[ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Seg Jul 2 23:29:49 BRT 2012


Olá Heloísa,

Muito bem lembrado! Esqueci da área de Comunicação, inclusive organizamos um evento aqui chamado MUSICOM com sobre Música e Mídia, me esqueci disso, hehehe. Agora já tentei imaginar outra área: Música e Química tem algo a ver? Será que são mesmo "pão e durex"?

Bem colocado: são os Conservatórios do Século retrasado. Particularmente, não gosto quando as pessoas utilizam as palavras "Conservatório" e "Música Erudita" de forma pejorativa... elas só tem sido utilizadas para ilustrar o que é "retrógrado", "reprodutivo", "mecânico". Isto que as pessoas falam é um sistema de ensino do Século XIX, como tu mencionaste; esse sistema não pode ser associado a um estilo musical ou à instituição. Há vários conservatórios que adotam estratégias de ensino em consonância com a realidade atual.


Daniel Cerqueira
http://musica.ufma.br


--- Em seg, 2/7/12, Heloísa e Wagner Valente <whvalent em terra.com.br> escreveu:

De: Heloísa e Wagner Valente <whvalent em terra.com.br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista]Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Data: Segunda-feira, 2 de Julho de 2012, 22:21


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olá, Daniel,



mal estou podendo acompanhar a conversa. Mas não poderia deixar de dizer que gostei muito do segundo parágrafo!

enquanto isso, teimosamente, nossos colegas insistem em que a música se limite às abordagens conservatoriais do século retrasado...

acrescente à lista as aáreas da comunicação, também (não só porque lido com isso....)

na assembleia passada, ficou decidido que se criaria um tempo-espaço para tais discussões.é esperar o programa para ver...



abraço, Heloísa



 



On Seg 02/07/12 13:47 , Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br sent:



Olá Luciano,



Sim, o papel mais importante nos locais onde ainda não há este espaço consolidado de Artes é justamente convencer a importância de ter profissionais da área participando junto a comissões examinadoras de Editais de apoio à pesquisa e em outros locais onde a presença é fundamental.



E como tu disseste, a Música como área de conhecimento pode se aproximar de praticamente todas as outras áreas: temos diálogo com a Psicologia, Pedagogia, História, Antropologia, Geografia (a Música como instrumento identitário de uma região), Medicina (do Músico), Neurociência, Biologia (Fisiologia da voz), Educação Física, Letras (Música como linguagem e poesia como um híbrido com a Música), Física (Acústica), Matemática (Composição), Engenharia (de som), Teatro (híbrido com a Música como nas óperas), Artes Visuais
 (híbrido com a Música como os Etudes-Tableaux ou Quadros em Exposição)...



ufa!!!





Daniel Cerqueira
http://musica.ufma.br





--- Em seg, 2/7/12, luciano cesar  escreveu:



De: luciano cesar
 

Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

Para: "Daniel Lemos" 

Data: Segunda-feira, 2 de Julho de 2012, 10:32



Caro Daniel,

   Acho que aqui vai valer a força do argumento. Por mais que haja diferenças, há semelhanças. E a medicina com a música tem esse lado de artes operativas, pode ser que por aí se consiga algum diálogo...A musicologia puramente teórica sofre com esse parentesco, como a filosofia. Mas pela chamada (na idade média) "música prática"talvez seja possível trazer a teoria junto. Ocupação de espaços parece fundamental...

Abraço, 

Luciano



--- Em dom, 1/7/12, Daniel Lemos
  escreveu:



De: Daniel Lemos 

Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação
 diferenciada entre arte e ciência

Para: musicoyargentino em gmail.com, anppom-l em iar.unicamp.br

Data: Domingo, 1 de Julho de 2012, 13:06





Caro Damián,



A situação aqui no Maranhão não é muito diferente. A UFMA é uma universidade de médicos; há 6 departamentos de Medicina e 80% dos reitores eleitos na história da UFMA são dessa área. A área de Artes é relativamente antiga, mas sempre esteve à margem em termos de apoio e incentivo. Os professores de Artes que conseguem incentivos para pesquisa são aqueles que justamente adequam seus projetos aos moldes acadêmicos tradicionais, ou seja: as pesquisas não abarcam atividades artísticas.



