[ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM

Renato Borges renatoptborges em gmail.com
Seg Set 11 18:28:12 BRT 2017


Em tempo!
Reencaminho a listagem, com uma pequena correção: eu estava com as 
linhas do PPGMUS-UFBA desatualizadas.
Obrigado à profa. Diana Santiago pela rapidez e colaboração!
Att.,
Renato

~
Linhas de pesquisa de PPG em música no Brasil (levantamento em 11/09/2017)

PPGMUS-UDESC
1. Processos e Práticas em Educação Musical
2. Música e Sociedade
3. Processos Criativos em Interpretação e Composição Musical

PPGMUS-UFBA
1. Composição e teorias da música: da criação ao ensino
2. Computação musical aplicada
3. Processos, práticas e métodos para formação em música
4. Práticas culturais musicais em perspectiva crítica
5. Processos e práticas em execução musical
6. Memória, documentação e interpretação histórica musicais e relativas 
à música

PPG MÚSICA-UFG
1. Música, Criação e Expressão
2. Música, Educação e Saúde
3. Música, Cultura e Sociedade

PPGMUS-UFMG
1. Educação Musical
2. Música e Cultura
3. Performance Musical
4. Processos Analíticos e Criativos
5. Sonologia

PPGM-UFPB
1. Processos e Práticas Composicionais
2. Processos e Práticas Educativo-Musicais
3. Música, Cultura e Performance
4. História, Estética e Fenomenologia da Música
5. Dimensões Teóricas e Práticas da Interpretação Musical

PPGMÚSICA-UFPR
1. Cognição/Educação Musical
2. Composição Musical
3. Musicologia / Etnomusicologia

PPGMÚSICA-UFRGS
1. Composição
2. Educação Musical
3. Musicologia/Etnomusicologia
4. Práticas Interpretativas

PPGM-UFRJ
1. Música, Educação e Diversidade
2. Etnografia das Práticas Musicais
3. História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
4. Poéticas da Criação Musical
5. Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos

PPGMUS-UFRN
1. Processos e Dimensões da Formação em Música
2. Processos e Dimensões da Produção Artística

PPGMUS-UnB
1. Processos e produtos na criação e interpretação musical
2. Concepções e vivências no ensino e aprendizagem da música
3. Teorias e Contextos em Musicologia

PPG em Música-UNESP
1. (Mestrado) Abordagens históricas, estéticas e educacionais do processo
de criação, transmissão e recepção da linguagem musical
2. (Mestrado) Epistemologia e práxis do processo criativo
3. (Doutorado) Música, Epistemologia e Cultura
4. (Doutorado) Teoria e Práxis do Processo Criativo

PPG em Música-UNICAMP
1. Estudos instrumentais e Performance musical
2. Música, Cultura e Sociedade
3. Música, Linguagem e Sonologia

PPGM-UNIRIO
1. Ensino-aprendizagem em Música
2. Etnografia das Práticas Musicais
3. Documentação e História da Música
4. Linguagem e Estruturação Musical
5. Processos Criativos em Música
6. Teoria e Prática da Interpretação

PPG em Música-USP
1. Teoria e Análise Musical
2. Musicologia e Etnomusicologia
3. Performance
4. Questões interpretativas
5. Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
6. Sonologia: criação e produção sonora

