[ANPPOM-L] o Tratado (era o DJ e o compositor)

carlos palombini palombini em terra.com.br
Sáb Out 20 23:54:27 BRST 2007

Alexandre Bräutigam escreveu:
> [...]
> Smalley, Chion e Wishart analisam ou buscam alternativas a partir da
> tipo-morfologia schaefferiana. E tudo isso fica perdido (desde as
> discussões práticas de discrição de um elemento sonoro-musical até as
> discussões teórico-estéticas promovidas por estes autores) quando
> monta-se a grade de um curso de composição em que se privilegia uma
> tendência ou sistema a outros.  Não tenho nada contra o estudo do
> contraponto, da harmonia tonal ou de qualquer outra. Mas também
> incoerente que se gradue alguém em música passando-se ao largo destas
Sim, ler o Tratado é o mínimo. Bayle, Smalley, Chion e Wishart são, em
ampla medida, decorrências acessórias. Que o Tratado não seja leitura
obrigatória, como o Fux em cursos de contraponto, ou Hindemith ou
Rimsky-Korsakov em cursos de harmonia, ou Schenker ou Alan Forte em
cursos de análise, tanto melhor. Você já pensou que sem graça se o
Tratado fosse o livro que você tivesse que ler para se formar na UFRJ?

> [...]
> (coitados!). Anteontem, um aluno (paulistano) estreou na Mostra de
> Composições da Escola um funk (carioca) cujo break é uma mistura de
> excertos do Cinco Estudos de Ruídos. Chama-se "Funk do Palomba". Se vc
> quiser, mando um mp3 pra vc analisar.
>
> Carlos, eu gostaria sim de ouvir a peça. Já tinha tido vontade antes..
> depois de ler o email do Eduardo, fiquei ainda com mais vontade. Pode
> me mandar, se puder! Mas te dou ainda uma sugestão: você (ou o seu
> aluno) poderia mandá-la para o Rodolfo Caesar inseri-la no Sussurro.
> Assim todos poderiam ouvir / baixar de lá.
Vou mandar pra você, mas o Eduardo não gostou. Também, o cara aprendeu a
gostar de funk batendo papo com Caetano Veloso... me pula!

Abraços,

Carlos

--
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia

"...pra ser malandro, tem que ser muito malandro e, tirando alguns favelados, ninguém mais é malandro no Rio, porque malandragem que é malandragem já teria dado um jeito de formar com a favela e não ter que sair blindando carro: é muito gasto, e malandro nao gasta." (Denise Garcia, 2007)