música e intérpretes a apresentarem seus trabalhos e performances no XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG que será realizado entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro de 2014 na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.
O tema geral do Seminário centra-se no fazer musical contemporâneo e suas relações com a produção de conhecimento, seja sob a perspectiva de suas metodologias, o emprego de diferentes tecnologias e inovações, seja sob o ponto de vista da criação musical e o papel da pesquisa artística, sua presença no universo acadêmico. Urge a discussão e reflexão sobre as relações entre o conhecimento artístico musical e o conhecimento científico, suas similaridades e convergências, mas também suas particularidades, divergências e mesmo sua complementaridade. O campo de reflexão sobre o assunto é vasto e suas implicações, profundas, especialmente no que se refere a avaliação do conhecimento por parte dos pares e das agências de fomento. Dessa forma, algumas questões que fazem parte do debate são: a presença da música e das artes na academia, suas contribuições, sua articulação com o conhecimento científico, as relações que
 estabelece com a produção do conhecimento, os critérios de avaliação etc. Nesse sentido, o XIV SEMPEM aceitará propostas tanto de trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos, relato de experiências, como também propostas de apresentações artísticas a serem realizadas no decorrer do evento.

1. SUBTEMAS DO XIV SEMPEM


1.1 Programação científica
    a)    Performance musical na contemporaneidade, novas tecnologias e inovações.
    b)    Cultura, sociedade e o fazer musical contemporâneo
    c)    Metodologias, tecnologias e inovações em educação musical e saúde
    d)    Pesquisa em arte e pesquisa artística: questões da produção do conhecimento artístico e do conhecimento científico, convergências, divergências e complementaridade.

1.2 Programação artística
    a)    Recitais propostos pelos participantes inscritos
    b)    Recitais de artistas convidados

2. DATAS IMPORTANTES

    •    Submissão de trabalhos escritos e de apresentações artísticas: 01 de julho a 17 de agosto de 2014.
    •    Divulgação dos resultados: 02 de setembro de 2014.
    •    Inscrição de participantes com apresentações artísticas e trabalhos aprovados (com garantia de publicação nos anais) e ouvintes:  até 15 de setembro.
    ⁃    Obs.: após esta data não haverá mais inclusão do trabalho na programação.
    •    Inscrição de participantes ouvintes: até 27 de setembro ou no evento.

3. MODALIDADES DE TRABALHOS

    •    Comunicação Oral: Nesta modalidade serão aceitas submissões de relatórios de pesquisas com dados parciais ou conclusivos (introdução/revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão de dados, considerações finais e referências). 
    •    Poster: Nesta modalidade serão aceitas submissões de relatórios e projetos de pesquisa em andamento (introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados e referências), bem como relatos de experiência (introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão e referências).
    •    Apresentação artística: Nesta modalidade serão aceitas submissões de propostas de performance musical com duração de até 20 minutos. 

4. NORMAS PARA ENVIO DE SUBMISSÕES (para submissão de Comunicação Oral ou Poster)

    a)    As submissões devem ser enviadas através do site do evento: http://sempemufg.weebly.com
    b)    Os arquivos deverão ser nomeados apenas com o título do trabalho ou quando este for muito longo, com abreviação de palavras sem o uso de ponto.
    c)    Além de pontuação, os nomes dos arquivos também não devem conter sinais gráficos de acentuação isolados e os seguintes caracteres: ; , : / \ *
    d)    Serão aceitos arquivos nos seguintes formatos de texto: rtf, docx e doc.
    e)    Os campos obrigatórios do formulário de submissão de trabalhos deverão ser preenchidos, inclusive a síntese da atuação profissional ou formação acadêmica (até 5 linhas, fonte Times New Roman,  tam. 10, espaço simples)
    f)    O autor deve indicar claramente para qual das três áreas temáticas está submetendo seu trabalho:
    ⁃    Performance musical na contemporaneidade, novas tecnologias e inovações. 
    ⁃    Cultura, Sociedade e o fazer musical Contemporâneo.
    ⁃    Metodologias, Tecnologias e Inovações em Educação Musical e Saúde.
    ⁃    Pesquisa em arte e pesquisa artística: questões da produção do conhecimento artístico e do conhecimento científico, convergências, divergências e complementaridade.
    g)    O(s) autor(es) não deve(m) incluir no texto seu(s) nome(s) o quaisquer referências bibliográficas a si próprios ou informações pessoais (e-mails, etc.) que possibilitem sua identificação.
    h)    O texto a ser publicado (Comunicação Oral ou Poster) deverá ter entre 12000 e 16000 palavras (excluindo-se as referências).
    i)    A formatação geral do texto deve seguir o seguinte padrão:
    ⁃    Margens: dir. 2,5cm; esq. 3,0cm, sup. 3,0cm e inf. 2,5cm.
    ⁃    Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12.
    ⁃    As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 10 e sem as aspas. 
    j)    As citações em documentos devem obedecer a norma da ABNT NBR10520:2002.
    k)    As palavras-chave deverão ser apresentadas em português e ser descritores específicos do assunto apresentado no texto.
    l)    As notas de texto deverão ser colocadas ao final do texto (como endnotes), precedendo as referências;
    m)    As normas de editoração devem seguir o detalhamento abaixo. 
    n)    A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, ouvidos consultores ad-hoc.
    o)    Casos omissos serão analisados pela comissão organizadora, ouvidas as comissões setoriais.