~

On 11/09/2017 17:14, Maria Lucia Pascoal wrote:
> Cara Adriana,
> Seu texto reflete muito bem as necessidades de Teoria e Análise e as 
> nossas discussões no GT 2017!
> Obrigada!!
> Agradeço tbm a Renato, que traz levantamento das PGs em música e todas 
> essas obs. sobre ANPPOM.
> Parabéns !!!
> Gde abraço,
> Maria Lúcia
>
> Em 8 de setembro de 2017 01:44, Flávia Camargo Toni <flictis em usp.br 
> <mailto:flictis em usp.br>> escreveu:
>
>     Olá, também não recebi a resposta da Ângela!
>     Flávia
>
>     2017-09-07 18:22 GMT-03:00 Carolina Couto
>     <ana.carol.couto em gmail.com <mailto:ana.carol.couto em gmail.com>>:
>
>     > Prezados, boa noite!
>     >
>     > Estou acompanhando com muito interesse a discussão desse email.
>     > Observei que Renato Borges menciona mensagem de Angela, que não
>     aparece
>     > visível para mim.
>     > Se possível, gostaria muito que fosse reencaminhada, para que eu
>     pudesse
>     > lê-la também.
>     >
>     > abçs
>     >
>     > ana carolina couto
>     >
>     > <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
>     <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_>
>     > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
>     > Livre
>     > de vírus. www.avast.com <http://www.avast.com>
>     > <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_
>     <https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_>
>     > source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
>     > <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>
>     >
>     > Em 7 de setembro de 2017 18:08, Renato Borges
>     <renatoptborges em gmail.com <mailto:renatoptborges em gmail.com>>
>     > escreveu:
>     >
>     > > Prezadas Adriana e Angela,
>     > >
>     > > sou doutorando no PPGM-UNIRIO sob orientação da Prof. Martha
>     Ulhôa, no
>     > > início do terceiro ano do curso, escrevendo tese sobre a
>     pesquisa em
>     > música
>     > > no Brasil. Acompanho as mensagens na lista, mas, como
>     normalmente não me
>     > > manifesto por aqui, achei que cabia uma apresentação.
>     > >
>     > > Fiquei muito feliz com os seus e-mails, sobretudo nos tópicos
>     sobre o
>     > > estado do campo (2.2 do email da Adriana e questões trazidas pela
>     > Angela),
>     > > pois boa parte do meu esforço de pesquisa tem sido dedicada,
>     por incrível
>     > > que pareça, a levantar dados que teoricamente seriam simples
>     de termos à
>     > > mão. Em relação a alguns PPG, dados como a quantidade de
>     > dissertações/teses
>     > > defendidas ou o ano de implantação do programa são verdadeiros
>     mistérios,
>     > > apesar das várias tentativas em descobri-los. Curiosamente,
>     essa semana
>     > > mesmo eu estava terminando de preparar uma listagem de linhas
>     de pesquisa
>     > > de 14 PPG de música brasileiros, que apresentarei num colóquio
>     na UNIRIO
>     > > mês que vem. Envio a lista no final do meu email, para não
>     perturbar a
>     > > leitura da mensagem, já adiantando a questão 2.2 do email da
>     Adriana.
>     > >
>     > > A questão da rotatividade dos pesquisadores (ingressos e
>     “desistências”)
>     > é
>     > > algo que particularmente me interessa. Em comunicação escrita com
>     > Fernando
>     > > Vago e apresentada no II Congresso da TeMA esse ano, apontamos
>     o número
>     > de
>     > > que, dos 220 autores que submeteram comunicações para
>     Composição ou
>     > Teoria
>     > > e Análise Musical na ANPPOM entre 2012 e 2016, apenas oito
>     (3,6%) autores
>     > > estavam presentes nas cinco edições e nada menos que 160 (72,7%)
>     > > apresentaram em apenas um ano. A nossa comunicação no
>     Congresso da TeMA
>     > tem
>     > > muitos dados em relação a essas duas subáreas da ANPPOM em
>     2012-2016. Às
>     > > vezes, ela tem número até demais, mas a ideia era de fato
>     registrar
>     > > informações que pudessem fundamentar discussões mais à frente. A
>     > professora
>     > > Ilza Nogueira divulgou a publicação dos anais aqui na lista da
>     ANPPOM há
>     > > uns dois meses, mas segue o link para agilizar:
>     > >
>     https://drive.google.com/file/d/0B25FEDImmu_uLVFwZ0JDREZiQ3c/view
>     <https://drive.google.com/file/d/0B25FEDImmu_uLVFwZ0JDREZiQ3c/view> .
>     > Nosso
>     > > texto está na página 146.
>     > >
>     > > Gostaria também de indicar, no mesmo link, a comunicação
>     escrita pela
>     > > Camila Durães Zerbinatti, Isabel Nogueira e Tânia Neiva, que
>     discutem o
>     > > próprio meio da pesquisa também.
>     > >
>     > > Por fim, mas não menos importante, gostaria de parabenizar a
>     presença de
>     > > debatedores nas conferências do EITAM4, relatado pela Adriana.
>     Funcionou
>     > > muito bem. O envolvimento prévio dos debatedores com os
>     conferencistas
>     > > permitiu perguntas muito pertinentes aos temas das
>     conferências, assim
>     > como
>     > > uma aproximação das falas originais com o nosso contexto
>     (buscando pontes
>     > > para conhecimentos não usuais nas nossas discussões e
>     expandindo as
>     > > discussões com o que temos a oferecer). Espero que a ideia se
>     espalhe!
>     > >
>     > > Um abraço a todos,
>     > >
>     > > Renato Borges
>     > >
>     > > ~
>     > >
>     > > Linhas de pesquisa de PPG em música no Brasil (levantamento em
>     > 04/09/2017)
>     > >
