[ANPPOM-Lista] Suzana Herculano-Houzel na BBC Brasil

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sáb Jun 4 22:48:24 BRT 2016

Certamente vem ocorrendo a "carta marcada" em muitos casos, oque deve e tem
> como ser evitado/minimizado e combatido.
> Mas eu posso contar uma experiência própria em que isso não ocorreu:
> Eu fiz um concurso numa UF, onde todas as pessoas da banca me conheciam e
> alguns me têm muita amizade. A pessoa que ficou na primeira colocação não
> conhecia ninguém da banca. Eu fiquei em segundo e, como só havia uma vaga,
> não fui chamado. E acredito que o resultado foi justo.
>
> Terá sido essa a única exceção? O que vocês acham?

​Não, não foi a única exceção, mas minha própria experiência me diz que foi
uma exceção. De minha parte, posso dizer que não participei de um único
concurso público ou prova de progressão que não fosse, *bel et bien*, treta​
​, inclusive o que resultou em minha contratação, uma treta que deu errado,
pois o candidato escolhido, um mês após sua contratação, desentendeu-se com
sua Padroeira, disse adeus e foi-se embora. O à vontade era tanto que ele
havia dedicado a um de seus intercessores um artigo denominado "Evoé, meu
rei", mas nem por isso o referido intercessor sentiu-se constrangido em
participar da banca. Ele provavelmente também se indigne contra "a
corrupção", já que, tudo indica, somos mesmo o país da piada pronta. O
concurso para professor titular de que participei foi outra, reconhecida
inclusive pelo chefe de departamento, que rezou para que ninguém o
impugnasse, plenamente consciente do descumprimento do edital.
Desnecessário dizer, não houve falta de titulares e pseudo-titulares na
banca, carreiras administrativas fantasiadas de carreiras de pesquisa, para
endossar a fraude. Finalmente, em uma prova de progressão para professor
associado, mais uma treta, resolvi entrar na justiça, e o resultado, em
primeira instância, se encontra aqui:

http://goo.gl/OTY349

Durmam bem e protestem contra "a corrupção", sobretudo, a própria.

Carlos

​