[ANPPOM-Lista] Composition is not research???

Jorge L. Santos jorgelsantos02 em gmail.com
Seg Dez 14 00:30:40 BRST 2015


Olá Dr. K

Irei dar uma lida nos links.

Esse tipo de discussão é meio interditada nos meios acadêmicos da área,
principalmente se proposta por alguém "irrelevante" (como eu) aos olhos dos
acadêmicos. Escrever e publicar um artigo discutindo isso ou outras
práticas da música de concerto acaba só sendo possível fora dos
veículos/periódicos da área, pois a defesa do campo acaba tornando,
erroneamente, uma espécie de defesa de si próprio.

Att,


Jorge L. Santos <http://jorgesantosmusica.wordpress.com/>
Rio de Janeiro
55 21 980508454
website <http://jorgesantosmusica.wordpress.com/>
ProjetoBC - Compositores <http://projetobc.com/>
Academia <https://unicamp.academia.edu/JorgeSantos>

<https://www.facebook.com/jorge.lima.santos>
<https://twitter.com/jorsantos02>

2015-12-13 21:30 GMT-02:00 Dr. K <musicoyargentino em gmail.com>:

> Caro Jorge Santos,
>
> Obrigado por contribuir argumentos (atitude muito diferente dos "berros"
> do nosso colega Croft). Para os usuários de facebook copio abaixo o
> endereço da troca acontecendo em paralelo sobre o mesmo assunto. Achei a
> resposta do Ian Pace equilibrada e bem fundamentada. Dessa resposta resgato
> a definição de pesquisa usada na Inglaterra e pergunto, ela não se aplica
> às práticas criativas?:
>
> 1. For the purposes of the REF, research is defined as a process of
> investigation leading to new insights, effectively shared.
> 3. It includes research that is published, disseminated or made publicly
> available in the form of assessable research outputs, and confidential
> reports (as defined at paragraph 115 in Part 3, Section 2). (p. 48).
>
> Agora respondendo parte dos questionamentos levantados na tua mensagem...
>
> > A reação do "campo" ao texto do Croft só demonstra como as vozes deste
> campo estão mais preocupados em manter seu status acadêmico do que em
> realmente tornar a pesquisa na área algo coerente e socialmente relevante.
>
> Meu argumento principal foi: aqui no Brasil estamos de fato discutindo o
> assunto, portanto existe a intenção de mudar o enfoque. Vou colocar
> exemplos concretos abaixo.
>
> > Enquanto isso, a composição (acho que o problema é ainda maior na
> "performance" - aquele tipo de pesquisa em que o sujeito faz uma análise da
> música e depois sugere uma digitação ou interpretação) até por sua tradição
> individualista, centrada no gênio individual, é na maioria das vezes um
> teoria/método de um homem só.
>
> Concordo completamente. A atitude do Grupo de Música Ubíqua (g-ubimus)
> envolve tanto uma mudança de método quanto de objeto de estudo. Nosso
> trabalho é feito em rede. Trocamos ferramentas, materiais e resultados
> entre os vários grupos de pesquisa que compõem o g-ubimus. O foco da
> pesquisa passa a ser o processo criativo, colocando o produto em segundo
> plano. Vc pode ver alguns exemplos nos anais dos últimos workshops:
> http://lammax.lnu.se/ubimus/,
> http://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica.
>
> > A partir do momento que deixou de haver um paradgima único do que é a
> "boa composição" [ e não estou defendendo a volta de disso, claro] uma
> análise racional do resultado (de uma obra) se tornou tecnicamente inviável,
>
> Neste ponto não concordamos. Se substituímos o termo <bom> por <criativo>,
> temos sim métodos para avaliar se um produto ou um resultado é relevante.
> No painel sobre música ubíqua do congresso da Anppom 2014 tem alguns
> exemplos:
> http://www.anppom.com.br/anais/category/137-subarea-musica-e-interfaces-cognicao-dramaturgia-e-audiovisual-midia-musicoterapia-semiotica?download=1584:desafios-da-pesquisa-em-musica-ubiqua
>
> > Na composição acadêmica o mundo se volta para o self, é como se a
> composição fosse um fenômeno puramente individual.
>
> Concordamos. Esse é um dos aspectos das práticas criativas fortemente
> criticado nos trabalhos sobre música ubíqua.
>
> Damián
>
>
> Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
> NAP | sites.google.com/site/napmusica
>
>
>
> https://www.facebook.com/valerio.f.dacosta/posts/10206874211766709?comment_id=10206880652447722&notif_t=feed_comment_reply
>
> https://ianpace.wordpress.com/2015/12/09/video-of-research-seminar-on-composition-and-performance-as-research-and-some-wider-responses-to-john-croft-and-others/
> http://ubimus.eu
>
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