[ANPPOM-L] Digest Anppom-l, volume 30, assunto 54

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qua Out 17 11:18:39 BRST 2007


Prezado Leonardo:

Vou lhe responder por e-mail particular.
Essa discussão já está chegando ao limite do aceitável e interessante para os outros membros da lista.
Cordialmente,
Jorge Antunes





Leonardo Fuks wrote:

> Professor Antunes,
> Minha crítica não foi a respeito de seu novo livro que, como declarei, ainda não li. Não quer dizer que não gostei ou que não gostarei. Fiquei verdeiramente curioso, sobretudo pelo título "Sons novos para a Voz", que me lembrou o clássico " New Sounds for Woodwinds" de 1967, escrito pelo brilhante Bruno Bartolozzi.
>
> Numa mensagem anterior o senhor me cumprimentava por meus trabalhos sobre vozes "difônicas", coisa que nunca foi objeto principal de meu estudo. Agora vejo que não posso nem aceitar tais salamaleques, pois o senhor provavelmente nunca leu meus trabalhos.
>
> Minha crítica foi a respeito de um termo que o senhor utilizou numa mensagem dirigida a esta comunidade toda.
> Não conheço nenhuma obra que se refira à voz do Louis Armstrong como sendo VOCAL FRY.
> Também Elza Soares frequentemente usa o GROWL. Se ela usa o FRY, não é algo tão característico de sua voz.
> Estou lhe respondendo dentro desta lista, pois todos as citações são a partir de suas mensagens dirigidas a todos. Todos são convidados a emitirem opinião, darem informações, discordarem ou concordarem, e desafio o senhor a dizer que cada um que discordar será anti-acadêmico e anti-ético e anticientificista infantil e academicamente leviano.
> Se o seu livro contém este tipo de afirmativa, e suponho que o tenha, agradeceria saber a fonte bibliográfica de tais considerações.
> Desta vez o senhor provavelmente não apenas errou nos termos que utiliza com seus colegas da academia, mas também errou ao utilizar de maneira equivocada os termos FRY e GROWL. Nada humilhante, nada vergonhoso; nós que acreditamos em atitudes academicamente éticas e científicas na pesquisa admitimos sem problemas cometer pequenos (ou grandes) enganos.
> Felizmente, para esta segunda categoria de erros cabe uma ERRATA.
>
> Sobretudo quando é um autor " que estuda todas as manifestações sonoro-musicais do mundo produzidas com o aparelho fonador, e os sons produzidos com outras partes do corpo, com objetos externos alterando a voz ou com a função de caixa de ressonância e todos os fonemas das línguas faladas do mundo desde aquelas do ocidente até o tâmil, o urdu, o árabe, o grego, o russo, o karbadiano, o esquimó, o talago, o hotentote, etc."
>
> A propósito, se são "sons novos para a voz", reunindo todos os estudos sobre todas as manifestações de todo o mundo de todas as línguas do planeta etc, onde mora o NOVO no seu livro novo ?
>
> A respeito de sua última recomendação, que depende da posse de seu livro ("Vai pra página 135, item 129, sem sons vocais!"), gostaria que o senhor a citasse explicitamente, para que saibamos se o senhor agora comete algo que vá além de um simples erro.
>
> Boa noite,
> Leonardo
>
> ++++++++++++++++++++++++++++++
> Colegas:
>
> Esta lista de discussão realmente alcança, no momento, estágio de enorme utilidade para a discussão acadêmica e científico-musical.
> Mais do que um meio de propaganda de papers publicados eletronicamente, funciona como uma instância crítica que nos ajuda a produzir os trabalhos acadêmicos.
> Opiniões sobre temas de interesse da área, enriquecem nosso debate e, mais importante ainda, o intercâmbio de nossas idéias e nossas pesquisas.
> Entretanto, ao se pretender emitir opinião sobre um trabalho, é importante, a bem da responsabilidade e para não se correr o risco de um anticientificismo infantil ou de uma leviandade acadêmica, fazê-lo sem conhecer o trabalho.
> É altamente anti-acadêmico e anti-ético emitir uma opinião sobre um livro e, em seguida, ter o desplante de dizer: "confesso não o ter ainda  lido."
