[ANPPOM-Lista] Fwd: O Globo: A música está cada vez mais previsível

Pedro Filho pedrofilhoamorim em gmail.com
Qua Ago 15 19:38:51 BRT 2012

Peraí:

1 - eugenia musical mal fundamentada X "clichesismo da música comercial que
canaliza milhões em dinheiro". Os termos não se contradizem. Ao contrário,
convivem muito bem.

2 - desculpe o meu pouco rigor, mas de fato não entendi o que seria a
"denúncia do oportunismo da vadiagem". Há ironia nessa frase? Se houver,
menos mal...

3 - voltando à "falta absoluta de criatividade": essa categoria é um ótimo
exemplo de eugenia musical. Não existe, em nenhum lugar onde faça música
(por pior que se possa considerá-la, vá saber) a falta ABSOLUTA de
criatividade.

4 - clichês existem e são abundantemente usados em todos os tipos de
música (seja conscientemente ou não, intencionalmente ou não,
comercialmente - quase sempre - ou não). A operação mental que separa uma
recorrência constante de um clichê me soa um pouco insidiosa. Não há
clichês na "boa-música"(seja lá o que isso for)?

5 - só pra não perder o foco: as pesquisas que apontam uma decadência da
qualidade da música (em qualquer ambiente em qualquer época), apontam
também para um umbigo (às vezes nem mesmo o próprio umbigo) e se arrogam
uma autoridade difícil de sustentar. O que sobra são matérias de revista
equivocadas alimentando um senso crítico bobo, que se baseia em critérios
quantitativos para falar de qualidade.

Por fim, sempre me sinto um pouco besta ao discutir certos temas, mas, "a
música comercial que canaliza milhões em dinheiro" e quem a consome fazem
parte de um sistema muito mais complexo. O "oportunismo da vadiagem" (Ô,
mas antes fosse só isso!) só pode ser denunciado por cidadãos de bem,
cientistas por exemplo. Lembro os tempos em que sambista, capoeirista ou
simplesmente um cara com um violão na mão podiam ir presos por....vadiagem.

Eugenia musical mal fundamentada continua me parecendo um termo pertinente.
Procuremos saber...