Com relação aos Editais que tu mencionaste, certamente é porque nestas instituições de fomento à pesquisa, não há nenhum
 avaliador/representante/elaborador da área de Artes. As outras áreas - saúde e tecnologia, principalmente - já consolidaram seu espaço há décadas. Creio que a situação só seja resolvida quando um
 número maior de artistas pesquisadores passem a ocupar estes espaços. A situação na região Norte se assemelha muito ao Maranhão: temos uma diversidade cultural imensa que ainda é "virgem", e o apoio para trabalho é praticamente inexistente, até porque há relativamente poucos profissionais de nossa área nestes locais.



Entendo que a proposta de muitos colegas é equiparar os critérios de produção artística e colocá-los em pé de igualdade com o que já existe para regulamentar o incentivo à produção científica. Em termos de concepção, tendo a não concordar com isso, pelos motivos que havia exposto. Mas há realmente uma necessidade de afirmação da área de Artes no âmbito acadêmico e também na sociedade, e apoio os colegas que se proporem a fazê-lo sob esta perspectiva.



Essa situação me lembra a questão da Música no Brasil no final do século XIX: o Brasil necessitava se afirmar culturalmente, e a saída mais
 aparente foi com o movimento nacionalista do Século XX, quando nosso compositores criaram obras com "material sonoro nacional" sob o estilo erudito europeu. A tendência hoje é valorizar a manifestação artística dentro do seu contexto, mas o trabalho dos compositores da 1ª metade do Século XX foi fundamental para afirmar nossa identidade nacional.



Abraço,



Daniel Cerqueira
http://musica.ufma.br





--- Em dom, 1/7/12, Dr. K  escreveu:



De: Dr. K 

Assunto: Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

Para: anppom-l em iar.unicamp.br

Cc: silvioferrazmello em uol.com.br, dal_lemos em yahoo.com.br

Data: Domingo, 1 de Julho de 2012, 12:02



Caros Daniel e Silvio,
Eu gostaria muito de
poder concordar com vocês. Lamentavelmente, aqui no Norte o sistema
de avaliação tem impacto no dia-a-dia do trabalho de pesquisa. Cito
alguns exemplos:
- projetos da área de
música são eliminados de editais regionais por não estar dentro
das <áreas prioritárias>.
- a produção
artística é considerada como de  em
relação às outras áreas. Isso é reforçado pela falta de
sistemas próprios de medição de impacto (por exemplo, enquanto o
JNMR tem uma classificação que não chega a 1 ponto no JCR (que
aparece no Lattes), revistas da área de biologia tem acima de 3
pontos). 
- a falta de apoio da
Capes para as atividades de pesquisa em música (justificada pelos
motivos que coloquei no email anterior = não existe pósgraduação) embasa sistemas de avaliação internos onde  (em conjunto) é igual a 7 pontos, e publicar 1
artigo vale 20 pontos. 




O mais estranho de tudo
é que o discurso oficial das agências de fomento é exatamente o
oposto: <[existe] a necessidade de se ofertar maior apoio aos 35
mil jovens doutores hoje envolvidos em pesquisas. “Eles precisam
ser apoiados, pois sem estímulos acabam desistindo e uma vez fora
não retornam”>. (CNPq, 28 jun 2012).
Como mencionei antes,
só vejo sentido nesta discussão se for para implementar propostas
concretas: (por exemplo) mudar o Qualis, criar uma pós para a região
Norte, incluir a música nos editais regionais.
Abraços,
Damián



-- 

Dr. Damián KellerNAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research (NAP), Federal University of Acre / http://ccrma.stanford.edu/~dkeller





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