[ANPPOM-Lista] II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens UFJF

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Set 14 11:47:02 BRT 2015


*COMUNICAÇÕES ORAIS:*

Envio de resumos: até 25 de setembro de 2015.

Divulgação dos resumos aprovados: até 16 de outubro de 2015.

Envio de artigos completos: até 20 de novembro de 2015.

Envio de resumos e artigos completos para o seguinte e-mail:
seminarioppgacl em gmail.com

Somente pesquisadores doutores e mestres, além de alunos vinculados a
programas de pós-graduação *lato sensu* e *stricto sensu, *poderão
apresentar Comunicações Orais durante o II Seminário de Pesquisas em Artes,
Cultura e Linguagens.

Os trabalhos aceitos e apresentados pessoalmente durante o evento serão
publicados nos Anais que, por sua vez, serão disponibilizados, após, em
http://www.ufjf.br/seminarioacl/.

O resumo deve ser enviado em .doc ou .docx, com no mínimo 2000 e no máximo
3000 caracteres (incluindo espaços), fonte Times New Roman, tamanho 12,
espaçamento 1,5. O documento deve seguir a estrutura abaixo:

   - título da comunicação centralizado e em negrito;
   - nome de quem está propondo centralizado;
   - sua instituição de origem centralizado;
   - resumo;
   - entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto;
   - referências bibliográficas.

Obs: O currículo resumido daquele que está propondo deve ser colocado em
nota de rodapé, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, e
conter a sua titulação máxima, endereço eletrônico, telefone de contato e
eixo temático no qual o trabalho se insere.

Os artigos completos deverão ser enviados em .doc ou .docx após o aceite,
com no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, incluindo resumo, imagens, tabelas,
gráficos, notas e referências bibliográficas. O título, a autoria, a
instituição de origem, o resumo, as palavras-chave, as notas e as
referências bibliográficas seguirão o mesmo padrão que foi apresentado no
parágrafo anterior. Do mesmo modo, as normas da ABNT deverão ser observadas
nas citações ao longo do texto.

Os Eixos Temáticos contemplados pelo II Seminário de Pesquisas em Artes,
Cultura e Linguagens dialogam com as linhas de pesquisa do Programa de
Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens.

*Arte, Moda: História e Cultura*

A linha de pesquisa investiga as artes visuais e a moda, em seus movimentos
de reflexão e produção, a partir de abordagens teóricas e metodológicas
embasadas em processos e interpretações históricas e culturais, na
convergência com a área das ciências humanas.

As sessões se relacionam aos seguintes subtemas:

   - Artes visuais e ciências sociais.
   - História, teoria e crítica da arte contemporânea.
   - Gênero e artes visuais.
   - Teorias e processos criativos das artes visuais.
   - Moda: História, Cultura e Sociedade.
   - Moda e Mídia.
   - Moda e processos de subjetivação.

*Cinema e Audiovisual*

A linha de pesquisa concentra-se em reflexões teóricas sobre o cinema e o
audiovisual, com referencial teórico voltado às questões relacionadas à
narrativa, à estética e à história do cinema. Ademais, problematiza
diálogos interdisciplinares com as demais artes e os campos do saber.

As sessões se relacionam aos seguintes subtemas:

   - Cinema e tecnologia.
   - O som no cinema.
   - Animação, processos e técnicas.
   - Cinema e educação.
   - Cinema, política e movimentos sociais.
   - Cinema, memória e história.
   - Feminismo, relações de gênero e cinema.
   - Autoria no cinema.
   - Gêneros cinematográficos.
   - Análises fílmicas e de sequências.
   - Narrativas Seriadas.
   - Linguagem Documental.

*Artes Visuais, Música e Tecnologia*

Articulando campo discursivo e prática, a linha de pesquisa trabalha com
processos e contextos de criação contemporânea, articulando cultura e
linguagem digital e seus desdobramentos nas artes visuais e na música.

As sessões se relacionam aos seguintes subtemas:

   - Artes e cultura digital.
   - Análise musical.
   - Composição assistida por computador (CAC).
   - Música eletroacústica.
   - Processos criativos em arte e tecnologia.

