[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Bryan Holmes bholmesd em yahoo.com
Qui Mar 22 11:34:03 BRT 2012

Eu queria resgatar a colocação do Alê:

"Não creio que saia boa coisa de uma prática de composição coletiva sem uma grande dose de cumplicidade."

Passei por diversas experiências de criação musical coletiva: desde a banda punk onde todos fazíamos a música, des-arranjo e às vezes inclusive a letra, passando por várias parcerias (principalmente duos relacionados à eletrônica) onde houve várias formas de se trabalhar (podia ser composição simultânea, tipo ambos sentados frente ao computador, outras vezes uma composição linear, onde um compunha uma parte e o outro compunha o resto, projetos de improvisação "livre", remixes, colaboração criativa com intérprete, música para teatro, etc.). Tenho sentido prazer ao fazer isto e geralmente os resultados foram satisfatórios. No entanto, o tipo de colaboração que mais me deixou "em dúvida", foi justamente uma instância de criação coletiva "sistematizada". É um projeto com diretrizes bem claras, até com uma "filosofia" própria, mas são convidadas e juntadas para compor pessoas que não se conhecem entre si, para seguirem um
 esquema mais ou menos delimitado, terminando de ser delimitado pelos próprios participantes (geralmente 4). Essa experiência ainda não me convenceu muito.

Eu gostaria de saber mais sobre essa obra made in João Pessoa, fiquei curioso. Contem mais detalhes!

Abs.

Bryan Holmes

________________________________
 From: Ale Fenerich <fenerich em gmail.com>
To: Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
Cc: anppom-l em iar.unicamp.br
Sent: Monday, March 19, 2012 10:11 PM
Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Caro Daniel e demais colegas

há alguns anos tenho participado de iniciativas de composição coletiva e posso colecionar alguns tipos de experimento.

Em 2003-2005 participei, com Daniel Quaranta, Luiz Eduardo Castelões e Rodolfo Caesar, tanto do grupo Experimenta (eu + Quaranta + Castelões) quanto do AnãMagra (os quatro, posteriormente só eu e Caesar). Em ambos os casos, alguém vinha com uma base ou um som a ser transformado pelo outro. Me lembro de ter botado na roda um sambão de gafieira todo picotado; Caesar botou uma invenção de Bach filtrada; Quaranta, um ritmo de Candomblé; Castelões, algumas buzinas sequenciadas, etc.

Isso deu margem, se bem me lembro, para algumas músicas minhas (A Escada Infinita, A Morte do Compositor de Terno: http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm) e de outras tantas de Caesar, que ele chama de "Quatro Peças para 'Lounge" (http://sussurro.musica.ufrj.br/abcde/c/caesarrodolf/20052005/caesarro7.htm). No Experimenta deu um Frankstein bem interessante, que apresentamos na Bienal de 2003 (Heterotopias 2). Infelizmente isso não está no ar.

O procedimento era como de uma transformação contínua de um tema de passacaglia, por exemplo: cada um vinha com uma camada a mais (ou a menos) em um bolo que partiu de uma ideia ou material musical bem simples.

Um outro projeto que participo há anos é o Duo N-1, com Giuliano Obici. Ali fazemos de tudo: compomos, criamos instrumentos, improvisamos, tocamos, criamos imagens e relações audiovisuais, fuçamos em tecnologia. Ultimamente temos nos especializado: realizamos em duo a concepcão das peças audiovisuais ao vivo mas Giuliano se responsabiliza da realização da imagem, e eu, do som. No entanto, é uma composição coletiva conseguida às custas (ou pelo benefício) de muito diálogo, conversas de bar, ensaios infindos, piração coletiva. Não creio que saia boa coisa de uma prática de composição coletiva sem uma grande dose de cumplicidade.

Poderia falar também da minha prática de improvisação com Tato Taborda, realizada há anos também, que é dirigida por ele e pelas sonoridades da Geralda, seu instrumento:

http://www.youtube.com/watch?v=wvDnbOa1obU

São improvisações livres, mas o material e as direções são todas sugeridas pelo instrumento!

Enfim, são algumas práticas as quais participei/participo. Posso te dar mais detalhes, se for do seu interesse!

Um abraço, boa sorte na sua busca

Alexandre Fenerich

Em 16 de março de 2012 11:10, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:

>Olá,
>
>Gostaria de saber se vocês conhecem referências
bibliográficas sobre prática de Composição em grupo. Não tenho tido
sucesso nas pesquisas até agora. Muito obrigado pela atenção.