[ANPPOM-Lista] Fwd: RILM - Academia Brasileira de Música

Profa. Dra. Maria Alice Volpe volpe em musica.ufrj.br
Dom Abr 26 09:24:00 BRT 2015


Encaminhando para a lista da ANPPOM...


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Andre Cardoso <andrecardoso em musica.ufrj.br>
Data: 25 de abril de 2015 23:22
Assunto: Re: RILM - Academia Brasileira de Música
Para: Damián Keller <musicoyargentino em gmail.com>
Cc: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>, Diósnio Machado
Neto <diosnio em gmail.com>, Maria Alice volpe <volpe em musica.ufrj.br>


Prezado Damián

Obrigado por enviar a mensagem e contribuir com informações importantes.
Elas reforçam a necessidade de um debate mais amplo e aprofundado sobre as
questões colocadas. Me parece claro que a aceitação passiva das regras
impostas por determinados organismos internacionais, o sistema R sendo um
deles, nos coloca em posição frágil.

Trabalhamos voluntariamente para o RILM e para ter acesso aos resumos
precisamos pagar. Não me parece a melhor das situações.

A Academia Brasileira de Música ao se posicionar claramente sobre a
questão, o acesso pago a informações geradas por nós mesmos, abre a
possibilidade de debate. A ANPPOM me parece o fórum mais adequado para tal
discussão. Como instituição que reúne os pesquisadores brasileiros da área
da Música certamente terá mais condições e legitimidade para propor
alternativas, levando em consideração inclusive as diferenças regionais,
como você pontua.

Atenciosamente

André Cardoso

Em 24 de abril de 2015 14:00, Damián Keller <musicoyargentino em gmail.com>
escreveu:

> Caros André, Maria Alice e colegas,
>
> Gostaria de sublinhar a colocação do professor Diósnio, trazendo a
> discussão para o contexto mais amplo da produção e do acesso ao
> conhecimento.
>
> > Considero a participação brasileira nos repositórios R importante. Ela
> integra ao mesmo tempo que divulga. No entanto, não posso deixar de
> manifestar que não é possível não termos uma contrapartida em forma de
> livre acesso quando os dados se referem a nossa própria produção.
>
> A tendência atual é clara. Existe um aumento no acesso livre à produção
> científica e artística impulsionado pelo baixo custo de publicação na
> internet. Porém simultaneamente existe a tendência (fortemente induzida
> pelas editoras) de repassar o custo da publicação dos leitores para os
> autores. A nível internacional, essa prática já está institucionalizada em
> dois âmbitos: os eventos científicos (que cobram taxas abusivas sem fazer
> diferença entre pesquisadores de países centrais e periféricos) e os corpos
> editoriais dos periódicos de acesso restrito (que usam o trabalho altamente
> especializado dos pesquisadores, sem retribuição efetiva pelo tempo
> investido).
>
> Ao ceder nosso trabalho para repositórios de acesso pago, ajudamos a
> legitimar mais uma instância do lucro através da produção acadêmica. Essa
> produção no Brasil é financiada pela verba para as universidades públicas.
> Porém essa verba não é distribuída de maneira uniforme. Ao concordar com o
> acesso restrito, ajudamos a legitimar a exclusão efetiva dos pesquisadores
> que estão trabalhando em universidades periféricas.
>
> O acesso a verba para pesquisa na região Sudeste, na forma de apoio a
> participação em eventos, taxas para publicação e subscrição a periódicos e
> repositórios, pode exigir tempo e dedicação mas não é inviável. Em outras
> regiões, com destaque para o Norte e Nordeste, o acesso é simplesmente
> aleatório. O CNPq destina menos de 4% do seu orçamento para o Norte e desde
> 2012, zero para produtividade em pesquisa em Artes. Só para citar um
> exemplo próximo, a FAPAC não financia projetos de pesquisa em Artes.
> Portanto, aqui não temos nenhum programa de apoio a publicações de
> resultados de pesquisa, nem apoio para acesso a repositórios fechados.
>
> Resumindo, tanto a nível internacional quanto regional, quem paga o preço
> da restrição no acesso à produção em pesquisa somos nós, pesquisadores.
>
> Abraços,
> Damián
>
>
> Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
> NAP | sites.google.com/site/napmusica
>
>
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