[ANPPOM-Lista] Boa matéria para refletir sobre nosso sistema de pesquisa

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Jul 1 16:52:46 BRT 2014

Marcos,

Em outras palavras, não é porque todo mundo faz, ou porque todos pensam
> assim ou assado, que temos que nos limitar a repetir o procedimento que
> garante Qualis ou seja qual for outro índice, em nome de uma "excelência
> acadêmica" que só existe no idealismo de alguns. Os caminhos e métodos são
> diversos e a pesquisa desinteressada traz inúmeros resultados, como mostra
> o artigo no link abaixo, sobre "Valorizar estudos avançados é superar a
> tendência imediatista das universidades de saber cada vez mais sobre cada
> vez menos"

​Eu concordo inteiramente quanto a isso. Só não achei que o texto
acrescentasse alguma coisa a um debate que já vem sendo travado desde
Bertrand Russell:

Every morning I would sit down before a blank sheet of paper. Throughout

Abraço,

Carlos​