>     > > PPGMUS-UDESC
>     > > 1. Processos e Práticas em Educação Musical
>     > > 2. Música e Sociedade
>     > > 3. Processos Criativos em Interpretação e Composição Musical
>     > >
>     > > PPGMUS-UFBA
>     > > 1. Composição
>     > > 2. Educação Musical
>     > > 3. Etnomusicologia
>     > > 4. Execução Musical
>     > > 5. Musicologia
>     > >
>     > > PPG MÚSICA-UFG
>     > > 1. Música, Criação e Expressão
>     > > 2. Música, Educação e Saúde
>     > > 3. Música, Cultura e Sociedade
>     > >
>     > > PPGMUS-UFMG
>     > > 1. Educação Musical
>     > > 2. Música e Cultura
>     > > 3. Performance Musical
>     > > 4. Processos Analíticos e Criativos
>     > > 5. Sonologia
>     > >
>     > > PPGM-UFPB
>     > > 1. Processos e Práticas Composicionais
>     > > 2. Processos e Práticas Educativo-Musicais
>     > > 3. Música, Cultura e Performance
>     > > 4. História, Estética e Fenomenologia da Música
>     > > 5. Dimensões Teóricas e Práticas da Interpretação Musical
>     > >
>     > > PPGMÚSICA-UFPR
>     > > 1. Cognição/Educação Musical
>     > > 2. Composição Musical
>     > > 3. Musicologia / Etnomusicologia
>     > >
>     > > PPGMÚSICA-UFRGS
>     > > 1. Composição
>     > > 2. Educação Musical
>     > > 3. Musicologia/Etnomusicologia
>     > > 4. Práticas Interpretativas
>     > >
>     > > PPGM-UFRJ
>     > > 1. Música, Educação e Diversidade
>     > > 2. Etnografia das Práticas Musicais
>     > > 3. História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana
>     > > 4. Poéticas da Criação Musical
>     > > 5. Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos
>     > >
>     > > PPGMUS-UFRN
>     > > 1. Processos e Dimensões da Formação em Música
>     > > 2. Processos e Dimensões da Produção Artística
>     > >
>     > > PPGMUS-UnB
>     > > 1. Processos e produtos na criação e interpretação musical
>     > > 2. Concepções e vivências no ensino e aprendizagem da música
>     > > 3. Teorias e Contextos em Musicologia
>     > >
>     > > PPG em Música-UNESP
>     > > 1. (Mestrado) Abordagens históricas, estéticas e educacionais
>     do processo
>     > > de criação, transmissão e recepção da linguagem musical
>     > > 2. (Mestrado) Epistemologia e práxis do processo criativo
>     > > 3. (Doutorado) Música, Epistemologia e Cultura
>     > > 4. (Doutorado) Teoria e Práxis do Processo Criativo
>     > >
>     > > PPG em Música-UNICAMP
>     > > 1. Estudos instrumentais e Performance musical
>     > > 2. Música, Cultura e Sociedade
>     > > 3. Música, Linguagem e Sonologia
>     > >
>     > > PPGM-UNIRIO
>     > > 1. Ensino-aprendizagem em Música
>     > > 2. Etnografia das Práticas Musicais
>     > > 3. Documentação e História da Música
>     > > 4. Linguagem e Estruturação Musical
>     > > 5. Processos Criativos em Música
>     > > 6. Teoria e Prática da Interpretação
>     > >
>     > > PPG em Música-USP
>     > > 1. Teoria e Análise Musical
>     > > 2. Musicologia e Etnomusicologia
>     > > 3. Performance
>     > > 4. Questões interpretativas
>     > > 5. Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem
>     > > 6. Sonologia: criação e produção sonora
>     > >
>     > >
>     > > ________________________________________
>     > > anppom-l em listas.unicamp.br <mailto:anppom-l em listas.unicamp.br>
>     > > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação
>     Nacional de
>     > > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
>     > > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>     <https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>     > >
>     > > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de
>     agosto de
>     > 2016,
>     > > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
>     Desenvolvimento
>     > da
>     > > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte –
>     Não são
>     > > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>     > >
>     >
>     >
>     >
>     > --
>     > Depto de Música
>     > Universidade Federal de Pernambuco
>     > (81) 9 8245-5449 VIVO e Whatsapp
>     > ________________________________________
>     > anppom-l em listas.unicamp.br <mailto:anppom-l em listas.unicamp.br>
>     > Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de
>     > Pesquisa e Pós-Graduação em Música
>     > https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>     <https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>     >
>     > Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de
>     agosto de 2016,
>     > das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
>     Desenvolvimento da
>     > Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte –
>     Não são
>     > veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.
>     >
>     ________________________________________
>     anppom-l em listas.unicamp.br <mailto:anppom-l em listas.unicamp.br>
>     Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional
>     de Pesquisa e Pós-Graduação em Música
>     https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>     <https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>
>     Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto
>     de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e
>     Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais,
>     B. Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo
>     ANEXOS.
>
>



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L