[ANPPOM-Lista] Fwd: Museu Virtual de Instrumentos Musicais na revista Ciência Hoje....

Adriana Balleste adriballeste em gmail.com
Seg Mar 2 17:27:04 BRT 2015

Olá Profs Marcos Lucas e Marcus Wolff

Gostei muito dos comentários, que podem aparentemente soar como uma
crítica,
mas são uma forte justificativa para o projeto que estamos iniciando com um
grupo da Universidade Nova de Lisboa.
Nesse projeto visamos estabelecer um tesauro/taxonomia/ontologia para a
terminologia dos instrumentos musicais em língua portuguesa levando em
consideração as diferenças nos distintos  países lusófonos.

No projeto do museu MVIM fizemos um esforço muito grande para definir um
nome para cada instrumento, com base na denominação genérica e corrente
pelo qual o instrumento é conhecido, mas essa tarefa se mostrou muito
difícil, pois não há ainda em língua portuguesa um vocabulário padronizado
para tal finalidade.

Partimos das informações de catálogos antigos do Museu Delgado de Carvalho,
catálogos de acervos de museus nacionais e internacionais, dicionários
especializados (Grove Music Online; o Dicionário Grove de Música – edição
concisa (1994); o The New Harvard Dictionary of Music (1986), o The New
Grove Dictionary of Music and Musicians (2001)) e os sites de museus de
musica: Museu de Música de Lisboa, Musée da Cité de la Musique de Paris,
Musée des Instruments de Musique de Bruxelas, Horniman Public Museum de
Londres, Musical Instrument Museum Online (MIMO), The Metropolitan Museum
of Art.

Decidimos, com base nas normas definidas para museus internacionais
(ICOM/CIMCIM), definir além de um campo "nome do instrumento", um campo
para "nomes adicionais" no qual listamos outras designações para o
instrumento encontradas em diferentes fontes.

Aproveito para convidá-los, também, a opinar e trazer a tona outros nomes
pelos quais são conhecidos os instrumentos em língua portuguesa.

Vamos gostar muito de contribuições e parcerias nessa área...

Um abraço
Adriana Ballesté