[ANPPOM-L] Qual a música que queremos em nossas Universidades?

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qui Out 11 16:56:52 BRT 2007


Caro Rogério:

Seus valiosos dez centavos enriquecem o debate.
Os estudantes que chegam, com paciência e muito trabalho, até ao contraponto florido a dois coros, acabam por entender e dominar complexidade que abarca qualquer construção musical com menor nivel de complexidade.
A polirrítmia da música afro-brasileira é sub-conjunto da complexidade maior englobada pelo contraponto a que me referi.
O domínio e a prática do contraponto, a que me refiro, inclui as polirritmias mais complexas. A polirritmia afro-brasileira, a que você chama de complexa, agrupa a simultaneidade de ritmos em que o tempo é dividido em razões simples, em múltiplos de dois e três. Não existem quiálteras de sete ou nove na rítmica afro-brasileira.
Quem chega a praticar o contraponto florido a oito vozes, com porritmias complexas, estará pronto para entender qualquer sub-grupo desse total complexo: desde os motetos de Perotin, em que até os textos poéticos são contrapontados; as experimentações dos Gabrieli; a polirritmia afro-brasileira; a polirritimia das músicas folclóricas latino-americanas; os contrastes polirrítmicos e fonéticos de John Cage (Dissertação sobre Nada, para 4 locutores); passando pelo microcontraponto imbricado das texturas ligetianas; até o contraponto das vozes de mixagem da música eletroacústica, desde o Estudo nº 1 de Stockhausen, até as Fabulae de Bayle.
Abraço,
Jorge Antunes





Rogerio Budasz wrote:

