[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM

Flávia Camargo Toni flictis em usp.br
Sex Set 8 01:44:27 BRT 2017


Olá, também não recebi a resposta da Ângela!
Flávia

2017-09-07 18:22 GMT-03:00 Carolina Couto <ana.carol.couto em gmail.com>:

> Prezados, boa noite!
>
> Estou acompanhando com muito interesse a discussão desse email.
> Observei que Renato Borges menciona mensagem de Angela, que não aparece
> visível para mim.
> Se possível, gostaria muito que fosse reencaminhada, para que eu pudesse
> lê-la também.
>
> abçs
>
> ana carolina couto
>
> <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
> source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
> Livre
> de vírus. www.avast.com
> <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
> source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
> <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>
>
> Em 7 de setembro de 2017 18:08, Renato Borges <renatoptborges em gmail.com>
> escreveu:
>
> > Prezadas Adriana e Angela,
> >
> > sou doutorando no PPGM-UNIRIO sob orientação da Prof. Martha Ulhôa, no
> > início do terceiro ano do curso, escrevendo tese sobre a pesquisa em
> música
> > no Brasil. Acompanho as mensagens na lista, mas, como normalmente não me
> > manifesto por aqui, achei que cabia uma apresentação.
> >
> > Fiquei muito feliz com os seus e-mails, sobretudo nos tópicos sobre o
> > estado do campo (2.2 do email da Adriana e questões trazidas pela
> Angela),
> > pois boa parte do meu esforço de pesquisa tem sido dedicada, por incrível
> > que pareça, a levantar dados que teoricamente seriam simples de termos à
> > mão. Em relação a alguns PPG, dados como a quantidade de
> dissertações/teses
> > defendidas ou o ano de implantação do programa são verdadeiros mistérios,
> > apesar das várias tentativas em descobri-los. Curiosamente, essa semana
> > mesmo eu estava terminando de preparar uma listagem de linhas de pesquisa
> > de 14 PPG de música brasileiros, que apresentarei num colóquio na UNIRIO
> > mês que vem. Envio a lista no final do meu email, para não perturbar a
> > leitura da mensagem, já adiantando a questão 2.2 do email da Adriana.
> >
> > A questão da rotatividade dos pesquisadores (ingressos e “desistências”)
> é
> > algo que particularmente me interessa. Em comunicação escrita com
> Fernando
> > Vago e apresentada no II Congresso da TeMA esse ano, apontamos o número
> de
> > que, dos 220 autores que submeteram comunicações para Composição ou
> Teoria
> > e Análise Musical na ANPPOM entre 2012 e 2016, apenas oito (3,6%) autores
> > estavam presentes nas cinco edições e nada menos que 160 (72,7%)
> > apresentaram em apenas um ano. A nossa comunicação no Congresso da TeMA
> tem
> > muitos dados em relação a essas duas subáreas da ANPPOM em 2012-2016. Às
> > vezes, ela tem número até demais, mas a ideia era de fato registrar
> > informações que pudessem fundamentar discussões mais à frente. A
> professora
> > Ilza Nogueira divulgou a publicação dos anais aqui na lista da ANPPOM há
> > uns dois meses, mas segue o link para agilizar:
> > https://drive.google.com/file/d/0B25FEDImmu_uLVFwZ0JDREZiQ3c/view .
> Nosso
> > texto está na página 146.
> >
> > Gostaria também de indicar, no mesmo link, a comunicação escrita pela
> > Camila Durães Zerbinatti, Isabel Nogueira e Tânia Neiva, que discutem o
> > próprio meio da pesquisa também.
> >
> > Por fim, mas não menos importante, gostaria de parabenizar a presença de
> > debatedores nas conferências do EITAM4, relatado pela Adriana. Funcionou
> > muito bem. O envolvimento prévio dos debatedores com os conferencistas
