[ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Jun 17 10:08:25 BRT 2012

Caros colegas:

Creio que vocês devem ter recebido e lido minha mensagem, em que eu falei
da ideia de se criar o Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa das
Artes (CNDPA): uma espécie de CNPq das artes.

Para reforçar aquela ideia, ilustrando a especificidade de nossa área,
tentando mostrar que Qualis e avaliações nesse mistér são complicados,
quero relatar um fato interessante.

Na última década do século XX, o Ministério da Educação criou a GED, um dos
mecanismos para aumentar a remuneração dos professores, a partir de
concessão de pontuação para produção artística e científica.
Naqueles anos minha pontuação na GED ultrapassava sempre, astronomicamente,
o teto de pontos permitido.

A razão disso:
Para obras apresentadas em concertos no Brasil, a pontuação era pouca;
enquanto ela era muito alta para apresentações de obras no exterior.
Pois eu era, tal como ainda hoje, pouco tocado no Brasil e muito tocado no
exterior.

Os elaboradores das listas de pontuações não tinham consciência da
realidade musical brasileira, no que se referia à minha música e a de
outros brasileiros.

Abraços,
Jorge Antunes