[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM

Maria Lucia Pascoal mlpascoal em gmail.com
Seg Set 11 17:14:06 BRT 2017


Cara Adriana,
Seu texto reflete muito bem as necessidades de Teoria e Análise e as nossas
discussões no GT 2017!
Obrigada!!
Agradeço tbm a Renato, que traz levantamento das PGs em música e todas
essas obs. sobre ANPPOM.
Parabéns !!!
Gde abraço,
Maria Lúcia

Em 8 de setembro de 2017 01:44, Flávia Camargo Toni <flictis em usp.br>
escreveu:

> Olá, também não recebi a resposta da Ângela!
> Flávia
>
> 2017-09-07 18:22 GMT-03:00 Carolina Couto <ana.carol.couto em gmail.com>:
>
> > Prezados, boa noite!
> >
> > Estou acompanhando com muito interesse a discussão desse email.
> > Observei que Renato Borges menciona mensagem de Angela, que não aparece
> > visível para mim.
> > Se possível, gostaria muito que fosse reencaminhada, para que eu pudesse
> > lê-la também.
> >
> > abçs
> >
> > ana carolina couto
> >
> > <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
> > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
> > Livre
> > de vírus. www.avast.com
> > <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
> > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
> > <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>
> >
> > Em 7 de setembro de 2017 18:08, Renato Borges <renatoptborges em gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > Prezadas Adriana e Angela,
> > >
> > > sou doutorando no PPGM-UNIRIO sob orientação da Prof. Martha Ulhôa, no
> > > início do terceiro ano do curso, escrevendo tese sobre a pesquisa em
> > música
> > > no Brasil. Acompanho as mensagens na lista, mas, como normalmente não
> me
> > > manifesto por aqui, achei que cabia uma apresentação.
> > >
> > > Fiquei muito feliz com os seus e-mails, sobretudo nos tópicos sobre o
> > > estado do campo (2.2 do email da Adriana e questões trazidas pela
> > Angela),
> > > pois boa parte do meu esforço de pesquisa tem sido dedicada, por
> incrível
> > > que pareça, a levantar dados que teoricamente seriam simples de termos
> à
> > > mão. Em relação a alguns PPG, dados como a quantidade de
> > dissertações/teses
> > > defendidas ou o ano de implantação do programa são verdadeiros
> mistérios,
> > > apesar das várias tentativas em descobri-los. Curiosamente, essa semana
> > > mesmo eu estava terminando de preparar uma listagem de linhas de
> pesquisa
> > > de 14 PPG de música brasileiros, que apresentarei num colóquio na
> UNIRIO
> > > mês que vem. Envio a lista no final do meu email, para não perturbar a
> > > leitura da mensagem, já adiantando a questão 2.2 do email da Adriana.
> > >
> > > A questão da rotatividade dos pesquisadores (ingressos e
> “desistências”)
> > é
> > > algo que particularmente me interessa. Em comunicação escrita com
> > Fernando
> > > Vago e apresentada no II Congresso da TeMA esse ano, apontamos o número
> > de
> > > que, dos 220 autores que submeteram comunicações para Composição ou
> > Teoria
> > > e Análise Musical na ANPPOM entre 2012 e 2016, apenas oito (3,6%)
> autores
> > > estavam presentes nas cinco edições e nada menos que 160 (72,7%)
> > > apresentaram em apenas um ano. A nossa comunicação no Congresso da TeMA
> > tem
> > > muitos dados em relação a essas duas subáreas da ANPPOM em 2012-2016.
> Às
> > > vezes, ela tem número até demais, mas a ideia era de fato registrar
> > > informações que pudessem fundamentar discussões mais à frente. A
> > professora
> > > Ilza Nogueira divulgou a publicação dos anais aqui na lista da ANPPOM
>> > > uns dois meses, mas segue o link para agilizar:
> > > https://drive.google.com/file/d/0B25FEDImmu_uLVFwZ0JDREZiQ3c/view .
> > Nosso
> > > texto está na página 146.
> > >
> > > Gostaria também de indicar, no mesmo link, a comunicação escrita pela
> > > Camila Durães Zerbinatti, Isabel Nogueira e Tânia Neiva, que discutem o
> > > próprio meio da pesquisa também.
> > >
> > > Por fim, mas não menos importante, gostaria de parabenizar a presença
> de
> > > debatedores nas conferências do EITAM4, relatado pela Adriana.
> Funcionou
> > > muito bem. O envolvimento prévio dos debatedores com os conferencistas
> > > permitiu perguntas muito pertinentes aos temas das conferências, assim
> > como
> > > uma aproximação das falas originais com o nosso contexto (buscando
> pontes
> > > para conhecimentos não usuais nas nossas discussões e expandindo as