> > permitiu perguntas muito pertinentes aos temas das conferências, assim
> como
> > uma aproximação das falas originais com o nosso contexto (buscando pontes
> > para conhecimentos não usuais nas nossas discussões e expandindo as
> > discussões com o que temos a oferecer). Espero que a ideia se espalhe!
> >
> > Um abraço a todos,
> >
> > Renato Borges
> >
> > ~
> >
> > Linhas de pesquisa de PPG em música no Brasil (levantamento em
> 04/09/2017)
> >
> > PPGMUS-UDESC
> > 1. Processos e Práticas em Educação Musical
> > 2. Música e Sociedade
> > 3. Processos Criativos em Interpretação e Composição Musical
> >
> > PPGMUS-UFBA
> > 1. Composição
> > 2. Educação Musical
> > 3. Etnomusicologia
> > 4. Execução Musical
> > 5. Musicologia
> >
> > PPG MÚSICA-UFG
> > 1. Música, Criação e Expressão
> > 2. Música, Educação e Saúde
> > 3. Música, Cultura e Sociedade
> >
> > PPGMUS-UFMG
> > 1. Educação Musical
> > 2. Música e Cultura
> > 3. Performance Musical
> > 4. Processos Analíticos e Criativos
> > 5. Sonologia
> >
> > PPGM-UFPB
> > 1. Processos e Práticas Composicionais
> > 2. Processos e Práticas Educativo-Musicais
> > 3. Música, Cultura e Performance
> > 4. História, Estética e Fenomenologia da Música
> > 5. Dimensões Teóricas e Práticas da Interpretação Musical
> >
> > PPGMÚSICA-UFPR
> > 1. Cognição/Educação Musical
> > 2. Composição Musical
> > 3. Musicologia / Etnomusicologia
> >
> > PPGMÚSICA-UFRGS
> > 1. Composição
> > 2. Educação Musical
> > 3. Musicologia/Etnomusicologia
> > 4. Práticas Interpretativas
> >
> > PPGM-UFRJ
> > 1. Música, Educação e Diversidade
> > 2. Etnografia das Práticas Musicais
> > 3. História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
> > 4. Poéticas da Criação Musical
> > 5. Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos
> >
> > PPGMUS-UFRN
> > 1. Processos e Dimensões da Formação em Música
> > 2. Processos e Dimensões da Produção Artística
> >
> > PPGMUS-UnB
> > 1. Processos e produtos na criação e interpretação musical
> > 2. Concepções e vivências no ensino e aprendizagem da música
> > 3. Teorias e Contextos em Musicologia
> >
> > PPG em Música-UNESP
> > 1. (Mestrado) Abordagens históricas, estéticas e educacionais do processo
> > de criação, transmissão e recepção da linguagem musical
> > 2. (Mestrado) Epistemologia e práxis do processo criativo
> > 3. (Doutorado) Música, Epistemologia e Cultura
> > 4. (Doutorado) Teoria e Práxis do Processo Criativo
> >
> > PPG em Música-UNICAMP
> > 1. Estudos instrumentais e Performance musical
> > 2. Música, Cultura e Sociedade
> > 3. Música, Linguagem e Sonologia
> >
> > PPGM-UNIRIO
> > 1. Ensino-aprendizagem em Música
> > 2. Etnografia das Práticas Musicais
> > 3. Documentação e História da Música
> > 4. Linguagem e Estruturação Musical
> > 5. Processos Criativos em Música
> > 6. Teoria e Prática da Interpretação
> >
> > PPG em Música-USP
> > 1. Teoria e Análise Musical
> > 2. Musicologia e Etnomusicologia
> > 3. Performance
> > 4. Questões interpretativas
> > 5. Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
> > 6. Sonologia: criação e produção sonora
> >
> >
> > ________________________________________
> > anppom-l em listas.unicamp.br
> > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> >
> > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> 2016,
> > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> da
> > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
> >
>
>
>
> --
> Depto de Música
> Universidade Federal de Pernambuco
> (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L