> Sendo assim, fica evidente que o professor Leonardo Fuks se utiliza de um comentário exagerado quando duvida da extensão do conteúdo de um livro que estuda todas as manifestações sonoro-musicais do mundo produzidas com o aparelho fonador, e os sons produzidos com outras partes do corpo, com objetos externos alterando a voz ou com a função de caixa de ressonância e todos os fonemas das línguas faladas do mundo desde aquelas do ocidente até o tâmil, o urdu, o árabe, o grego, o russo, o karbadiano, o esquimó, o talago, o hotentote, etc.
> A propósito, é importante lembrar que o autor optou pelo uso da designação genérica "voz fry", para identificar e estudar os sons graves produzidos pela voz humana quando as cartilagens aritenóide se posicionam juntas de modo a que somente a parte anterior das cordas vocais vibrem.
> A designação desse tipo de produção vocal recebe os mais diversos nomes por diferentes autores: voz "creaky", voz "growl", voz "fry", voz "rumble"", voz "constricted".
> Para agrupar diferentes cantores e indivíduos que usam o mesmo tipo de técnica, foi adotada a nomenclatura "fry" para exemplificar com as performances de Ida Cox, Louis Armstrong, Elza Soares, nativos da língua africana hausa, da língua mon-khmer do Vietnam e outros.
> Para eventuais novos opinadores futuros que também adotem a não-acadêmica atitude do "não li e não gostei", só me restará uma nova resposta:
> Vai pra página 135, item 129, sem sons vocais!
> Humanamente,
> Jorge Antunes
>
>
>
>
>
>
>
> Leonardo Fuks wrote:
>
> > Estou certo de que esta lista pode prestar um grande serviço ao interlóquio dos nossos pesquisadores e demais interessados.
> > Mais do que um meio de propaganda de lançamentos de nossos produtos, funciona como uma instância crítica que nos ajuda a produzir os trabalhos acadêrmicos.
> > Concordo com o físico e músico Alexandre Bräutigam com relação à multiplicidade de efeitos e contextos vocais, dos quais a ampla antologia do Museu do Homem (Le Voix du Monde) por exemplo, representa apenas uma pequena fração do que existe. Sendo assim, fica evidente que o professor Antunes se utiliza de um termo exagerado quando descreve a extensão de seu trabalho ("estudando todas as manifestações musicais do mundo, produzidas com o aparelho fonador")...
> > Mas a propaganda é a alma do negócio:)
> >
> > Por outro lado, acho bem ousada e interessante a inclusão de sons fisiológicos no trabalho de Antunes (que confesso ainda não ter lido), alguns tidos como nojentos pela maioria, mas que certamente podem ser controlados e utilizados musicalmente. Recentemente li o livro infantil "AH, ECA, A ENCICLOPÉDIA DE TUDO QUE  É NOJENTO" de JOY MASOFF, da Ediouro, e me diverti um bocado!
> >
> > Devo, entretanto, observar que a voz de Louis Armstrong nada tem a ver com o Vocal Fry, segundo é descrito pelos principais autores do assunto em fisiologia da voz (e.g. Holien, Blomgren M & Chen Y, Herzel , Titze, entre outros ).
> >
> > Em um trabalho com o cientista japonês Ken-Ichi Sakakibara e outros colaboradores nipônicos, pudemos demonstrar em maior detalhe o mecanismo do GROWL, que é o modo de voz de fato atribuído a Armstrong   (K.-I. Sakakibara, L. Fuks, H. Imagawa, and N. Tayama, “Growl voice in ethnic and pop styles” in Proc. Int. Symp. on Musical Acoustics (ISMA 2004), Nara, Japan, April 2004.).
> > O paper pode ser encontrado em http://www.brl.ntt.co.jp/people/kis/paper/isma04.pdf
> >
> > É muito animador vermos que esta lista está congregando um número crescente de vozes pensantes, não raro colidentes e dissonantes, nos temas da música e musicologia.
> >
> > Leonardo
> >
> >
> >
> > >Antunes escreveu: -"Eu, de minha parte, tenho exemplos que demostram justamente o contrário.
> > > Para escrever meu mais recente livro, intitulado Sons Novos para a Voz,
> > > passei dois anos, de setembro de 2005 a agosto de 2007, estudando todas as
> > > manifestações musicais do mundo, produzidas com o aparelho fonador.
> > > Estudei todos os trabalhos de Hugo Zemp, Trân Quang Hai, Jean-Michel
> > > Beaudet, Jacques Bouët, Gilles Léothaud e Bernard Lortat-Jacob, sobre as
> > > práticas vocais contrapontísticas de Taiwan, Georgia, Albania, Itália, Ilhas
> > > Solomon, República da África Central (Pigmeus e Banda Linda), Etiópia e
> > > Indonésia."
> >

