[ANPPOM-L] Teste de Aptidão

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Ter Jul 6 15:12:54 BRT 2010


Olá prof. Márcio,

Tudo bem? Entrei em contato com a secretária de vocês para que possamos articular eventos musicais, há cerca de dois meses. Temos vários espaços culturais que podem ser aproveitados aqui no Maranhão.

Com relação ao Teste de Aptidão, vocês não adotam nenhuma exigência no ingresso para o Curso de Educação Musical da UFC? Vocês utilizam alguma estratégia que compense a defasagem no aprendizado ou adequam o trabalho do curso superior a esta realidade? Vocês tem algum curso de extensão em iniciação musical? É uma alternativa que já cogitamos a hipótese, mas aí teríamos que aumentar nosso curso de 4 anos para pelo menos 6, fornecendo um mínimo de iniciação musical nos 2 primeiros anos.

Infelizmente, a área de Música é vista com muito amadorismo na maior parte do país. Creio que se não exigirmos melhores condições de trabalho, a sociedade perderá como um todo. As pessoas aparecem aqui pensando que para cursar Música basta apenas um "violão velho" e um "copo de uísque". Temos que nos cuidar também, nestes tempos de "inclusão social", para não transformar o Curso de Música em uma porta para alunos que  tiram notas baixas no Vestibular e querem apenas ingressar em algum curso superior, sem vocação e respeito pela escolha que fizeram.

Enfim, é uma discussão interessante, mas gostaria de conhecer melhor a realidade de vocês, pois nosso maior desejo é que os alunos egressos da Graduação tenham condições de atuar em um campo de trabalhos musicais amplos com competência e responsabilidade.

Grande abraço,

Daniel Lemos
Coordenador do Curso de Música
Professor Assistente I - Departamento de Artes (DEART/CCH)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)



      
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20100706/ec94c55e/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L