[ANPPOM-Lista] RES: Avaliando a ANPPOM

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Sáb Set 16 11:19:18 BRT 2017


Bom dia Marta e todos,

Estive em viagem e não tive como responder. Não pude comparecer a este último congresso. Fiquei impossibilitada de comparecer ao evento, o que muito lamento. Ainda que minha resposta seja muito breve -e, tendo em conta os ricos comentários aqui já expostos- queria registrar apenas o seguinte:

Quanto à estrutura do congresso: talvez um evento de vários dias deva ser reduzido, tendo em conta os custos e dificuldade de ausência no trabalho por longo tempo. 
Como sugestão, tenho em conta que a decisão de instituir grupos de trabalho somente pela Diretoria  (que resulta de uma análise com base em debates nas assembleias e o que vem ocorrendo nos PPGMUSs) deveria contemplar também demandas da comunidade de sócios que habitualmente participam do evento. O Congresso constitui rara oportunidade para encontro de pessoas que têm  dificuldades em se encontrar presencialmente. Como  associação majoritária, os congressos da Anppom devem englobar várias áreas dos estudos sobre/ em música, oferecendo, assim,  a ocasião privilegiada para tais encontros e diálogos.

Quanto à instituição, em si, creio que ela deveria abrigar todas as áreas e sub-áreas, independentemente do número de interessados/ participantes ativos. Deveria ser a instituição-mãe de todas as outras. Pessoalmente, tenho participado regularmente por anos consecutivos e percebo que a programação não atende a todas demandas, sobretudo no que tange aos estudos interdisciplinares.

Um dos porquês de uma suposta diminuição de interesse: Para além de razões financeiras e de campo (cf. Bourdieu...), é fato que congressos pouco valem para a pontuação nos sistemas de avaliação da Capes, ora implementadas. Tampouco as publicações em atas são consideradas relevantes. Isso deve estar pesando na hora de o associado selecionar o congresso da Anppom, quando há necessidade de optar entre esse e outros. 

Mas, a despeito das determinações da Capes, sabemos o quanto é importante o encontro presencial e o quanto as publicações em atas atestam o 'estado da arte' nas diversas áreas da pesquisa em música. O que fazer? Talvez uma das medidas seja de atender a demandas da comunidade de associados. Talvez isso tenha sido debatido na última assembleia. Caso não tenha ocorrido, poderia ser feito através de um questionário, como este.

Concluo parabenizando pela iniciativa corajosa de efetuar este diagnóstico. Certamente, poderá contribuir para um aprimoramento na concepção das diretrizes desta Associação. Sobretudo, numa época em que instituições acadêmicas, legitimamente constituídas estão sendo desvalorizadas pelos órgãos gestores da federação, um fortalecimento é necessário.

Abraço cordial,
Heloísa

-----Mensagem original-----
De: Anppom-L [mailto:anppom-l-bounces em listas.unicamp.br] Em nome de Martha Tupinambá de Ulhoa
Enviada em: domingo, 3 de setembro de 2017 12:27
Para: ANPPOM lista (novo)
Assunto: [ANPPOM-Lista] Avaliando a ANPPOM

Prezados, terminado o congresso excelentemente organizado pelo PPG-MUS da UNICAMP, seria bom se pudéssemos avaliar não somente o congresso como também os rumos da ANPPOM.

Na função de secretária me incumbi de organizar o cadastro e os números que tenho são meio desanimadores. Pouquíssimas pessoas consideram relevante ser membros da ANPPOM a não ser que estejam publicando nos anais ou na OPUS, quando é mandatória a filiação.

Isto me leva a pensar que está na hora de fazermos uma avaliação crítica da atuação da associação e do que queremos dela. Sei que a diretoria atual (estou saindo) está organizando várias ações no interesse de alavancar a mesma, mas creio que os associados poderiam se manifestar...

O que achou do congresso? Sua estrutura? O que deve permanecer? O que deve mudar?

E a ANPPOM enquanto instituição?

======================

Para sua informação:

ASSOCIADOS ANPPOM em 25 de agosto de 2017

1580 ASSOCIADOS ATIVOS – migrados de cadastros anteriores

1093 ANUIDADES PAGAS ENTRE 2015 E 2017

Em março de 2017 houve a migração para o novo sistema (registrando anuidades desde 2015)


346 PAGAS EM 2017

477 PAGAS EM 2016 /1392 EM ABERTO

270 PAGAS EM 2015 / 641 EM ABERTO EM 2015 = 911 CADASTROS


Entre 2009 e 2017, num total de 665 nomes (total de associados), há 311 saídas, 42 permanências (anuidades pagas em 2017) e 312 entradas ou seja, a permanência de apenas 6,3%. *

*Relatório solicitado por Sonia Albano e realizado por Renato Borges.

Att.
Martha Tupinambá de Ulhôa
PPGM - UNIRIO
Secretária, ANPPOM

+55 21 2287-3775 / cel: +55 21 99993-3775

http://lattes.cnpq.br/5378800627543781
https://unirio.academia.edu/MarthaUlhoa/Papers

-- 

------------------------------
(Pt-BR) Antes de imprimir, pense pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Nós preservamos o Meio Ambiente! E você? A UNIRIO não envia e-mails que solicitem senhas, dados bancários, informações pessoais, cadastramento ou recadastramento em sistemas. Cuidado, tais solicitações são fraudulentas. Caso você receba alguma mensagem desse tipo, não abra os arquivos anexos, não acione os links nela indicados e não siga nenhuma instrução. Também não preencha formulários ou envie qualquer tipo de informação. Esta mensagem pode conter informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente ao remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-a. Agradecemos sua cooperação.

(EN)  Before printing, think about your commitment to the environment. We preserve the environment! And you? UNIRIO does not send emails requesting passwords, banking information, personal information, registration or re-registration systems. Care, such requests are fraudulent. If you receive such a message, do not open any attachments, do not activate the links contained therein and not follow any instructions. Nor fill forms or submit any information. This message may contain confidential or privileged information and its confidentiality is protected by law. If you are not the addressed or authorized person to receive this message, you must not use, copy, disclose or take any action based on it or any information herein. If you have received this message by mistake, please advise the sender immediately by replying the e-mail and then deleting it. Thank you for your cooperation.

________________________________________
anppom-l em listas.unicamp.br
Lista de Discussão dos Associados da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

Conforme deliberado na Assembleia Geral realizada em 24 de agosto de 2016, das 17 às 19 horas, no Auditório da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, B. Horizonte – Não são veiculadas nesta lista mensagens contendo ANEXOS.



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L