> > > Caro Eduardo:
> > >
> > > Obrigado por essas suas novas e brilhantes
> > > ponderações.
> > > Não vou me estender em minha resposta a você, porque
> > > acabei de enviar mensagem ao Carlos Sandroni que
> > > serve também como resposta para você.
> > > Lá, você verá, coloquei a questão das definições dos
> > > verbos compreender, entender, ouvir, escutar, etc.
> > > Possivelmente estejamos todos de acordo, mas
> > > enfrentando problemas de definições prévias de
> > > certos verbos e certos conceitos.
> > > Até mesmo com relação ao conceito de "música",
> > > sinto, neste rico e salutar debate, certas
> > > divergências.
> > > Mas eu gostaria de lhe dizer de minha total
> > > discordância com relação à sua hipótese, a mim
> > > aplicada, que aponta "a eleição de certos padrões
> > > sonoros como aceitáveis e de outros como
> > > não-aceitáveis, ou desviantes etc."
> > > Por favor, longe de mim tal atitude. Certamente você
> > > não conhece a minha história.
> > > Passei os mais importantes anos de minha juventude,
> > > no Rio de Janeiro, no período compreendido entre
> > > 1961 e 1964, sendo chamado de "doido" por colegas e
> > > professores, quando comecei a fazer minhas primeiras
> > > obras e experiências com o som eletrônico.
> > > Acusavam-me, na época, justamente dessa heresia:
> > > "uso de certos padrões sonoros não-aceitáveis, ou
> > > desviantes".
> > > Aliás, sempre e ainda hoje, a cada novo passo
> > > estético que dei e dou, ouvi e ouço a mesma
> > > avaliação dos conservadores.
> > > Assim, de meu ponto de vista não existe, no universo
> > > sonoro e musical de todo este planeta e de outros,
> > > nada que possa ser qualificado como padrão sonoro
> > > não-aceitável ou desviante.
> > > Aproveito para, mais uma vez, fazer propaganda de
> > > meu novo livro "Sons novos para a Voz". Lá você
> > > verá, na página 57, que faço um estudo sobre os sons
> > > do peido, que na página 50 está um estudo sobre os
> > > sons do arroto, que na página 46 estão técnicas de
> > > produção do som de vomição, e que na página 135
> > > estão referências ao repertório sonoro dos letristas
> > > que inclui o som de masturbação e o do coito anal
> > > sem sons vocais.
> > > Nas páginas 73-75 eu faço um estudo sobre a voz fry
> > > (Armstrong e Ida Cox). Aí está incluída a técnica
> > > usada pela confraria Bwiti, do Gabão,  que consiste
> > > na ingestão de ervas excitantes e irritantes que
> > > provoca a inflamação da laringe. Dessa forma o
> > > solista consegue os sons mais graves em sua voz fry.
> > > Em obras para coro, já usei, além do assobio, sons
> > > de pigarro e tosse.
> > > Você acha, então, que eu seria capaz de considerar
> > > não aceitável ou desviante algum padrão sonoro de
> > > outra cultura?
> > > Abraço,
> > > Jorge Antunes
>
>
> --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> Pinpoint customers who are looking for what you sell.
>
>                                                                                                                                                               €m*–m*€m*€m¥€m*€m*€`*€m*€m*–m*€m*€m*€m*€m*€`*€m*€m*–m*€m*€m*€m*€m*€`*€m*€m*–m*€m*€m*€m*€m*€h*€m*€m*–m*€m*€m*€m*€m*€`*€m*€m*“m*€m*€m*€m*€m*€a*€m*€m*¡m*€m*€m*€m*€m*€a*€m*€m*—m*€m*€m¥€m*€m*€`*€m*€m*–m*€m*€m*€m*€m*€`*€m*€m*–m*€m*€m¥€m*€m*€`*€m*€m*–m*€m*€m¥€m*€m*€a*€m*€m*”m*€m*€m*€m*€m*€`*€m*€m*–m*€m*€m*€m*€m*€`*€m*€m*“m*€m*€m*€m*€m*€`*€m*€m*–m*----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20071017/673f8c4c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L