[ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Out 26 18:38:20 BRST 2011

2011/10/25 Daniel Puig <danielpuig em me.com>

acho que em todas essas questões, dos critérios, da sua transparência, da
> sua adequação, das alusões preconceituosas, dos cegos que aprendem de
> ouvido, dos erros nas partituras, das interpretações da forma, nas mais
> detalhistas alusões às composições, ressoa de fundo uma pergunta. o que é
> música?
> puig

Yen Houei interrougou Tchong-ni nestes termos: "Atravessei uma vez o abismo
Chang-chen. O barqueiro conduzia seu barco como um deus. Perguntei-lhe:
'Pode-se aprender a conduzir assim?' Ele respondeu: 'É verdade que quem pode
nadar pode aprendê-lo; todavia, um ótimo nadador o sabe por si; quanto ao
mergulhador, sem jamais ter visto a embarcação, saberá de imediato
manipulá-la.' Mas ele não respondeu minha pergunta. Posso pois perguntar-vos
o que quis dizer com tais palavras?" Tchong-ni respondeu: "Ah! Falei-te há
muito dessas questões, mas não lhes captaste a verdade profunda; é
necessário que fale ainda? Àqueles que podem nadar, se pode ensinar-lhes,
pois não temem a água. Se o ótimo nadador o sabe por si, é que já não pensa
na água. Quanto ao mergulhador que, mesmo sem jamais ter visto o barco, sabe
imediatamente manipulá-lo, é que, para ele, a água profunda é como a terra
firme; um barco que aderne é para ele como um carro que capote. Que o barco
aderne ou que o carro vire, o mundo se oferece a ele sem penetrá-lo. Onde
quer que se ache, ele permanece impassível."

Lie-tseu, *O verdadeiro clássico do vazio perfeito*, em *Philosophes
taoïstes*, Paris, Gallimard (Pléiade), 1980, p. 398.

--
carlos palombini
www.researcherid.com/rid/F-7345-2011