[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] Texturas Musicais

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Maio 13 14:30:32 BRT 2014

Hugo,

Como você deve ter observado, em minhas respostas, tomei "textura" como
caso particular de vocabulário descritivo --- necessariamente metafórico ou
metonímico -- da sonoridade (ou, em termos técnicos, do objeto sonoro ou
musical). Minhas análises sempre vão nesse sentido, que é o de uma razão
sensível. Um precedente mais sensível é André Boucourechliev em suas
análises de Beethoven, outro, mais racional, são as análises de Beethoven
por Willy Corrêa de Oliveira.

Meus objetos de pesquisa contudo têm sido (e continuarão sendo por um longo
período) diferentes: utilizo três bases arquetípicas de três décadas
sucessivas do Funk Carioca -- o Volt Mix, o Tamborzão e o Beatbox; e busco
sincronismos entre transformações da sonoridade e eventos políticos.

Abraço,

Carlos

--
carlos palombini