> Colegas,
>
> A Universidade já existia antes do "contraponto clássico tonal" e vai continuar a existir depois dele. O contraponto funciona muito bem como ferramenta de composição e análise da música da Europa e de suas colônias. Aliás, eu diria até que nesses casos é indispensável. Mas se, no âmbito da universidade, eu desejo entender a complexidade polirrítmica da música afro-brasileira, talvez eu devesse começar pelo tambor de onça mesmo, como ponto de partida para explorar esse universo.
>
> Não se trata de sugerir a inclusão dessa disciplina no currículo, de querer que a universidade ensine a tocar tambor de onça, porque vai ensinar mal, mesmo porque nunca vai conseguir replicar todo o contexto envolvido na interpretação. Além disso há a questão do poder, já colocada antes na lista. Se o tambor de onça vira instrumento da elite, é bem provável que ele seja substituído na origem por outra coisa. Entretanto, devem haver meios para valorizar a arte do tocador de tambor de onça (metaforicamente falando, prá ficar no exemplo citado) e aprender com ele, mesmo dentro da universidade.
>
> De qualquer forma, e sem conseguir fugir da contradição, é bom não esquecer que a polifonia ocidentental (e a partir dela a disciplina que chamamos "contraponto") se desenvolveu a partir de práticas populares, como a heterofonia, sendo incorporada e transformada na música das elites (ver Hoppin, Judkin, etc). Exemplos assim temos aos montes. Se um dia as estruturas polirrítmicas da música africana virarem disciplina nas nossas academias (se é que já não o são em algumas), é porque estarão sendo úteis para nós de alguma forma. Se algum dia o "contraponto clássico tonal" deixar de ser disciplina acadêmica ou for relegado a uma posição periférica (e isso vai ocorrer, cedo ou tarde, como ocorreu com o isorritmo, o baixo cifrado, e tantas técnicas que pareciam eternas em suas épocas), é porque já não nos serve.
>
> meus dez centavos
>
> Rogério
>
> Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:
>
>       Oi, Hugo:Não façamos confusão com as metas gerais da civilização brasileira, com palavras de ordem e com os chavões.
>      Diversidade cultural é panorama de meta e prática, como um todo, para a vida e para as políticas culturais governamentais.
>      A Universidade não é instituição que deva cobrir, na totalidade, a pesquisa e a formação brasileira.
>      Além dela, existem outras instituições que garantem a completude da formação profissional-cultural: as escolas de samba, os grupos folclóricos, os grupos de hip-hop, os clubes do choro, as escolas de rock, as gafieiras, os bailes funk, as festas rave, etc, etc.
>      Cada macaco em seu galho. A Universidade não deve ter a ousadia tresloucada de pretender ensinar a um brincante de bumba-meu-boi a tocar tambor-onça.
>      O estudo do contraponto clássico não contempla apenas uma vertente musical como você pensa. O microcontraponto que Ligeti e outros usaram e usam na construção de tramas e texturas, não pode ser realizado e analisado por quem não estudou contraponto clássico tonal. Essa técnica escolástica contempla todas as vertentes musicais e abre a mente para o enfrentamento com todas as situações complexas do cotidiano.
>      Abraço,
>      Jorge Antunes
>
>
>       Hugo Leonardo Ribeiro wrote:
>
>     > Caro Jorge,Gosto de pensar o estudo do contraponto exatamente como essa metáfora do xadrez, como um exercício de lógica e domínio de conteúdo. Porém, onde fica a diversidade cultural num currículo que só contempla uma vertente musical? Ou devemos deixar a diversidade cultural somente no discurso? Ou isso não deve ser sequer discutido? Talvez em outra lista?Quando disse nós, eu me referia aos professores universitários responsáveis pela eleição dos conhecimentos válidos a serem ensinados na universidade,  àqueles responsáveis pela construção desse currículo linear que faz com que todos sejam obrigados a cursar as mesmas disciplinas (com um mínimo de flexibilidade), àqueles que decidem quem pode ser um educador musical ou não.Ou vocês realmente acham que um professor de instrumento, composição ou harmonia não é um educador musical?Hugo Ribeirop.s.1 Meu laptop encontrou uma rede sem fio descriptografada... Estou de volta à civilização :)p.s.2 Jussamara Souza bem lembrou que nas décadas de 1960 e 70 a Educação Musical estava uito próxima dos compositores (vide as oficinas de música, Schaffer, Cage, Grupo de Compositores da Bahia..). O que houve de lá pra cá? Porquê desse distanciamento tão nocivo para ambas as áreas?
>     > Em 10/10/07, Jorge Antunes <antunes em unb.br> escreveu:
>     >
>     >       Caro Eduardo:Não vejo nada de problemático no que se refere a uma acertada decisão sobre o que deve servir para as futuras gerações.
>     >      A nação ideal será aquela formada de cidadãos de grande capacidade intelectual e crítica, capazes de dominar as complexidades.
>     >      Um povo que só compreende sistemas simples e banais, com baixo nível de complexidade, será um povo consumidor de produtos, estruturas, discursos, ideologias e tecnologias importadas. Será um povo submisso aos donos do mundo, meros consumidores de máquinas, sistemas e saberes importados.
>     >      O sucateamento da Universidade e a prática que considera a educação como mercadoria, iniciadas com o advento do neoliberalismo, visam exatamente isso: formar um povo que não terá condições de criar saberes novos, porque o ponto máximo a ser alcançado será o status de técnico, apertador de botões (botões de tecnologias importadas do primeiro mundo).
>     >      É por isso que eu discordo daqueles que são contra o estudo de Contraponto nos cursos de música. O bom músico, seja qual for a área de atuação profissional, deve adquirir formação em que se trabalhe o Contraponto a 2, 3, 4, 5 e 8 vozes, nas claves. Acho que, por isso mesmo, todos deveriam aprender a jogar xadrez.
>     >      Abraço,
>     >      Jorge Antunes
>     >
>      ________________________________________________
>      Lista de discussões ANPPOM
>      http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>      ________________________________________________
>
>
>
>
> ========================
> Prof. Dr. Rogério Budasz
> Departamento de Artes
> Universidade Federal do Paraná
> rogeriobudasz em yahoo.com
> budasz em ufpr.br
> http://www.artes.ufpr.br/departamento/docentes/rogeriob.htm
>
> --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that gives answers, not web links.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20071011/25947d88/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L