[ANPPOM-Lista] atribuição de "mulato calado"

climério de oliveira santos zabumba2 em gmail.com
Qui Fev 19 11:44:32 BRST 2015

Olá, Carlos e demais interessados.

Ventilaram cá os meus botões: Talvez tenha ocorrido algo parecido com a
canção "Chiclete com banana", assinada oficialmente por Almira Castilho e
Gordurinha, mas composta pelos autores oficiais juntamente com Jackson do
Pandeiro (parceiro de trabalho e marido de Almira). A biografia de Jackson
escrita por F. Moura e Zé Vicente traz um longo depoimento de Almira
Castilho que menciona o caso de "Chiclete com banana" e ainda explica
porque assinava algumas canções de Jackson e vice-versa:

"Eu não podia assinar composição com Jackson, ele era da UBC e eu da
SBACEM. Como tudo o que fazíamos era em conjunto, quando aparecia algum
parceiro, ora registrava ele, ora eu, dependendo da sociedade do
camarada..." (MOURA & VICENTE, 2001:268).

Teria o caso de "Mulato calado" algo a ver com essa ocorrência de "Chiclete
com banana"?

Abraços,

Climério de Oliveira.

Em 16 de fevereiro de 2015 14:43, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
escreveu:

> ​Alguém saberia me dizer com que base "Mulato calado" é atribuído a Wilson
> Batista? No acervo do Instituto Moreira Salles, a gravação, por Aracy de
> Almeida, em 1947, aparece como de autoria de Benjamin Batista e Marina
> Batista (acervo Franceschi). No acervo Tinhorão do IMS, a partitura
> impressa, também de 1947, aparece como de Benjamin Batista.
>
> O livro *Wilson Batista e sua época*, de Bruno Ferreira Gomes (Funarte,
> 1985), não cita a música, mas também não fala dos dons musicais de Marina
> Silva Batista, esposa do compositor, e, para completar, ainda chama um
> [...]

(81) 9945-9434

Aguardo sua resposta.