5. NORMAS PARA FORMATAÇÃO DAS REFERÊNCIAS

Inclua somente as obras citadas no corpo do artigo. Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2002, abaixo exemplificadas. O espaçamento das referências é simples com um espaço entre cada entrada.

Livros: 
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research Methods in Education.  4. ed.  London: Routledge, 1994.

Partes de livros (capítulos, artigos etc.)
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da Parte: subtítulo. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

WEBSTER, Peter R. Research on Creative Thinking in Music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

Artigos em periódicos: 
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do Artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, ano. página inicial-final do artigo.  

LOANE, Brian. Thinking About Children’s Compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, 1984. p. 205-231.

Trabalhos em anais de eventos científicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. 

DELALANDE, François. A Criança do Sonoro ao Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais. Salvador: ABEM, 2000. p. 48-51.

Artigos na Internet
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Editor/Organizador. Titulo da Obra . Endereço eletrônico. Data de Acesso.

DUNSBY, Jonathan. Performance, In: MACY, Laura (ed.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Disponível em <http://www.grovemusic.com/shared/views/ article.html?Section=music.43819.1>.  Acesso em: 08 out 2001.

Partituras Publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Local de publicação: Editora, ano de publicação. 

MOZART, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Libretto por Lorenzo da Ponte com versão em inglês de W. H. Auden e Chester Kallman. New York: G. Schimer, 1961.

Partituras não publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra (informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição. 

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. Partitura. São Paulo: manuscrito, 1992.

CUNHA, Estércio Marquez. Movimento para Contrabaixo e Orquestra. Partitura. (Ed. Sonia Ray). Goiânia: Editorado no Programa Finale, 2003.

Documento sonoro
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da gravação. Tipo de gravação. CD número de série. Identificação da Gravadora, ano de lançamento.

EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999.

Gravações em Vídeo
TÍTULO do vídeo. Produção (direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de registro (DVD, Videocassete, Filme) duração da gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação. 

Itzak Perlman: in My Case Music. Produzido e dirigido por Tony DeNonno. Videocassete, 10 min. New York: DeNonno Pix, 1985.

Entrevistas não publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome e Sobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. Local. 

NORMAN, J. Entrevista de José Silva em 20  nov. 1998. Chicago. Gravação em cassete. Chicago Symphony Hall.

Notas no corpo do texto sem citação literal
(Sobrenome, ano de publicação)

Exemplo: (Norman, 1998)

Notas no corpo do texto com citação literal
Neste caso a citação deve vir com aspas e traduzida (se em língua estrangeira) - Sobrenome, ano de publicação. Página de onde foi tirada a citação

Exemplo: (Norman, 1998. p. 236).


6. TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DE PÔSTERES 
 
Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros até 1 metro (no máximo) de largura e de 1 metro até 1,20 metros (no máximo) de altura. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam leitura a três metros de distância. Abaixo do título deverá aparecer nesta ordem: nome dos autores, unidade acadêmica, instituição de origem e endereço eletrônico.
 
O texto deverá conter as mesmas informações do resumo, porém de forma super reduzida, com o mínimo de texto e muitas ilustrações. Recomenda-se utilizar fotografias, gráficos e figuras com alta definição. Deverão ser utilizadas letras que permitam a leitura a dois metros de distância (tamanho médio da letra 5 cm de altura).

Os pôsteres serão afixados no dia 29 de setembro a partir das 10h00 e retirados dia 01 de outubro às 17h00, em área previamente definida pela Comissão Científica do SEMPEM.


7. NORMAS PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE PERFORMANCE

    a)    As propostas devem ser enviadas através do site do evento http://sempemufg.weebly.com
    b)    A proposta deverá ter duração máxima de 20min.
    c)    O intérprete ou responsável pelo grupo deve informar: nome da obra, duração, data de composição, nome do compositor, data de nascimento e morte (se for ao caso) do compositor, nome do arranjador e data do arranjo.
    d)    O responsável pelo grupo deve informar os seguintes dados: a) sobre cada membro do grupo: nome artístico, nome completo, instrumento, e-mail, telefone e b) sobre o grupo: um único texto de até 150 palavras apresentando o grupo e a obra a ser apresentada.
    e)    Um vídeo da proposta de performance deve ser postado no Youtube e o link informado na ficha de inscrição. O vídeo deve ter a versão completa da proposta com os mesmos intérpretes que pretendem apresentá-la no XIV SEMPEM.
    f)    O responsável pela inscrição deve se certificar de que, se aprovada a proposta, todos os integrantes do grupo se inscrevam no evento até 15 de setembro ou a apresentação do grupo não será agendada.
    g)    A organização do evento não se responsabiliza pelo fornecimento de instrumentos, estantes ou equipamentos para as apresentações, exceto piano.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140701/1d1b0154/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Chamada de Trabalhos XIV SEMPEM.rtf
Tipo: text/rtf
Tamanho: 22513 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140701/1d1b0154/attachment.rtf>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L