[ANPPOM-Lista] Suzana Herculano-Houzel na BBC Brasil

climério de oliveira santos zabumba2 em gmail.com
Dom Jun 5 14:49:52 BRT 2016

Eu fiz poucos concursos até agora, tenho uma experiência neófita e,
portanto, prefiro atentar para o que estão dizendo as pessoas com mais
experiência. É uma situação preocupante e que merece total atenção da
comunidade acadêmica. Se os concursos estão mergulhados em fraudes, é
necessário que a comunidade acadêmica discuta, aponte soluções e faça
encaminhamentos ao MEC, ao Ministério Públicos e às demais instâncias
pertinentes. Devemos tomar as medidas cabíveis no sentido de evitar a
fraude. Devemos também estimular as pessoas a impetarem ação judicial
quando perceberem falhas nos concursos. As pessoas costumam ficar com
receio de acionar a Justiça devido a um pensamento tacanho e corriqueiro de
que quem o faz fica "queimado". Ora, quem é preterido de modo fraudulento
já está sendo "queimado", ao que me parece.
A leitura pública da prova escrita é um procedimento que melhora a
transparência dos concursos, não acham? Mas nem todos os editais adotam a
leitura pública e nós podemos agir no sentido de incluir este procedimento
na Lei, não podemos?

Alguém pode sugerir outros procedimentos que podem ser adotados?

Vamos em frente com esse diálogo.

Climério.