> > > discussões com o que temos a oferecer). Espero que a ideia se espalhe!
> > >
> > > Um abraço a todos,
> > >
> > > Renato Borges
> > >
> > > ~
> > >
> > > Linhas de pesquisa de PPG em música no Brasil (levantamento em
> > 04/09/2017)
> > >
> > > PPGMUS-UDESC
> > > 1. Processos e Práticas em Educação Musical
> > > 2. Música e Sociedade
> > > 3. Processos Criativos em Interpretação e Composição Musical
> > >
> > > PPGMUS-UFBA
> > > 1. Composição
> > > 2. Educação Musical
> > > 3. Etnomusicologia
> > > 4. Execução Musical
> > > 5. Musicologia
> > >
> > > PPG MÚSICA-UFG
> > > 1. Música, Criação e Expressão
> > > 2. Música, Educação e Saúde
> > > 3. Música, Cultura e Sociedade
> > >
> > > PPGMUS-UFMG
> > > 1. Educação Musical
> > > 2. Música e Cultura
> > > 3. Performance Musical
> > > 4. Processos Analíticos e Criativos
> > > 5. Sonologia
> > >
> > > PPGM-UFPB
> > > 1. Processos e Práticas Composicionais
> > > 2. Processos e Práticas Educativo-Musicais
> > > 3. Música, Cultura e Performance
> > > 4. História, Estética e Fenomenologia da Música
> > > 5. Dimensões Teóricas e Práticas da Interpretação Musical
> > >
> > > PPGMÚSICA-UFPR
> > > 1. Cognição/Educação Musical
> > > 2. Composição Musical
> > > 3. Musicologia / Etnomusicologia
> > >
> > > PPGMÚSICA-UFRGS
> > > 1. Composição
> > > 2. Educação Musical
> > > 3. Musicologia/Etnomusicologia
> > > 4. Práticas Interpretativas
> > >
> > > PPGM-UFRJ
> > > 1. Música, Educação e Diversidade
> > > 2. Etnografia das Práticas Musicais
> > > 3. História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
> > > 4. Poéticas da Criação Musical
> > > 5. Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos
> > >
> > > PPGMUS-UFRN
> > > 1. Processos e Dimensões da Formação em Música
> > > 2. Processos e Dimensões da Produção Artística
> > >
> > > PPGMUS-UnB
> > > 1. Processos e produtos na criação e interpretação musical
> > > 2. Concepções e vivências no ensino e aprendizagem da música
> > > 3. Teorias e Contextos em Musicologia
> > >
> > > PPG em Música-UNESP
> > > 1. (Mestrado) Abordagens históricas, estéticas e educacionais do
> processo
> > > de criação, transmissão e recepção da linguagem musical
> > > 2. (Mestrado) Epistemologia e práxis do processo criativo
> > > 3. (Doutorado) Música, Epistemologia e Cultura
> > > 4. (Doutorado) Teoria e Práxis do Processo Criativo
> > >
> > > PPG em Música-UNICAMP
> > > 1. Estudos instrumentais e Performance musical
> > > 2. Música, Cultura e Sociedade
> > > 3. Música, Linguagem e Sonologia
> > >
> > > PPGM-UNIRIO
> > > 1. Ensino-aprendizagem em Música
> > > 2. Etnografia das Práticas Musicais
> > > 3. Documentação e História da Música
> > > 4. Linguagem e Estruturação Musical
> > > 5. Processos Criativos em Música
> > > 6. Teoria e Prática da Interpretação
> > >
> > > PPG em Música-USP
> > > 1. Teoria e Análise Musical
> > > 2. Musicologia e Etnomusicologia
> > > 3. Performance
> > > 4. Questões interpretativas
> > > 5. Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
> > > 6. Sonologia: criação e produção sonora
> > >
> > >
> > > ________________________________________
> > > anppom-l em listas.unicamp.br
> > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > >
> > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> > 2016,
> > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> > da
> > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
> > >
> >
> >
> >
> > --
> > Depto de Música
> > Universidade Federal de Pernambuco
> > (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp
> > ________________________________________
> > anppom-l em listas.unicamp.br
> > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> >
> > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de
> 2016,
> > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento
> da
> > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
> >
> ________________________________________
> anppom-l em listas.unicamp.br
> Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
> Pesquisa e Pós-Graduação em Música
> https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>
> Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016,
> das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da
> Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são
> veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L