[ANPPOM-L] RES: REPARA ÇÃ O DE ERRO DE AUT ORIA

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Sáb Jan 19 16:37:10 BRST 2008

caros

o flo tem razão e também me posiciono contra tais coautorias fakes.
esta obrigatoriedade cria situações engracadas
como aquela em q um mesmo orientador produz dois
papers totalmente disparatados...quase
antagônicos.
ou aquela outra em q o orientador tem seu paper
negado mas acaba incluído no evento graças a seus
orientandos cujos trabalhos foram aprovados.
a obrigatoriedade da coautoria cria relações
realmente complicadas entre orientador e
orientando, as quais são totalmente
desnecessárias.

a unicamp tem exigido isto dos orientandos...e
quase fui obrigado a assinar um artigo em q uma
pesquisadora escrevia sobre uma música dela da
qual eu sabia apenas o q ela me relatava em
reuniões...imaginem o q é ter de assinar um
trabalho do qual desconheço os detalhes.

mas até onde sei, nesta anppom não foi exigido
isto de mestrando, iniciação ou doutorado.
a nenhum de meus orientandos q participaram foi
exigida a coautoria do orientador.
talvez o q o orientando do flo esteja colocando
sejam exigências da unesp e não da anppom (tive 6
orientandos apresentando papers nesta
anppom...mas só com assinatura deles, mesmo
quando relatavam resultados de trabalhos q dizem
respeito a um grupo).

abs
silvio