*MINICURSOS*

Envio de propostas de minicursos: até 16 de outubro de 2015.

Divulgação dos minicursos aprovados: até 25 de outubro de 2015.

Envio das propostas de minicursos para o seguinte e-mail:
seminarioppgacl em gmail.com

Somente pesquisadores doutores e mestres, além de alunos vinculados a
programas de pós-graduação *lato sensu* e *stricto sensu, *poderão propor
minicursos durante o II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e
Linguagens. No entanto, toda a comunidade acadêmica poderá participar dos
minicursos.

A proposta de minicurso deve ser enviada em .doc ou .docx, com no mínimo
3000 e no máximo 4000 caracteres (incluindo espaços), fonte Times New
Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. O documento deve seguir a estrutura
abaixo:

   - título do minicurso centralizado e em negrito;
   - nome de quem está propondo centralizado;
   - sua instituição de origem centralizado;
   - proposta de minicurso;
   - entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto;
   - referências bibliográficas.

Obs: O currículo resumido daquele que está propondo deve ser colocado em
nota de rodapé, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, e
conter a sua titulação máxima, endereço eletrônico e telefone de contato.

*PROPOSTAS ARTÍSTICAS:*

O II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens também aceitará
propostas artísticas (desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia,
vídeo, performance, instalação, ação, interferência, ou qualquer linguagem
que não comprometa a integridade física do espaço). Os proponentes podem se
inscrever individualmente ou como parte integrante de um coletivo. As
inscrições para propostas artísticas são abertas para o público em geral.

Envio das propostas artísticas: até 16 de outubro de 2015.

Divulgação das propostas artísticas aprovadas: até 25 de outubro de 2015.

Envio das propostas artísticas para o seguinte e-mail:
seminarioppgacl em gmail.com. Além do texto, também devem ser enviadas imagens
e links para a visualização do trabalho online.

A proposta artística deve ser enviada em .doc ou .docx, com no máximo 500
palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. O documento
deve seguir a estrutura abaixo:

   - título da proposta artística centralizado e em negrito;
   - nome de quem está propondo centralizado;
   - sua instituição de origem centralizado (se houver);
   - proposta artística;
   - entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto;

Obs: O currículo resumido daquele que está propondo deve ser colocado em
nota de rodapé, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, e
conter a sua titulação máxima, endereço eletrônico e telefone de contato.

Propostas em vídeo (curtas-metragens, videoarte, filmes) devem ser enviados
através de link a ser inserido no respectivo espaço no formulário de
inscrição. Serão aceitos apenas links para visualização streaming (Youtube
ou Vimeo e similares). Os vídeos serão exibidos em uma mostra dentro da
programação.

Os proponentes terão total responsabilidade sobre os direitos autorais da
apresentação das propostas artísticas.

O II SPACL não oferece cachê nem ajuda de custo aos proponentes ou
coletivos que forem selecionados.

Equipamentos necessários para a exposição (computadores, TV’s, telas,
cabos, data-show ou eventuais equipamentos multimídias) serão de inteira
responsabilidade dos proponentes no transporte e durante o período de
exposição.

A presença dos proponentes na montagem de seu trabalho é obrigatória.

As despesas de envio e retorno das obras são de inteira responsabilidade
dos proponentes.

A desmontagem dos trabalhos deve acontecer incondicionalmente após o
encerramento do Seminário e é de inteira responsabilidade dos proponentes.
Os trabalhos que não forem retirados após o encerramento do evento não são
de responsabilidade do II SPACL, do IAD ou da UFJF.

O II SPACL fica isento de qualquer responsabilidade por eventuais danos
ocorridos às obras enviadas, durante o transporte e o período de exposição.

Caso selecionados, os proponentes, desde já, autorizam o II SPACL a
utilizar imagens dos trabalhos para divulgação, em mídia impressa e
eletrônica, sem nenhuma remuneração, a qualquer título.

https://artesculturalinguagens.wordpress.com/chamada-de-trabalhos/
-- 
carlos palombini, ph.d. (dunelm)
professor de musicologia ufmg
professor colaborador ppgm-unirio
www.proibidao.org
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150914/165adc34/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L