[ANPPOM-Lista] PUBLUCACAO NO DO

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Set 28 13:55:58 BRT 2016

Não sei por que o "mesmo eu" quanto à música de concerto. Eu frequento
concertos desde a infância, já fui, entre tantas outras coisas, um projeto
de concertista, ouvi vanguarda ocidental sistematicamente nos anos 1970,
fiz meu doutorado sobre uma dessas vanguardas nos anos 1990, e jamais diria
que "o formato da música de concerto" esteja esgotado, a não ser para quem
não seja capaz de realizá-lo (eu, inclusive). Escrevo notas de programa
para a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2013, e não continuaria
a fazê-lo não acreditasse nisso ou não gostasse. Aquilo a que me oponho é à
*doxa*, seja ela concertística ou popular: repetir os mesmos clichês, seja
nas hipérboles pomposamente laudatórias da música de concerto ou chulamente
derrogatórias do funk carioca. Ponto importante a ser esclarecido! Quanto a
Freixo ir ou não para o segundo turno, a aliança PSoL/PCB me parece a única
que, inclusive por ter-se mantido à margem do poder, ainda desfrute de
alguma credibilidade. E, sim, tenho críticas a relação do PSoL com o funk
carioca, mas também tenho amigos no partido que estão mais que dispostos a
mudá-la. Seja como for, dado o alto índice de rejeição da candidatura
PMDBista, é menos provável que esta sigla permaneça no poder do que vermos
Freixo chegar ao segundo turno. Parece-me portanto quase inevitável que
toda a rede de patrocínio do PMDB à cultura, com muitos pontos positivos,
sem dúvida, mas também com constrangimentos atestados de cobrança de votos,
esteja para ser desmontada.

Abraço,

Carlos

    Vamos de Mozart, mas de funk tambem, por favor. Depois de ouvir Kazuyto