[ANPPOM-Lista] esta lista e esta associação

Luciano Morais lucianocesar78 em yahoo.com.br
Sáb Jun 25 09:16:46 BRT 2016


     Aceitar que uma mensagem como a de Fausto Borem, criticando a divulgação da reação crítica de uma associação internacional de sociologia ao que metade dos brasileiros têm reconhecido como GOLPE, é tomar um partido político sim. Estou de acordo com o Carlos.
    Que se deixe ambos os lados se manifestarem! Ou nenhum! O que é impossível, porque silenciar sobre questões políticas é tudo o que o presidente interino quer ("não fale em crise, trabalhe!"). Se alinha com ele quem pretende censura aos tópicos em debate. 
    A mensagem do Carlos tinha ainda um propósito de alertar para uma medida quanto ao funcionalismo federal, o que incide diretamente sobre a condição de ensino, pesquisa e extensão nas universidades federais, abrindo um precedente já em curso nas estaduais. Aqui, discordo de Carlos: a mensagem não diz respeito a "boa parte da lista", diz respeito a toda ela. 
     Além do mais, Palombini é o membro que, de longe, mais tem divulgado congressos, concursos, colóquios, bolsas e eventos para todas as áreas nesta lista. E a censura - sim, foi censura - à divulgação da atos do atual governo - e digo "atual" para agradar aos que tomaram o partido dos golpistas - afeta diretamente a condição democrática (portanto, acadêmico) desta instituição.
    Solicito, como membro, que a diretoria se retrate e discuta com os moderadores os critérios de exclusão das mensagens. Não se trata de abrir as portas da ANPPOM para uma horda de politiqueiros. O momento político que estamos vivendo é de exceção, pelo menos para uma parte significativa da universidade brasileira que compõe o povo inteiro, tanto que é a primeira vez que estamos assinando com um "fora algum". Na eleição ninguém divulgou nada sobre petróleo, helicoca, coxinhas ou mortadelas.   
      Eu já tive sérios confrontos com o Carlos no passado, mas reconheço nele um grande colaborador a todas as áreas aqui discutidas (aliás, já mandei a ele mensagens de baixo calão, censuradas pelo moderados, aí sim com razão, das quais me arrependi, passado o calor dos ânimos da discussão).  E defenderia mesmo o Fausto, se sua mensagem tivesse sido deletada. 
     A Anppom aceitar esse tipo de ação da moderação é algo que afetará profundamente minha relação com a associação, confirmando as piores versões de definição que temos dela à disposição do pensamento crítico. Não acreditando nessas versões, ou entendendo que há movimentos inteligentes, democráticos e interessados não só no debate acadêmico, mas também na noção conjuntural e política que determina esses debates, me levanto em defesa do Palombini e solicito divulgação da mensagem, bem como uma manifestação da diretoria em relação ao moderador. Me sinto censurado junto ao Carlos nessa atitude, pelos motivos acima expostos.

Abraço!
Luciano

> Em 22 de jun de 2016, às 22:50, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com> escreveu:
> 
> 
> Enviei há pouco uma mensagem sobre um projeto de lei que suspende concursos e congela salários do funcionalismo federal. Embora seu conteúdo diga respeito a boa parte dos integrantes desta lista, ele foi considerado inapropriado e não foi portanto transmitido. Entendo que a Anppom tenha tomado partido pela fraude de um governo golpista. Não faço parte disso. Solicito portanto minha remoção desta lista e desta associação.
> 
> Felicidades,
> 
> Carlos
> 
> ​PS: Fineza não enviar convites para participação em comissões científicas.​
> 
> -- 
> carlos palombini, ph.d. (dunelm)
> professor de musicologia ufmg
> professor colaborador ppgm-unirio
> www.proibidao.org
> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
> www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
> scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20160625/1aef5dec/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L