[ANPPOM-L] Ainda sobre os tais concursos

Hugo Leonardo Ribeiro hugolribeiro em yahoo.com.br
Seg Set 24 19:26:30 BRT 2007

 Agora é minha vez de tirar dúvidas...

1) Acabo de terminar o doutorado em Etnomusicologia na UFBA, em março desse
ano, mas por causa da greve minha documentação sequer saiu da pós-graduação
até alguns dias atrás. No entanto, tenho cópia da ata, e uma declaração de
término e de defesa da tese assinada por Ricardo Bordini (coordenador da
pós-graduação em música da UFBA). Além desses documentos comprobatórios, a
Universidade Federal de Sergipe, na qual estou atualmente como professor
substituto, reconheceu meu título de Doutor, concedendo o reajuste salarial
referente ao nível comprovado. Porém, todos os editais de concurso exigem o
diploma. Como dito anteriormente, não o tenho ainda. Será que mesmo assim é
possível que eu me inscreva e faça o concurso? Mesmo que seja através de
mandado de segurança?

2) Diante do meu mísero salário de prof. substituto (R$1.500,00), não posso
simplesmente sair de Aracaju para São Paulo disputar um concurso que seja
carta marcada (mesmo que seja a tal regularização de contratos precários).
Se não me engano, o Fernando Iazetta teria dito que somente algumas dessas
vagas estão "destinadas" para os professores da casa. Então como saber qual
dessas vagas eu posso concorrer em pé de igualdade com os demais candidatos?
Devo ligar para o departamento?

3) Será que não há ninguém do departamento de música da USP que esteja
inscrito nessa lista e que possa responder aos nossos questionamentos? Até
agora somente o Fernando Iazetta tem respondido algumas dúvidas, mas nada
oficial.

4) Acho que toda a imparcialidade pretendida num concurso público vai por
água abaixo, ao dar peso 5 para um memorial e peso 3 para uma prova
didática, invertendo toda a lógica que deveria existir para um concurso de
professor. O peso 5 para a avaliação de um memorial dá muita brecha para
subjetividade.

Um abraço,

Hugo Ribeiro